16 de abril de 2014 às 8:01
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Lucro do Banco de Portugal cai 85%

Lucro do Banco de Portugal cai 85%

O Banco de Portugal registou um lucro de 31 milhões de euros em 2011, menos 85,12% do que 2010. Para isso contribuiu o aumento das provisões que cresceram cerca de 300 milhões para 460 milhões de euros.
Isabel Vicente (www.expresso.pt)

As contas do Banco de Portugal em 2011  foram afetadas pela constituição de provisões para riscos de crédito que somaram 460 milhões de euros em 2011, quando em 2010 ascenderam a 163 milhões de euros. Ou seja, o reforço de provisões cresceu 182,03%.

O aumento de provisões segue uma política prudencial de gestão, e embora os lucros tenham descido, o banco central acabou por pagar mais impostos porque as provisões ficam registadas como reservas e por isso não são fiscalmente dedutíveis. Em impostos o supervisor pagou, em 2011,  201 milhões de euros ao Estado, mais 120 milhões do que no ano anterior (80 milhões).

Apesar de o número de funcionários ter aumentado 2,5% para 1689 colaboradores, os custos com o pessoal desceram de 121 milhões para 111 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 8,26%.

Quanto aos ativos sob gestão, reduziram-se de 19,1 mil milhões em 2010 para 16 mil milhões em 2011. Para isso concorreu a venda de ativos com menor rentabilidade. 15,6 mil milhões dizem respeito a ativos relativos a títulos (em particular títulos de dívida pública).   

Reservas de ouro

No que diz respeito às reservas de ouro portuguesas, o seu valor cresceu de 12,9 mil milhões em 2010, para 14,9 mil milhões em 2011. Uma valorização que nada teve a ver com a compra de mais ouro, mas sim à sua valorização no mercado, já que o stock se manteve inalterado.

Comentários 16 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Coerências pulhiticas
Enquanto os lucros do banco de Portugal cai, as regalias e benesses continuam.
É democracia mas não sei qual e para quem?
Re: Coerências pulhiticas Ver comentário
Re: Coerências pulhiticas Ver comentário
Coerências pulhiticas Ver comentário
Re: Coerências pulhiticas Ver comentário
Re: Coerências pulhiticas Ver comentário
As regalias no BP são mau exemplo
Não dignicam a Democracia e não respeitam os cidadãos.
!
Vem hoje no DN, em letras garrafais, que os responsáveis pela supervisão o banco, que deixaram ir o BPN à falência, foram promovidos.
Força Portugal. Os fascistas do antigamente faziam melhor do que fazem agora os fascistas de esquerda.
Ora cá uma boa oportunidade...

para privatizar e correr com os priviligiados e sanguessugas do Povo!
EXEMPLOS SOCIALISTAS

        Re: Coerências pulhiticas [] (thais de noronha (seguir utilizador), 1 ponto , hoje às 3:25) O PROBLEMA NÃO É HAVER BENESSES, ISTO É, HAVER CONTRATOS DE TRABALHO COMO DEVE SER! A INVEJA DOS PORTUGUESES MATA A ECONOMIA E OS AMBIENTES DE TRABALHO E NOS TOLOS PORTUGUESES PROMOVEMOS A BITOLA BAIXA COMO REFERNCIA ESTRATEGICA O QUE NOS TORNA UM BECO SEM SAIDA! NA VERDADE O BANCO DE PORTUGAL, NESTE MOMENTO DEVE APERTAR O CINTO COMO OS DEMAIS PORTUGUESES E É SÓ ISTO QUE ESTÁ EM QUESTÃO! NÃO HÁ PARA UNS NÃO HÁ PARA OUTROS!

MAS NOS PORTUGUESES TEMO-NOS PREJUDICADO MUITO COM A INVEJA DAS REGALIAS DE OUTREM! HAVENDO DINHEIRO NA EMPRESA, ATÉ PELOS DESCONTOS DOS FUNCIONARIOS GERAREM ESSA CONDIÇÃO, ESSE EXEMPLO DEVE SER SEGUIDO PELOS DEMAIS! A BITOLA HAVENDO POSSIBILIDADES ECONOMICAS DEVE SER PARA CIMA E NUNCA, NUNCA PARA BAIXO COMO DE TANTA INVEJA NACIONAL TEM SIDO POLITICAS DE GOVERNOS FEITO TAMBEM DE INVEJOSOS PORTUGUESES!

PARA MIM OS INVEJOSOS DEVIAM SER PUNIDOS COM UMA TAXA EXTRA DE IMPOSTOS PARA O BEM DA NAÇÃO OU PRESOS MAS COM AS DESPESAS POR SUA CONTA E RISCO! Reportar abusivo Responder

Ler mais: expresso.sapo.pt/lucro-do-banco-de-portugal-cai-85=f722916#ixzz1tn56IxPv
É SIMPLES!
Despeçam pessoal e baixem substancialmente os salários, " pois estão a viver acima das posses"!
Lucro cai....
Com averdade me enganas!
Querem ver que venderam 12 tl de ouro?
humm alguém anda a mentir, mas o Banco de Portugal deveria ter 384 toneladas de ouro, esse valor é para 372tl. Querem ver que os sacanas voltaram a vender ouro. O ouro é do povo nao do estado.
Lucro???
Porque carga de água é que o BP dá lucro?
Que se saiba, não tem actividade bancária...
Devia ser regido por orçamento de "base zero", pagando os bancos toda a despesa com pessoal e sem mais! O Estado não devia gastar um cêntimo com o BP nem receber quaisquer mais valias!

Uma entidade reguladora, se quer parecer transparente, não pode estar a pensar nos lucros!
NEM TÃO POUCO TER EXCEPÇÕES AOS CORTES DE SALÁRIOS E SUBSÍDIOS...
Por isso é que este país está neste estado!
e foram contar os lingotes?
Eu ia contá-los e com a máxima urgência!

Com tanto ladrão à solta nos últimos anos em Portugal, não me admiraria que os "lingotes tivessem voado"!

Até pode-se dar o caso daquele que está agora como Vice do BCE, como é que ele se chama.. ai... que me esquece.... sim, aquele que disse não puder fazer nada com o BPN, sim, esse... ai...aquele com ar de seminarista que ninguém leva preso, mas que é um grande malandro, é o que é... ai.. bom não interessa o nome agora!
O que interessa é saber se ele alguma vez "teve condições" para mandar contar e verificar os lingotes, que estarão de responsabilidade do BdP.

Coitado, de tanto atarefado que estava, com certeza não contou não!

Tenho que ir agora ver como resolvo o problema do cheiro!
Sim, continua a cheirar a "vígaro" e por mais que deite lexívia não passa!

Cpts

ps apesar de que nada é nosso, pois está de garantia a empréstimos...e que TODOS, não deveremos conseguir pagar tão cedo, logo... entregarão o ouro!
A CONSTITUIÇÃO É PARA TODOS NÃO SÓ PARA O BdP!
Como é obvio os subsideos de férias e de Natal dos funcionários do BP devem sofrer os cortes dos demais portugueses contribuintes:

1- O BP esta em crise como os demais contribuintes portugueses e o exemplo vem de cima e já que o exemplo de "cima"!?! de Belém é sordido e pertencente a um gang, que o BdP, que é o banco dos portugueses e de Portugal que dê o exemplo para variar neste país!

2- Argumentam alguns defensores da excepção que o BdP tem um fundo de pensões à parte! Este motivo é invalido pois a CPRMarconi tambem tinham um fundo de pensões à parte como a CGD, mas como todos sabem o fundo foi colocado na segurança social para tapar o buraco do país e por tal estes trabalhadores por causa do país ficaram prejudicados gravemente para aquilo que descontaram e que foi apropriado contra sua vontade pelo estado, isto é nos contribuintes portugueses! Portanto o facto de "ainda" o BdP ter o fundo já é uma sorte e trás regalias até para quem morre pois o subsideo de morte nada tem de comum com a SS! Na Marconi tambem assim era mas por causa do país é memória e passou a tal em fins de 2010!
3- O estar ligado o BP convenientemente ao BCE tambem não é razão. O BCE só à 12 ordenados anuais e não 14, pelo que o logico é terem apenas 12 ordenados como os demais! Alias o 13 e 14 mês existe e está na Constituição para todos sem excepção de facto, mas tal esta a ser atropelado pelo governo e Cavaco! Existe para compensar 8 semanas anuais que excedem as pseudo 4 semanas " ...
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub