0

O Indiana Jones está "amassado, mas ok"

Anterior
Leve as suas crianças (de 30 de setembro a 8 de outubro)
Seguinte
Leve as suas crianças (de 14 a 22 de outubro)
Página Inicial   >  Cultura  >  Leve as suas crianças  >  Leve as suas crianças (de 7 a 15 de outubro)

Leve as suas crianças (de 7 a 15 de outubro)

Será que há lugares interessantes onde poderá ir com as suas crianças para passarem bons momentos juntos? Pode acreditar que sim. Conheça aqui as variadas sugestões apresentadas pelo Expresso para responder à sua pergunta.
|
Leve as suas crianças (de 7 a 15 de outubro)

REPÚBLICA
A Companhia de Teatro Pé de Vento junta-se às comemorações do centenário da República e estreia no próximo sábado, 9 de Outubro, no Teatro da Vilarinha, no Porto, a peça "Vem aí a República..." O espetáculo parte de uma montagem de textos que trazem até aos nossos dias as vozes republicanas que há 100 anos acreditaram ser possível criar um Portugal diferente e mostra que as lutas pelos ideais republicanos no Porto começaram muito antes de 1910, com o 31 de janeiro de 1891 como provam os jornais da época. (Ver roteiro Norte e Centro)



 

LISBOA E SUL


Palácio Foz
Praça dos Restauradores, s/n, Lisboa
Tel. 213 462 157 e 213 476 129
Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior, exibe o filme "A Revista de Charlot", composto por duas das mais famosas médias-metragens do lendário comediante: "Charlot nas Trincheiras" e "O Peregrino". A compilação, produzida pelo próprio Charles Chaplin em 1959, reúne filmes não só dos mais famosos como também dos mais perfeitos no sentido de humor e na moral que ambos comportam quanto à guerra e às fronteiras. No dia 9 de outubro às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/programacao.asp .


Museu do Oriente
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Oficinas O museu está a oferecer duas interessantes oficinas aos mais novos. O programa Sábados em Oficinas, propõe às crianças dos 6 aos 12 anos a oficina "Pintar a Música". onde vai ser possível viajar até Pequim, conhecer a princesa Turandot, pintar um fantástico cenário e imaginar todo um guarda-roupa, ao som de árias, duetos e coros. No dia 16 de outubro das 15h às 17h (é necessário fazer marcação prévia até ao dia 11 de outubro). E o programa Domingos em Família propõe às famílias com crianças a partir dos 4 anos a oficina "Cheira Bem, Cheira a Oriente", onde os participantes vão aprender que a arte de fazer perfumes teve origem na Mesopotâmia e no Egito e, depois de fazer uma viagem olfativa pela China, a Índia e o Japão, irão criar o seu próprio perfume, inspirado no continente asiático. No dia 17 de outubro das 11h às 12h30 (é necessário fazer marcação prévia até ao dia 11 de outubro). Ver mais informações em www.museudooriente.pt .


Jardim Botânico da Ajuda
Calçada da Ajuda, s/n, Lisboa
Tel. 213 622 503
Outono O Jardim Botânico da Ajuda organiza a 7ª Festa do Outono que, como todos os anos, promete muita animação para toda a família. As atividades oferecidas incluem feira de jardinagem e de produtos naturais, venda de plantas, exposição e venda de orquídeas promovida pela Associação Portuguesa de Orquidofilia e exposição de bromélias aéreas, visitas guiadas ao jardim, demonstrações, palestras, ateliês, jogos, concursos, espetáculos musicais e muita animação pelo grupo de teatro infantil Animarte. Nos dias 9 e 10 de outubro das 10h às 18h. Ver mais informações em www.jardimbotanicodajuda.com .


Castelo de São Jorge
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Morcegos Os jardins e muralhas do Castelo de São Jorge abrigam pelo menos cinco das 24 espécies de morcegos existentes em Portugal continental. As visitas aos morcegos que vivem no castelo, este ano, estão a chegar ao fim, mas ainda é possível conhecê-los antes de começarem a hibernar. Durante duas horas, na companhia de um biólogo, é possível aprender como funciona um detetor de ultrassons e descobrir os sons que emitem os morcegos num passeio pelos jardins, muralhas e Núcleo Arqueológico e ficar a perceber a sua importância no funcionamento dos ecossistemas. Nos dias 9, 15 e 16 de outubro, das 19h30 às 21h30, mediante marcação prévia. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .


Auditório do Espaço Monsanto
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 967 525 460
Fantoches A companhia Trupilariante de teatro-circo apresenta o espetáculo de fantoches e teatro "Lendas à Conquista de Portugal". Na peça, Maria e o Zé do futuro continuam as suas aventuras com a máquina do tempo. Como o dia está chuvoso, em vez de irem brincar ao ar livre, resolveram passear pelas lendas da conquista de Portugal, pois a Maria sempre sonhou em encontrar um cavaleiro andante. Mas os nossos heróis vão precisar da ajuda de todos os presentes nesta nova aventura. Nos dias 9 e 30 de outubro às 11h (durante a semana, disponível para escolas e grupos às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .


Teatro Bocage
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 912 449 909
Coragem O bullying e a violência escolar é o tema da peça "Vasco das Forças", sobre um menino chamado Vasco, pequenote e franzino, que era gozado no recreio pelos seus colegas mais altos e mais fortes. Inspirado na coragem e valentia do seu trisavô, a quem chamavam Saraiva das Forças, Vasco resolve enfrentar os colegas: sem recurso à violência e sem andar à pancada, utiliza a sua inteligência e rapidez de pensamento e ação para a sua própria defesa e a defesa dos mais fracos, passando a ser conhecido como Vasco das Forças. Nos dias 17 e 24 de outubro e 7, 14 e 21 de novembro, sempre às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


Auditório do Espaço Monsanto
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 967 525 460
Teatro-circo A companhia Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro-circo "Desafio à Gravidade". Na peça, dois malabaristas preparam-se para apresentar o seu espetáculo de monociclos, magia, malabarismo e dança acrobática quando descobrem que falta a partenaire. O problema acaba por ser resolvido, com alguns agradáveis percalços, e durante 40 minutos o público é transportado para um mundo alternativo onde se esquecem da gravidade devido às imagens e efeitos visuais criados pelos malabares. Nos dias 9 e 10 de outubro às 15h (durante a semana, disponível para escolas e grupos às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .


Jardim Zoológico de Lisboa
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 960
Animais O Centro Pedagógico do Zoo oferece, até ao mês de novembro, três novidades na área dos programas de animação para os mais novos. Um deles, "Sábados Selvagens", para famílias (crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por adultos), permite aprender in loco, pela mão dos tratadores, treinadores e profissionais do Zoo um pouco mais sobre a vida animal (todos os sábados a partir das 10h). Um outro é o ateliê "Quando os Animais Saem dos Contos..." para crianças entre os 4 e os 10 anos, onde será contada uma história em que as personagens principais são espécies de animais que os pequenos poderão conhecer ao vivo no Zoo (todos os sábados e domingos das 10h às 13h). Quanto a "Safari no Zoo!", para crianças dos 6 aos 12 anos, inclui várias atividades como a ajuda na manutenção de alguns animais, o auxílio aos treinadores na preparação da apresentação de aves em voo livre e a visita aos bastidores da Baía dos Golfinhos (todos os sábados das 10h às 18h). Além disto, as crianças a partir dos 6 anos de idade podem fazer a festa de aniversário no Zoo, que oferece nove programas base de atividades variadas para os jovens, suas famílias e convidados. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.zoo.pt .


Núcleo Arqueológico do Millennium bcp
Rua Augusta, 84, Lisboa
Tel. 211 131 004
Ossos A Fundação Millennium bcp, realizadora da exposição "Ossos que Contam História", decidiu prolongá-la até ao fim do ano. Esta mostra exibe vestígios arqueológicos de animais vertebrados que coexistiram e coexistem ainda com a espécie humana. A exposição apresenta, de forma pedagógica, fragmentos da história do Homem e dos animais 'contada' através dos ossos de animais recuperados no decurso das escavações realizadas no espaço atualmente ocupado pelo Núcleo Arqueológico, próximo do Arco da Rua Augusta. Tudo isto é apresentado sob a forma de jogos em que cada jovem assume o papel de arquezoólogo. A entrada é gratuita e a mostra vai estar patente até 31 de dezembro, de segunda a sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h. Ver mais informações em www.millenniumbcp.pt .


Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt .


Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. A exposição está patente até fevereiro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


Museu do Brinquedo
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Transportes O museu apresenta a exposição "Meios de Transporte", composta por objetos que primam pela sua antiguidade, representatividade e raridade. A mostra revela como o Homem, para o seu próprio transporte e para o transporte de bens e mercadorias, melhorou técnicas, inventou materiais e construiu mecanismos capazes de se moverem pelos seus próprios meios na terra, no mar e no ar. Até 31 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .


Chapitô
Costa do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550
Ateliês O Chapitô oferece dois tipos de ateliês para crianças entre os 4 e os 12 anos. Um deles é o "Mundo da Fantasia e do Circo", onde poderão praticar diversos exercícios ligados ao mundo circense, às segundas-feiras, das 17h30 às 18h30. E o outro é "Capoeira", onde poderão juntar-se à roda viva da dança-luta brasileira, às quintas-feiras, das 17h30 às 18h30. Ver mais informações em www.chapito.org .


Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449 - 003 Lisboa
Telefone: 21 361 24 00
Big Bang O CCB apresenta o Big Bang, Festival Europeu de Música e Aventura, um projeto apoiado pelo Programa Cultura da União Europeia que reúne compositores, músicos e performers tanto portugueses como europeus para apresentarem os seus projetos de criação às crianças. O principal objetivo é contribuir e estimular as crianças para a criação de música de qualidade. Destinado a crianças entre os 4 e os 12 anos, estará aberto para escolas no dia 8 de outubro, sexta-feira, e para as famílias no dia 9, sábado.



 

NORTE E CENTRO


Teatro da Vilarinha
Rua da Vilarinha, 1386, Porto
Tel. 226 108 924 e 968 771 252
República A companhia Pé de Vento abre a sua nova temporada com a peça "Vem Aí a República..." O novo regime chegou em 5 de outubro de 1910 mas estava iminente desde 31 de janeiro de 1891, como mostra o espetáculo que parte de uma montagem de textos que trazem até aos nossos dias as vozes republicanas que há 100 anos acreditaram ser possível criar um Portugal diferente. A peça é o contributo da companhia para o conhecimento do que foram as lutas pelos ideais republicanos que, no Porto, começaram muito antes, com o 31 de janeiro de 1891 como provam os jornais da época, reclamando igualdade, solidariedade e fraternidade. De 9 a 24 de outubro, aos sábados às 21h45 e aos domingos às 16h. Ver mais informações em http://teatropedevento.blogspot.com .


ACE/Teatro do Bolhão
Praça Coronel Pacheco, 1, Porto
Tel. 222 089 007 e 917 472 842
Espetáculo "A Menina e o Mar" é um fabuloso pretexto para reviver uma obra de Sophia de Mello Breyner Andresen que fez sonhar gerações sucessivas de crianças. Com uma forte componente visual, o espetáculo articula o trabalho predominantemente físico dos intérpretes com a manipulação de marionetas e a linguagem gestual. Até ao dia 22 de outubro, de segunda a quinta às 10h30 e 15h, sextas às 10h30 e domingos às 16h. Ver mais informações em http://teatrodobolhao.blogspot.com .


Teatro do Campo Alegre
Rua das Estrelas, s/n, Porto
Tel. 226 063 000
Marionetas Márcia e Leonel, a 'Trupe Marcel' que nos finais do século XIX ganha a vida através da arte de representar, segue até finais de 1910, época em que se cruzam com monárquicos, republicanos, maçons, carbonários - toda uma galeria de personagens que ajudam a perceber como e porquê caiu a monarquia em Portugal e a relembrar a implantação da república. No dia 8 de outubro às 10h30 e 15h. Ver mais informações em http://seducativo-tca.blogspot.com .


Fundação de Serralves
Rua D. João de Castro, 210, Porto
el. 226 156 500
Percurso O Serviço Educativo, no âmbito do programa Famílias em Serralves 2010, oferece o percurso "Água no Parque". Nesta oficina os participantes exploram a rede hídrica subterrânea do Parque de Serralves. Munidos de lanternas, frascos de recolha e pipetas, visitam a mina e fazem colheitas de água, para observar os pequenos organismos aquáticos que habitam o lago. No dia 10 de outubro às 11h (acesso gratuito, levantar senha na receção do museu a partir das 10h). Ver mais informações em www.serralves.pt .


Museu Nacional da Imprensa
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Viagem ao Mundo do Papel", para crianças a partir dos 4 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de dezembro, todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .


Centro Multimeios de Espinho
Avenida 24, 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe quatro interessantes sessões às crianças e às suas famílias até ao mês de dezembro. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Acampar com as Estrelas", aos sábados às 17h, para maiores de 10 anos. E "Dois Pequenos Pedaços de Vidro", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece a sessão "Observação do Sol", aos sábados às 15h30 e 16h30, sempre que as condições atmosféricas existentes não sejam adversas. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt .


Parque Temático Molinológico
Ponte da Igreja, Ul, Oliveira de Azeméis
Tel. 256 664 043 e 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .


Museu da Ciência - Laboratório Chimico
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos vários ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. Um deles, "Muda de Cor", pergunta: o que têm em comum o vinagre e o limão ou a pasta de dentes e o limpa-vidros? Depois convida a ver como os líquidos podem mudar de cor e a descobrir porquê. No dia 9 de outubro das 15h às 16h30 para crianças a partir dos 6 anos. Um outro, "Calendário Astronómico", também faz perguntas: porque começou o ser humano a olhar para o céu e quando apareceram os primeiros calendários? Caso os jovens queiram saber as respostas, devem frequentar este ateliê onde poderão construir um calendário astronómico. No dia 16 de outubro das 15h às 16h30 para crianças a partir dos 8 anos. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.pt .


 

Faça-nos chegar informações

Se tem informações sobre actividades para crianças e jovens, contacte Pedro Andrade através do mail: pandrade@expresso.impresa.pt


Opinião


Multimédia

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Hoje é dia de cozido serrano... light

O Talasnal é talvez a mais famosa das aldeias de Xisto da Lousã, cheia de carisma e de pormenores que fazem esquecer o tempo a passar. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta receita.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.


Comentários 0 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub