Siga-nos

Perfil

Expresso

Família

Homens também devem tomar ácido fólico antes de serem pais

Agora já não são apenas as mulheres que devem ter precauções antes da gravidez. Os homens também se devem preparar e tomar ácido fólico. Clique para visitar o canal Life & Style.

Cândida Santos Silva (www.expresso.pt)

Até agora o peso da prevenção das mal-formações cabia apenas à mulher. Evitar tabaco, álcool, drogas e tomar ácido fólico eram medidas preventivas que cabiam à futura mamã. Hoje os pais devem ser também colaborantes e tomar ácido fólico.

Quem o diz são investigadores espanhóis, que sugerem que os homens devem levar a cabo alguns passos que permitam maior saúde ao embrião. Maria Luísa Martinez-Frias, directora do Centro de Investigação de Anomalias Congénitas do Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid, defende que "se queremos ter filhos saudáveis devemos preparar-nos como o fazemos para outras coisas".

Por isso Martinez-Frias defende que devemos mudar os protocolos de prevenção primária dos defeitos congénitos, que aparecem em cerca de 6% das gravidezes. E aí poderá ser importante que o homem ingira algum tempo antes de iniciar a tentativa de gravidez ácido fólico. A investigadora explica ainda que uma gravidez deve ser planeada com pelo menos três meses de antecedência e que todas as recomendações feitas para as mulheres devem ser estendidas aos homens.