111
Anterior
Passos Coelho: "Não podemos fazer de conta que não existe um problema"
Seguinte
BNP Paribas: mexidas na TSU trazem mais recessão e mais desemprego
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Mais austeridade  >   Mais de onze mil dizem que vão a Belém
Atualizada

Mais de onze mil dizem que vão a Belém

11.423 utilizadores da rede social Facebook já prometeram estar presentes na concentração marcada para hoje, sexta-feira, ao final da tarde, frente ao Palácio de Belém.

|
Sábado passado milhares de pessoas desfilaram pelas ruas de Lisboa
Sábado passado milhares de pessoas desfilaram pelas ruas de Lisboa / Nuno Botelho

Mais de onze mil utilizadores do Facebook já confirmaram a sua presença na concentração marcada pelo movimento "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas" para hoje, sexta-feira, pelas 18 horas, frente ao Palácio e Belém.

O movimento criado em finais de agosto que exige a "demissão deste governo troikista" e o "rasgar do memorando da troika" espera agora que Cavaco Silva e conselho de Estado escutem estas reivindicações.

"Não queremos apenas mudanças de nomes, queremos mudanças de facto. A 21 de setembro iremos concentrarmo-nos junto ao Palácio de Belém para demonstrar que 15 de setembro não foi uma mera catarse coletiva, mas um desejo extraordinário de mudança de rumo!", pode ler-se na convocatória publicada na rede social Facebook.

Entre as dezenas de comentários publicados, os internautas apelam à participação ("bora lá pessoal toca a revoltarem-se" ou "esta manifestação de sexta dia 21 tem que ser a do vai o racha!"), mas lembram que deverão participar de forma pacífica ("A manifestação tem que ser de caráter pacífico mas não se pode desmobilizar nem se amedrontar" ou "precisamos de resistir à tentação da violência! Mostrar-lhes que estamos lá e que estamos atentos! e, pior ainda, que estamos prontos !!!!!!!!!!")

Num dos posts, ontem publicado, surge um mapa onde são indicados dois portões de acesso à residência oficial do Presidente da República, onde à hora da manifestação estará reunido o conselho de Estado. A ideia é tentar perceber por onde entrarão o primeiro-ministro e o ministro das Finanças.

Para além de Lisboa, estão marcadas concentrações por todo o país, de Bragança a Faro, incluindo Funchal e Ponta Delgada.


Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 111 Comentar
ordenar por:
mais votados
mais-de-dez-mil-dizem-que-vao-a-belem
Este é um extrato do texto escrito por Daniel Oliveira aqui no Expresso. (A TSU não é o principal problema, é a exibição clara desse problema. Foi a gota de água e foi mais do que isso. Os portugueses perceberam que o programa do governo não tem como principal prioridade o saneamento das contas públicas e o pagamento da dívida, mas a aplicação de um programa de engenharia social que passa pelo ataque aos rendimentos do trabalho com o objectivo de nos tornar competitivos à custa de salários miseráveis. Ao fazer uma transferência direta dos rendimentos do trabalho para as empresas - e não indireta, como tem feito até agora -, deixou isso demasiado claro. E as pessoas fartaram-se.)
"Eu direi antes que as pessoas entenderam finalmente o que estava em causa. Boaventura dos Santos referiu tudo o que se está a passar já lá vai ano e meio. Foi assim na Argentina".

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/boaventura-sousa-santos-na-sic.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/argentina-memorias-do-saque.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/tsu-pode-destruir-68-mil-empregos_17.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/manuela-ferreira-leite-votava-contra-tsu.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/helena-roseta-este-governo-rouba-os.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/silva-lopes-acusa-governo.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/d-januario-este-governo-e-corrupto.html
Daniel Oliveira não é para levar a sério!
Re: Daniel Oliveira não é para levar a sério!
Re: mais-de-dez-mil-dizem-que-vao-a-belem
Dinheiro para quê?
Que se lixe a trika.Se ficarmos a pé,paciência!
Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silva!
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Re: Ir a Belém é confiar no Presidente Cavaco Silv
Wol: vai p`rá Escola
PARA QUEM NÃO GOSTA DE CITAÇÕES ...
"Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a acção é indispensável."

"As revoluções, como os vulcões, têm os seus dias de chamas e os seus anos de fumaça."

"A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero."

"É pela ironia que começa a liberdade."

"O homem é uma prisão em que a alma permanece livre."

Victor Marie Hugo

Re: PARA QUEM NÃO GOSTA DE CITAÇÕES ...
Que elite temos ? Pessoa responde:
Tivemos um grande economista, veja as CITAÇÕES.
Re: Tivemos um grande economista, veja as CITAÇÕES
Deviam ir a Belem milhões de portugueses exigir
até a renúncia do presidente das república e a convocação de eleições....para todos os orgâos, numa tentativa de salvar o País desta gente que está a comprometer o futuro de Portugal, com consequências desastrosas. Cavaco Silva irá ficar na História como o responsável de um dos pperiodos mais negros de Portugal.................
Re: Deviam ir a Belem milhões de portugueses exigi
Re: Deviam ir a Belem milhões de portugueses exigi
"Fora com os gatunos"....
Nada se pode esperar do actual presidente.. Está convocada uma nova manifestação nos jardins diante do Palácio de Belém, onde se realiza o Conselho de Estado convocado por Cavaco Silva (o que tal finge que a Constituição não está suspensa) para discutir as medidas de austeridade e ouvir as directivas transmitidas pela Troika ao ministro-capanga das finanças Vitor Gaspar. Recorde-se que, depois da casa roubada, praticamente todos os conselheiros de Estado (comprometidos desde sempre com a génese do descalabro nacional) já afirmaram serem contra a descida da TSU para os patrões e o aumento de 60% (sete pontos percentuais) da contribuição dos trabalhadores para a Segurança Social. A manifestação está convocada para as 18 horas e a palavra de ordem consensual é a mesma de 15 de Setembro: "Fora com os Gatunos!".

Povo porreiro, pá
Realmente, tenho que dar a "mão à palmatória" e concluir que não temos maturidade para estar no euro. Não tem a ver connosco em termos individuais, mas com as “grilhetas” mentais deste Portugal. Quando emigramos, transformamo-nos… somos outros; empresários ou trabalhadores por conta de outrem.

Desconheço a razão deste espírito de “bovinidade” da lei da manada, ou do “onde mija 1, mijam 2 ou 3”.

Reclamamos da sensação de estar na beira do precipício, mas não reclamámos, quando eramos conduzidos para tal situação. Reclamamos das consequências, mas nunca reclamámos das causas. A troika é consequência. Enquanto não eliminarmos as causas, não podemos “expulsar” quem minimiza as consequências. Será dar um passo em frente – não esquecer que estamos defronte do precipício

Povo porreiro, pá

A manifestação (a não ser por folclore ou para desopilar) teria interesse se contribuísse para a solução. Mas não, tem um efeito exatamente contrário.

Se olharmos bem, os que discordam não têm alternativas. Discordam, somente.

Distraem-nos, pois evitam assim que nos manifestemos a favor de uma lei, que puna o enriquecimento sem causa legítima - Os irlandeses conseguiram-no com fortes manifestações.

Podemo-nos manifestar a favor ou contra do que o poder político tenha capacidade de alterar. Infelizmente (ou felizmente), não pode “fazer” dinheiro; que não temos e a troika proporciona ou avaliza

Povo porreiro (e esperto), pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Re: Povo porreiro, pá
Sempre a atirar areia para os olhos dos incautos
Re: Sempre a atirar areia para os olhos dos incaut
Re: Sempre a atirar areia para os olhos dos incaut
Re: Sempre a atirar areia para os olhos dos incaut
Re: Povo porreiro, pá
correcao
Re: correcao
Só o povo pode fazer a mudança, porque eles sabem
demais uns dos outros eassim nada muda. A população honesta deste Pais tem tomar nas suas mãos as redias deste País, porque não pode contar com ninguem, excepto com o PCP e BE, porque os outrs partidos estão comprometidos com o Freeport, BPN, Coelha, Submarinos, Bic, sobreiros, etc,etc.e protegem -se uns aos outros com mêdo de tomarem qualquer decisão para bem do País e serem denunciados pels outros. Só uma revolta popular pode-rá devolver a dignidade a este Pa´s e aos seus cidadãos honestos..Temos que correr com os corruptos deste País porque o povo não pode ser cúmplice da esculhama que está no podere até ao mais alto nivel......................................
Re: Só o povo pode fazer a mudança, porque eles sa
Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
final da segunda grande guerra, quando em França os alemães depois da guerra perdida tentavam fugir e levar para a Alemanha por via ferrea um carregamento de obras de arte roubadas m França. Um corajoso resistente ia sabotando a linha ferrea para impedir os intentos dos fascistas alemães, o que conseguiu. Fez-me lembrar os traidores do governo português ao entregarem, privatizando, a quem der mais, o que resta do Estado português, sem que apareça um patriota que o impeça, dada a passividade da generalidade da população...que só reage quando lhes estão a ir ao bolso e lançá-la na miséria.....

Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
parvalhão
Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
Re: Ontem assisti a um filme que nos mostrava o
mais-de-dez-mil-dizem-que-vao-a-belem
Foi ano e meio de beneficio da dúvida, mas como a verdade vem sempre ao de cima, o povo acabou por ver que tinha sido enganado com mentiras e promessas que jamais seriam cumpridas.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/sondagem-rtp-pspsdcds.html
Eu não vou
E eu não vou, sou de longe, mas estou presente em espirito com aqueles que tem a coragem de lutar. Para muitos como eu, uma viagem de ida e volta a Lisboa, de comboio, custa quase 50 euros e mesmo levando algo de comer, é incomportável nos tempos que correm. Só falta o desGoverno apercerber-se disso e aumenta os transportes públicos para o dobro e acaba com uma percentagem de manifestantes.
O PR tem de agir
Há 18 meses sabiamos que se encontrava preocupado com o futuro dos jovens nos ultimos 15 dias não o ouvimos.
Esta postura é de 2 pesos e duas medidas (Compadrio) o País já mostrou que não apoia mais as medidas de Politicos que se guiam por interesses próprios o PR tem de agir
Este País não tem condições de continuar a suportar esta classe Politica.
As cedências ao compadrio e ao poder pelo poder são evidentes em todos os Partidos!
Mudar estes políticos pelos que estão em fila de espera não Resolve!

 
bora lá fazer um cordão em torno do palácio
de belém, um cordão de salvação nacional!
vamos sequestrar os tipos lá dentro, para depois o PR Cavaco espreitar e dizer: "não gosto de ser sequestrado; é uma coisa que me chateia, pá!"...
e depois o dinheirinho que não temos e que só cá chega quando passamos nos exames da troika há-de cair do céu!
a sra de fátima há-de proteger-nos!
bora lá fazer mais umas coisadas destas,via facebook,para rejeitarmos o dinheirinho da troika...
bora lá facebookeiros! bora lá fazer uma abrilada!
"quero a minha vida de volta"! sem o dinheirinho da troika sou mt mais feliz comendo raízes e bebendo água da chuva...quando esta começar a cair, talvez...
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Re: bora lá fazer um cordão em torno do palácio
Não se preocupem
que o Presidente da República irá promulgar esta manifestação!
REVOLUÇÃO DOS CRAVAS I
Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012

A Revolução dos Cravas !!!
O fim da Nação Imortal começou na noite de 24 de Abril de 1974, com o maior embuste e a mais pérfida e ignominiosa traição à Pátria da Ínclita Geração e do Nobre Povo que ao Mundo tinha dado novos mundos e vencido Adamastores.
Passados mais de 38 anos, a questão que se impõe é esta: Cumpriu a Revolução o seu desígnio tridimensional - Descolonizar, Democratizar, Desenvolver?
Não !!!

A Revolução dos Cravos devia mudar apenas uma letra e passar a chamar-se a Revolução dos CRAVAS, que, de tanto fornicar o povo, o deixou enCRAVAdo para sempre !!!

Comecemos pelos Compromissos assumidos pelos mentores de Abril.

Aquilo que se pensou ser um " punhado de heróis " não passava, afinal, uma corja de traidores, ressalvando os ingénuos que o peito ousaram oferecer às balas da GNR entrincheirada no quartel do Carmo e que nunca exerceram cargos políticos !

Os demais foram, na verdade, uns traidores à Pátria e ao ideal de Abril, como se viu pela boçalidade que se seguiu, com ocupações e expropriações selvagens e a descolonização vergonhosa que ditou o fim da Pátria, da Nação Valente !

900 anos de História, de sangue e de sacrifícios, jogados ao lixo pela escumalha sacana e canalha que encabeçou a revolta.

Da lusitana Pátria já pouco resta: o império foi desmembrado e oferecido aos camaradas e os Valores do Humanismo sacrificados no lupanar das vaidades. ...
REVOLUÇÃO DOS CRAVAS II
Da lusitana Pátria já pouco resta: o império foi desmembrado e oferecido aos camaradas e os Valores do Humanismo sacrificados no lupanar das vaidades.
De repente, a nação imortal, mãe do Nobre Pove, de tanto violada, começou a parir a mais pérfida e imoral das raças: parasitas, pulhas, sacanas, ladrões, pirómanos e canalhas da pior estirpe.

Portugal é o país da podridão, da corrupção e da impunidade!

Que lindo conceito de Liberdade, de Democracia e de Justiça!

As Leis são feitas para branquear os crimes e livrar os bandidos da prisão.

Não admira, pois, que Portugal seja o que é e, quase, todos querem que seja: a vergonha, o vexame e o escárneo do mundo.

Pobre povo ! Sempre de mão estendida à espera de esmola! Povo assim, nunca mereceu -porque não a exerceu com responsabilidade - a Liberdade ! Era na China que tais portugueses deveriam viver, para serem educados e saberem do que " o proletariado " come !

Não era esse o plano secreto dos boçais de Abril?

Hoje sabemos e constatamos que, afinal,os cravos que deram a cheirar aos soldados, eram cavilhas para pregar o povo na cruz da ilusão!

O Desenvolvimento fez-se à custa de Dívidas que nem as próximas 4 gerações conseguirão pagar, porque a Honra dos pulhas paridos pela democracia da má vida é pregar calotes e viver à custa de alguém: esta é a nobreza do socialismo tuga !!!

Uma verruga cancerígena que muito latado se orgulha de ostentar na maior das safadezas !!!
...
Re: REVOLUÇÃO DOS CRAVAS II
Comentários 111 Comentar

Últimas

Ver mais

Pub