Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Tarte suculenta de amoras e amêndoas

Aproveite bem as amoras e as amêndoas experimentando fazer esta deliciosa tarte, com receita de Jamie Oliver. Não é assim tão difícil de fazer como poderia pensar à partida... e é um regalo para os olhos.

TEMPO DE PREPARAÇÃO 1 hora 20 minutos (com o tempo para arrefecimento)

TEMPO DE COZEDURA 30-40 minutos

CUSTO POR DOSE €2,38

CALORIAS POR DOSE 994

GORDURA POR DOSE 68 g

Ingredientes (para 8 pessoas): 500 g de massa doce de pastelaria (existente nos supermercados); Uma noz de manteiga; 300 g de amoras pretas; 100 g de açúcar refinado; 50g de amêndoas laminadas; Açúcar em pó, para polvilhar; Para o recheio de amêndoas: 250 g de amêndoas inteiras escaldadas; 3 ovos grandes, de preferência de capoeira ou biológicos; 250 g de manteiga sem sal aos cubos; 250 g de açúcar refinado; 1 vagem de baunilha cortada em duas, sem as sementes; 50 g de farinha sem fermento

ESTENDA A MASSA com um rolo até ficar com 1 cm de espessura. Unte com um pouco de manteiga uma torteira de fundo solto, com 28 cm de diâmetro, depois forre-a com a massa. Pique a massa toda com um garfo e coloque a forma no congelador durante uma hora, para que a massa não encolha. Para fazer o recheio, reduza a pó na misturadora as amêndoas escaldadas. Bata levemente os ovos, junte-lhes as amêndoas, a manteiga, o açúcar e as sementes de baunilha. Bata de novo até ficar macio e cremoso. Acrescente a farinha e bata a mistura antes de a colocar no frigorífico durante meia hora, para ficar mais firme.

Tire a massa do frigorífico e pré-aqueça o forno a 180°C/ gás marca 4. Revista a forma com papel vegetal e encha-a com arroz cru para evitar que a base da massa cresça. Ponha no forno durante 8 minutos. Tire do forno, retire o papel e guarde o arroz para reutilização. Volte a meter a forma vazia no forno mais 5 minutos.

Retire-a (mas deixe o forno ligado) e deixe-a arrefecer ligeiramente.

Passe as amoras pelo açúcar refinado. Espalhe o recheio sobre a base arrefecida da massa, disponha por cima as amoras pressionando-as levemente. Cubra com amêndoas laminadas. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos - com um tabuleiro na prateleira de baixo para o caso de transbordar. Quando a cobertura adquirir um tom castanho dourado, retire e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e sirva com uma colherada de refrescante sorvete de pêra (veja página ao lado).

Gelado de pêra

TEMPO DE PREPARAÇÃO 5 minutos

TEMPO DE COZEDURA 15 minutos

(mais 2 a 3 horas para arrefecer)

CUSTO POR DOSE €0,52

CALORIAS POR DOSE 163

GORDURA Nenhuma

Ingredientes (para 8 pessoas): 200 g de açúcar refinado; 200 ml água; 1 kg de peras maduras, descascadas e partidas aos quartos, retirando-lhes a parte central; Sumo e raspa de 1 limão; 55 ml de aguardente bagaceira, a gosto

FERVA O AÇÚCAR e a água numa caçarola e deixe em lume brando para fervilhar durante 3 minutos. Junte as peras e deixe em lume brando mais 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer durante 5 minutos, depois acrescente o sumo e a raspa do limão. Reduza a puré na misturadora, depois passe por um passador para o prato de servir. Acrescente a aguardente (mas não demasiada para não impedir a congelação). Ponha no congelador e bata com um garfo de meia em meia hora até congelar. Depois tire com a colher apropriada e sirva com a tarte ou com bolachas crocantes.

AS DICAS DE JAMIE

Preocupa-me utilizar demasiado açúcar quando cozinho. Há algum substituto e há açúcares que são melhores do que outros?

Que eu saiba não. E não aconselho a reduzir o açúcar ou a mudar o tipo de açúcar de uma receita, pois pode não funcionar bem. Se está preocupado, o melhor será comer menos vezes.

Publicado na Revista Única do Expresso de 27 de Março de 2010