15 de abril de 2014 às 21:37
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Maior banco europeu implicado em lavagem de dinheiro

Maior banco europeu implicado em lavagem de dinheiro

Responsáveis do HSBC vão ser ouvidos hoje e pedir desculpa ao Senado norte-americano por terem permitido a passagem de grandes somas de dinheiro suspeitas, nomeadamente, de advirem do narcotráfico mexicano
Alexandre Costa (www.expresso.pt)
Maior banco europeu implicado em lavagem de dinheiro Tyrone Siu/Reuters

Uma investigação de um ano do senado norte-americano revelou hoje que o fraco controlo sobre o HSBC, nos Estados Unidos, permitiu que o maior banco europeu tivesse ficado exposto à lavagem de dinheiro dos cartéis de droga mexicanos, assim como a potenciais transacções ilícitas com países como o Irão, Síria, Ilhas Cayman e Arábia Saudita.

O senado ouve hoje executivos do HSBC que vão pedir desculpa pelo sucedido e prestar esclarecimentos sobre a situação, assim como dar garantias de alterações entretanto efetuadas de modo a que situação não se repita.

Em causa estão transacções de bilhões de dólares efectuadas entre 2001 e 2007 através de da HBUS, principal filiada da HSBC nos Estados Unidos, sem garantias que os dinheiros envolvidos não proviessem de actividades ilícitas como o narcotráfico ou o terrorismo.

Segundo o relatório hoje divulgado pelo senado norte-amerciano, os responsáveis do banco não agiram perante a falha de controlo, apesar de terem tido consciência da situação.

Comentários 23 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
BOA!
Já não precisamos de ir aos States!
Globalização
A globalização FOI, e É UM DISPARATE!!!

Os Países devem controlar as suas fronteiras, para poderem viver em PAZ: se não o fizerem, abacaremos por ter uma guerra não "Mundial", mas PLANETÁRIA!!!
E quando é que banqueiro pode ser
considerado um cidadão sério? Rio Grande
QUER GOSTEM QUER NÃO GOSTEM!
Isto só lá vai com uma revolução mundial, aonde estes porcos sejam todos exterminados do cimo da terra. Tem de haver mais honestidade nas pessoas e nas empresas! Basta de mais casos!
Re: Maior banco europeu implicado em lavagem de di
O Senado norte-americano vai desculpá-los...e não se fala mais no assunto!!!
Re: Maior banco europeu implicado em lavagem de di Ver comentário
Re: Maior banco europeu implicado em lavagem de di Ver comentário
lol
Dinheiro do narcotráfico é dinheiro sujo de sangue. Mas pede-se desculpa, independentemente dos mortos, 3 pais nossos e 5 avé marias e problema fica resolvido. Porque é que um mero consumidor de cannabis é preso nos EUA e pessoas que lavam dinheiro para narco-traficantes levam apenas um puxão de orelhas? Isto é vergonhoso..
Re: lol Ver comentário
Re: lol Ver comentário
Re: lol Ver comentário
Com os Suiços ...
Com os Suiços ...
...é sempre a mesma coisa . Já aconteceu assim no passado com o dinheiro e ouro roubado aos judeus pelos Alemães . Portanto nada me espanta !!! A unica coisa boa que pode acontecer é a aniquilação da Suiça como Estado financeiro e por os Suiços e as Suiças a trabalhar.
Re: Com os Suiços ... Ver comentário
Re: Com os Suiços ... Ver comentário
TANTO ERRA O SACRAMENTO.
FEZ FORMAÇÃO COM O BANCO DO VATICANO.
Não pode haver esquezitices
Se os proveitos da droga são tão significativos, onde poderão ser depositados?
Tem de haver abertura
...
www.rtve.es/alacarta/videos/para-todos-la-2/para-todos-2-daniel-estulin-club-bilder berg/1052918/
Só este?
Os interesses em primeiro lugar. As leis, contornam-se! Os dinheiros dos cartéis são muito apetecidos!
Não é preciso irmos além do acordo...
Em primeiro lugar, não são bilhões, mas sim milhares de milhões. E depois, mesmo que fossem bilhões poderíamos sempre escrever da forma utilizada em portugal - biliões.
EU GOSTAVA...
EU GOSTAVA que a mesma indignação que há com o "termos gastado muito" fosse equivalente ao aceitar que a maior responsabilidade da crise não foi o "gastar muito",mas sim os Bancos e os "mercados" terem desejado GANHAR DINHEIRO FÁCIL...
Maior banco europeu implicado em lavagem de dinhei
Os escândalos com a Banca sucedem-se. Por que é que alguém ainda se admira? Estes piratas do século XXI, estes exploradores dos trabalhadores a das economias dos seus países, só estão interessados nos lucros. E os políticos que os defendem (porque esperam que, quando deixarem a política, os banqueiros lhes darão um belo ´tacho' pelos serviços prrestados) ainda tiveram essa grande ideia que se chama 'desregulamentação'. Por isso os banqueiros portugueses estão tão arrogantes, mais do que no tempo do 'fascismo'. Recusam-se a aumentar os seus trabalhadores e pensionistas (leia-se 'escravos' pelo segundo ano consecutivo e pretendem desmantelar o CCT (Contrato Coletivo de Trabalho),
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub