Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Bolo perfeito com cobertura streusel e ameixas

Que regalo para um chá numa tarde de fim-de-semana - para já não falar nesta boa maneira de aproveitar as belas ameixas sumarentas. E por causa das amêndoas em pó - se servido maravilhosamente húmido - é delicioso!

TEMPO DE PREPARAÇÃO 15 minutos

TEMPO DE COZEDURA 1 hora

CUSTO POR DOSE INDIVIDUAL €0,66

CALORIAS POR DOSE 633

GORDURA 40 g

PARA O BOLO (8 pessoas): 225 g de manteiga sem sal; 225 g de açúcar mascavado; 4 ovos grandes, de preferência de capoeira ou biológicos; 150 g de farinha sem fermento; 2 colheres de sopa de fermento em pó; 150 g de amêndoas em pó; 5 ameixas, sem caroço e cortadas em quatro

PARA A COBERTURA STREUSEL : 25 g de manteiga fria sem sal; 50 g de farinha simples; 25 g de açúcar mascavado; 1 colher de sopa de canela em pó

PRÉ-AQUEÇA o forno a 180°C/gás 4. Revista a base de uma forma de 20 cm diâmetro com papel vegetal.

Para o bolo, comece por bater a manteiga com o açúcar até a mistura ficar clara e leve. Parta os ovos e junte um de cada vez batendo lentamente. Peneire a farinha com o fermento e misture delicadamente no preparado. Junte as amêndoas em pó. Verta a mistura na forma. Parta as ameixas aos quartos, retire o caroço e coloque-as em cima do preparado. Não se preocupe porque sempre se afundam um pouco. Leve a forno quente durante 30 minutos.

Entretanto, prepare a cobertura streusel. Corte a manteiga fria em cubos e esfregue-os na farinha e no açúcar com os dedos até que pareçam migalhas de pão. Junte a canela.

Ao fim de 30 minutos de forno, retire o bolo e espalhe a cobertura. Cozinhe por mais 10-15 minutos ou até ficar dourado e crocante por cima e um palito sair limpo quando inserido no centro. Deixe arrefecer na forma durante 15 minutos. Sirva com uma chávena de chá chai (veja texto ao lado) e bom apetite!

Chá chai com especiarias

TEMPO DE PREPARAÇÃO 5 minutos

TEMPO DE COZEDURA 5 minutos

CUSTO POR DOSE €0,86

CALORIAS POR DOSE 64

GORDURA POR DOSE 1,7 g

Para 2 pessoas: 2 saquetas de chá English Breakfast; 1 pau de canela; 2 cravinhos; 2 colheres de sopa de açúcar mascavado; 1/3 de uma noz-moscada, ralada; uma pitada de gengibre em pó; 200 ml de leite meio gordo

COLOQUE todos os ingredientes numa caçarola pequena, acrescente 100 ml água, misture tudo e ponha em lume brando, deixando ferver durante 4-5 minutos para os sabores se misturarem. Coe o chá por um passador, verta-o para um bule ou para copos bonitos resistentes ao calor e sirva.

AS DICAS DE JAMIE

Como posso evitar que a minha frigideira antiaderente se estrague depois de poucas utilizações?

Não use utensílios de metal nela porque raspam e riscam a superfície. A camada antiaderente acabará por sair gradualmente e a frigideira deixará de ser antiaderente! Lave-a com cuidado, utilizando uma escova em vez de um esfregão. Se tiver cuidado, ela durará!

(Publicado na Revista Única do Expresso de 24 de Abril de 2010)