Siga-nos

Perfil

Expresso

Gente

Os gostos de D. Duarte de Bragança

Da paisagem açoriana às queijadas de Serpa, alguns dos gostos do duque.

Cândida Santos Silva (www.expresso.pt)

Um livro imprescindível Gostei muito de vários que li recentemente, como "Salazar e o Rei (Que Não Foi)", de Fernando Amaro Monteiro, pela análise histórica; ou "Arquitectura |- Escolha ou Fatalidade", de Léon Krier, que dá uma resposta clara aos defensores do "pensamento obrigatório" que só aceitam a arquitetura "modernista" e recusam a memória e a tradição.

Um filme inesquecível "Inês de Portugal", Muito bem realizado e mostra os dois lados do drama de Inês de Castro e D. Pedro. "Kaguemusha", de Kurosava, que aborda a influência portuguesa no Japão. E "Até ao Fim do Mundo", de Wim Wenders.

Um refúgio Açores, uma belíssima paisagem geralmente preservada. Mas também a Madeira, São Tomé e Príncipe e, claro, Sintra.

Um luxo de que não prescinde Dormir tranquilamente, sem ruídos violentos e abusivos que costumam acontecer no verão do Minho ao Algarve! São bem-vindos os galos, os sinos das igrejas sem altifalantes e os sons da natureza.

A viagem da sua vida A que fizemos depois do casamento a Moçambique e a várias ilhas de Cabo Verde, especialmente Boavista.

Atividade preferida nos tempos livres As atividades com os meus filhos, bicicleta, canoagem, etc. E bons filmes e bons livros com os quais se aprenda alguma coisa. Ou que sejam divertidos...

Qual o rei de Portugal de que mais gosta? Talvez D. Dinis... Ou D. João I, que soube aproveitar o génio de D. Nuno Álvares Pereira e, com D. Filipa de Lencastre, preparou os filhos, a Ínclita Geração.

Programa de TV preferido Prefiro não ver, mas alguns debates são indispensáveis, particularmente com o Professor Medina Carreira. Os magníficos programas de história de José Hermano Saraiva.

Um vício Queijadas e requeijão de Serpa, pastéis de Belém (os autênticos, da antiga casa), pastelaria marroquina, ostras numa praia da Guiné, orchata de chufas e gaspacho de amêndoa em Sevilha...

Publicado na Revista Única do Expresso de 18 de Setembro de 2010