26/05/2012 atualizado às 1:56
Página Inicial » Blogues » Daniel Oliveira: Antes pelo contrário » Madeira: um dia os "cubanos" fartam-se

Madeira: um dia os "cubanos" fartam-se

Daniel Oliveira (www.expresso.pt)
8:00 Quinta feira, 8 de setembro de 2011

Alberto João Jardim sempre lidou com o resto do País com insultos e chantagens. Nunca, da sua parte, houve um gesto de solidariedade e de preocupação com aqueles que não lhe possam garantir a eleição. Não me esqueço, por exemplo, o que disse sobre os apoios financeiros dados a Timor quando aquele País dava os primeiros passos na independência.

Quando a Madeira precisou, recebeu de todo o País, que ignorou as palhaçadas do seu presidente, o apoio geral. Num momento de crise, não faltou ao arquipélago fustigado por uma catástrofe a ajuda financeira que justamente pedia e a solidariedade sincera de todos os portugueses. Mas nem nesse momento Jardim se calou. Quem se atrevesse a fazer com ele o que se deve fazer com qualquer governante - verificar as suas responsabilidades nas consequências da catástrofe - era um "pulha". O momento era grave e todos se tinham de calar. E calaram-se. Agora, suspeitamos que andou a usar o dinheiro que recebeu para a reconstrução noutras "empreitadas". E continuámos calados. Perante a situação no País, e com um buraco financeiro colossal na sua empresa de estradas - que prova o desvario inauguracionista que não tem paralelo no resto do País -, Alberto João Jardim continua a comportar-se como se todos lhe devessem alguma coisa.

Mas a culpa não é apenas de Jardim. É, obviamente, antes de mais, dos madeirenses. São eles que o elegem. É natural que o façam quando percebem que o circo jardinista rende à Madeira uma folga orçamental. Se o resto do País se verga, insiste-se na tática. Devem apenas saber que, ao manter esta escolha, podem criar nos restantes portugueses um sentimento de revolta que um dia lhes sairá caro. Mas a principal responsabilidade é dos sucessivos governos da República, que sempre pactuaram com os abusos do regime jardinista, com os atropelos à legalidade democrática naquele território nacional, com as overdoses de inaugurações em campanhas eleitorais, com a pessoalização absoluta do poder regional, com os sucessivos atentados à dignidade dos titulares de cargos públicos da República, com os insultos aos "cubanos" que vivem no continente e com a chantagem permanente que impõe, sem pudor, ao resto do País.

Os madeirenses têm de fazer uma escolha: ou elegem quem respeite os portugueses, madeirenses ou não, e contam com a solidariedade e o apoio que os custos da insularidade exigem, ou vivem apenas dos seus rendimentos, coisa que, como sabe qualquer pessoa que conheça a Madeira, seria impossível. Os madeirenses não têm de estar agradecidos a ninguém. A autonomia e o apoio nacional à Madeira e aos de tanto se sentirem achincalhados pelo homem que os madeirenses escolhem, há mais de três décadas, como seu presidente, um dia destes os "cubanos" fartam-se.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Madeira um dia os cubanos fartam-se
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:05 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Nunca percebi e continuo a não entender qual a razão porque os sucessivos governos à exceção do de Sócrates e de Teixeira dos Santos têm medo daquele soba que não passa de um Bokassa. Portugal parece ter muito mais a ganhar que a perder com a independência, mas a Madeira tem muito mais a perder que a ganhar. Faça-se um referendo e vão ver o resultado. Por outro lado não consigo entender a atitude das regiões como o Alentejo, as Beiras e Trás os Montes, que sendo tão ou mais pobres, não reivindicam os mesmo apoios.
 
 Regras da comunidade
    Sócrates e Teixeira afundaram o País    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:23 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Nunca a Madeira teve amigos...    Ver comentário
JRFOriginal (seguir utilizador), 1 ponto , 10:56 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Nunca a Madeira teve amigos...    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:08 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Nunca a Madeira teve amigos...    Ver comentário
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 12:13 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
O ELOGIO DA LOUCURA
loiraburra (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 8:27 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
O PSD sempre precisou dos votos da Madeira para ganhar eleições, facto que AJJ sempre soube, como tal usa de CHANTAGEM e PROVOCAÇÃO para obter os fundos para as suas obras faraónicas...
O governo ou o PR temem-no e para o calar dão tudo o que ele exige, LOGO , estão a AFIRMAR que é a INSANIDADE DELE que se deve elogiar.
Já na década de 80 a Madeira gastava " à tripa forra", comprometendo quer os madeirenses quer os continentais por várias gerações!
Isso alguma vez O travou?
Não!
Se a Madeira, com todos os fundos europeus e nossos, passou da região mais pobre da Europa, em 20 anos para a mais RICA, não seria isso um motivo par O calar?
Não! A CHANTAGEM continuou atá ao ABSURDO!
O que dizem a tudo isto os transmontanos, beirões e todos aqueles que pouca evolução viram na satifação das suas necessidades?
NADA, porque NÃO ESTÃO INFORMADOS de tal
!É uma vergonha NACIONAL!!
Parabéns DO pela sua crónica!
OBRIGADA!
 
 Regras da comunidade
    O PSD cala-se porque lhe convem.    Ver comentário
JRFOriginal (seguir utilizador), 1 ponto , 11:01 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: O PSD cala-se porque lhe convem e ..    Ver comentário
loiraburra (seguir utilizador), 1 ponto , 13:30 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Que seria a Madeira sem Jardim?
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 8:53 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Jardim fez tudo pela Madeira e a ele essencialmente se deve o que lá está feito.Pode ou não gostar-se do seu feitio e até atacá-lo por ter muitos afilhados.
Mas contra factos não há argumentos e Jardim tem obra feita ,uma obra que´está ao serviço dos Madeirenses, de quem visita a Madeira e essencial na economia e sustentabilidade da Pérola do Atlântico.
 
 Regras da comunidade
    Re: Que seria a Madeira sem Jardim?    Ver comentário
André2 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:40 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Que seria a Madeira sem Jardim?    Ver comentário
Snuffles (seguir utilizador), 1 ponto , 10:18 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Que seria a Madeira sem Jardim?    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:17 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Que seria a Madeira sem Jardim?    Ver comentário
loiraburra (seguir utilizador), 1 ponto , 13:32 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Que seria a Madeira sem Jardim?    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:14 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Com o dinheiro que lhe deram    Ver comentário
GalileiaXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 10:15 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    O Povo da Madeira não é ignorante    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:19 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Com isso concordo    Ver comentário
GalileiaXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 13:19 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: O Povo da Madeira não é ignorante    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:17 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: O Povo da Madeira não é ignorante    Ver comentário
GalileiaXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 18:40 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: O Povo da Madeira não é ignorante    Ver comentário
GalileiaXXI (seguir utilizador), 1 ponto , 18:42 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: O Povo da Madeira não é ignorante    Ver comentário
Silcacos (seguir utilizador), 1 ponto , 15:27 | Sexta feira, 9 de setembro de 2011
    Com o dinheiro dos outros...    Ver comentário
JRFOriginal (seguir utilizador), 1 ponto , 10:52 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    O que importa são as obras    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:20 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Que seria a Madeira sem Jardim?    Ver comentário
cromossauro (seguir utilizador), 1 ponto , 20:54 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Desabafo continental
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:22 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Daniel, concordo inteiramente, até à última vírgula.

Resta questionar-me como é que aturamos este senhor há tanto tempo. Sócrates vangloriava-se de que enquanto líder do PS sobreviveu a 5 líderes do PSD. O AJJ sobreviveu a 6 ou 7 governos da república!!

Entendo que o PSD tem rabinhos de palha na Madeira. Vale lugares certos no Parlamento. Mas porque é que os governos socialistas não puseram o sr. Jardim no lugar? Essa não consigo perceber.
Até o intratável Sócrates não se chateou com todo o tipo de atropelos que por lá se foram passando. Foi negligência? Foi o nosso habitual nacional porreirismo? Ou há outras ligações que não conhecemos?

Certamente, que há razões que desconheço que permitiram a este senhor pontificar e criar escola...
 
 Regras da comunidade
'Madeira: um dia os "cubanos" fartam-se
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos (Normal), 10:52 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
"Não me esqueço, por exemplo, o que disse sobre os apoios financeiros dados a Timor quando aquele País dava os primeiros passos na independência."

Eu também não me esqueci. E ninguém se devia esquecer, por ser motivo de vergonha para qualquer Português decente. E se não a tinham antes, o que dizem agora, quando Ramos Horta se chegou à frente, oferecendo-se para ajudar Portugal com o dinheiro do petróleo deles?

Agora num aspeto, não posso concordar com o Daniel. As nossas defesas assentam no respeito da democracia e das suas instituições e nos limites à atuação de cada um deles. A autonomia dos governos regionais não os submete ao governo central: o representante da República nas regiões é nomeado pelo presidente da República e não pelo governo. O que o governo do continente pode fazer é cumprir escrupulosamente a lei, porque qualquer passo além desse pode ser entendido como um afrontamento entre semi-iguais. E se a lei está a ser abusada, a responsabilidade dessas situações deve ser imputada, e porque há o risco dos abusos estarem em falhas da lei, a Assembleia não pode ignorar a situação. Porque entre todos os factores que o DO apontou para o estado da Madeira, pôs a negrito uma extensa frase sobre os "sucessivos governos da República" e nem uma referência ao Parlamento.

E viu-se, quando o BE tentou chamar os jornalistas da Madeira ao parlamento, que também este foi exímio a arranjar argumentos para não os escutar.
 
 Regras da comunidade
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:22 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:09 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:25 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:48 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:00 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:33 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:12 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: 'Madeira: um dia os    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:45 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Oh pá! Daniel é… alemão
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:45 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Li e fiquei em pânico: DO é o guru dos alemães que desde há uns anos, estão fartos de nós. Não acreditam? Pois eis o que li nas entrelinhas deste texto

“Agora, suspeitamos que andou a usar o dinheiro que recebeu para a reconstrução noutras "empreitadas". E continuámos calados. Perante a situação no País, e com um buraco financeiro colossal nas ppp das auto-estradas - que prova o desvario inauguracionista que não tem paralelo no resto da Europa -Sócrates continua a comportar-se como se todos lhe devessem alguma coisa.”

“Mas a culpa não é apenas de Sócrates. É, obviamente, antes de mais, dos portugueses. São eles que o elegem. É natural que o façam quando percebem que o circo socratico rende a Portugal uma folga orçamental. Se o resto da Europa se verga, insiste-se na tática.”

“Devem apenas saber que, ao manter esta escolha, podem criar nos restantes europeus um sentimento de revolta que um dia lhes sairá caro.”

“Os portugueses têm de fazer uma escolha: ou elegem quem respeite os europeus, portugueses ou não, e contam com a solidariedade e o apoio que os custos da proximidade a Marrocos exigem, ou vivem apenas dos seus rendimentos, coisa que, como sabe qualquer pessoa que conheça Portugal, seria impossível”

Como tal, DO é um fingidor quando diz que não admite que indivíduos em quem não votámos, interfiram nas decisões dos políticos democraticamente eleitos.

É um “troika” tintas
 
 Regras da comunidade
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:24 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:15 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:03 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
Mrego (seguir utilizador), 1 ponto , 15:05 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:40 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
Mrego (seguir utilizador), 1 ponto , 17:17 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:13 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Oh pá! Daniel é… alemão    Ver comentário
Filipe.ngra (seguir utilizador), 1 ponto , 14:08 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
'Madeira: um dia os "cubanos" fartam-se
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:03 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Confesso que quando li a crónica de DO, ocorreu-me a mesma analogia que o CM84 propõe, palavra por palavra. Mas como tenho simpatias diferentes, a minha maldade dirigiu-se para um alvo diferente: O texto de CM84 poderia ser o de tantos que criticaram Sócrates, para mais, quando este entendia que a Europa tinha que fazer parte da solução, enquanto os seus críticos diziam, "porque é que a Europa iria querer isso?". Mas se é assim tanto a cara de Sócrates que criticam, porque não ver as analogias que existem logo com o caso da Madeira e não produzir críticas equivalentes para esta? Ou mais concretamente, porque é que nunca vejo o PSD a produzir o mesmo tipo de discurso em relação a Jardim que fez em relação a Sócrates?

Este é o perdulário, mas já Jardim fez obra?

Mas há duas pequenas diferenças importantes. É que Jardim parte duma dívida de 0% (perdoada por Guterres há menos de 12 anos - mas ver abaixo*), para chegar a bem mais de 100% do seu PIB deste ano para a sua dívida, enquanto o continente ainda não está nos 100% partindo de um número à volta dos 60% à 16 anos atrás e sem perdões nenhuns pelo meio. E a outra pequena diferença é que com Jardim, é tudo a dobrar: é a dívida per capita, é a sua contribuição per capita para o défice deste ano e já agora, as suas maiorias.

* Há quem fale dum perdão total da dívida da Madeira, há quem fale dum pagamento da mesma por Guterres... são coisas diferentes implicando um significado diferente para os "0%" depois de Guterres.
 
 Regras da comunidade
Permita-me uma correcção
Falbala (seguir utilizador), 1 ponto , 9:41 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
A maioria dos 'cubanos' já se fartou.
 
 Regras da comunidade
    Re: Permita-me uma correcção    Ver comentário
Filipe.ngra (seguir utilizador), 1 ponto , 14:10 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Permita-me uma correcção    Ver comentário
Falbala (seguir utilizador), 1 ponto , 14:41 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Permita-me uma correcção    Ver comentário
Filipe.ngra (seguir utilizador), 1 ponto , 17:03 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
    Re: Permita-me uma correcção    Ver comentário
tiago_1979 (seguir utilizador), 1 ponto , 7:19 | Sexta feira, 9 de setembro de 2011
AJJ vs portugueses
Leiki (seguir utilizador), 1 ponto , 10:03 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Completamente de acordo. Até acho que existe matéria criminal que permita a sua imediata prisão.
 
 Regras da comunidade
Vidência...
Olisipone (seguir utilizador), 1 ponto , 11:03 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
"Qualquer dia os cubanos fartam-se". É exactamente com essa frase que o(a) sucessor(a) da Sra. Merkel vai começar o seu discurso de tomada de posse... se não for antes!!!
 
 Regras da comunidade
Independência
Cruzadas (seguir utilizador), 1 ponto , 11:57 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
Independência para aquele calhau acima no nível do mar. Problem solved.
 
 Regras da comunidade
A SOLUÇÃO É ... PVC ...
CENSURADO SARL (seguir utilizador), 1 ponto , 12:33 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011
A madeira tem durabilidade limitada pelas características deste material, que é susceptível ao ataque de insectos e outros agentes biológicos, como fungos apodrecedores.
O pvc não é afetado pela corrosão, elementos biológicos, como fungos ou insectos, e agentes abrasivos. Mesmo exposto às mais extremas condições climáticas, o pvc mantém forma e propriedades originais. Isto é garantido pela utilização, na fabricação, de elementos como protetores contra raios solares UV (o que impede deformações de cor).
 
 Regras da comunidade
Madeira, Madeira, em que mãos!
Anthos (seguir utilizador), 1 ponto , 18:35 | Quinta feira, 8 de setembro de 2011

Signor Daniele,

Admire-me que uma pessoa, chamada Alberto João Jardim, que não conhecia porque sou estrangeiro, ocupe o poder a Madeira desde mais de três décadas.
Mas onde estão as eleições neste lugar tão belo?

Pelos vistos, ele não é amado pela sua gente mas que importa? Tudo isto é uma cousa secundária, o que importa é o poder, que exercita sem pudor (bravo!).

Seja como for, ninguém deve perder a confiança porque muitas vezes há mudanças inesperadas. O destino está nas mãos de Deus e acho firmemente que Deus faz tenção de dar murros na cara, bem assestados, ao dono de Madeira.

Mais cedo ou mais tarde, os regimes caem todos. A Historia fala claro neste sentido.
Basta ter paciência e esperar.

Um provérbio arábico diz: "Senta-te na margem do rio e fica à espera da passagem do cadáver do teu inimigo".

FUNCIONA!

Anthos
 
 Regras da comunidade
Os cubanos já se fartaram
rorizinho (seguir utilizador), 1 ponto , 10:30 | Sexta feira, 9 de setembro de 2011
 
 Regras da comunidade
boaaaaaaa
tufeiras (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Sexta feira, 9 de setembro de 2011
essa de timor é de canalha da pior espécie.

não suporto quem chupa os outros.........

bem feito .... agora timor tem petróleo
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Falem muito. Sempre
8:00 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 53
Para acabar de vez com a cultura
8:00 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 48
Tribunal censura denúncias de ilegalidades
8:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 41
Miguel Relvas: obviamente, demita-se
8:00 Terça feira, 22 de maio de 2012, 102
Relvas, as pressões aos jornalistas e os silêncios
9:47 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 77
Catastroika
8:00 Sexta feira, 18 de maio de 2012, 50
Tribunais aliados da corrupção
8:00 Quinta feira, 17 de maio de 2012, 32
Austeridade? Nem muita, nem pouca.
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 59
Os sermões de Pedro e a realidade
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 81
Um rapazola a quem calhou ser primeiro-ministro
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 226
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB