0
Anterior
Leve as suas crianças (de 12 a 20 de janeiro)
Seguinte
Leve as suas crianças (de 26 de janeiro a 3 de fevereiro)
Página Inicial   >  Cultura  >  Leve as suas crianças  >   Leve as suas crianças (de 19 a 27 de janeiro)

Leve as suas crianças (de 19 a 27 de janeiro)

|
Leve as suas crianças (de 19 a 27 de janeiro)

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, este ano mudou a sua programação, oferecendo novas atividades aos mais novos. A Associação Danças com História é um exemplo, com seu novo programa "Danças para Três Princesas", onde vai evocar o passado apresentando o espetáculo "D. Isabel, Princesa de Portugal e Duquesa de Borgonha", bailado por um grupo de nobres fidalgos primorosamente vestidos (ver roteiro Lisboa e Sul). Este é apenas um dos lugares apontados pelo Expresso, de norte a sul do país, onde poderá levar as suas crianças. Veja aqui muitos outros mais.




LISBOA E SUL


AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Teatro-circo A companhia Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro-circo "O Guardião do Mundo Encantado". Chegou a noite de Natal. A noite mais longa do ano, a única em que é possível atravessar o portal mágico para brincar no mundo da fantasia e viver aventuras de espantar. Esta é uma viagem fantástica e um menino muito especial espera durante todo o ano por esta noite mágica em que pode atravessar o portal e reencontrar os seus amigos brinquedos, para com eles viver emocionantes aventuras. Brincam, riem e combatem o terrível Adamastor, o temível monstro do portal do mundo encantado, que se solta das suas amarras e ameaça apanhar todos os brinquedos que vivem no mundo mágico. Para o deter, o menino e os seus amigos brinquedos enchem-se de coragem e partem em busca do feitiço supremo, o mais enfeitiçado de todos, o feitiço mais poderoso de todos os universos, para conseguirem aprisionar o terrível Adamastor e poderem voltar a ser livres, felizes e brincalhões sem o monstro atrás deles. Este é um espetáculo de teatro-circo onde o público vai encontrar a magia do Natal, da fantasia e do circo, numa grande aventura que fala sobre amizade, coragem e determinação, para que se possa seguir em frente contra todas as adversidades e obstáculos. De 21 de janeiro até ao dia 29 de abril, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .


CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Dança A Associação Danças com História, no seu novo programa "Danças para Três Princesas", vai evocar o passado apresentando o espetáculo "D. Isabel, Princesa de Portugal e Duquesa de Borgonha", bailado por um grupo de nobres fidalgos primorosamente vestidos. Em 1430, no meio de sumptuosas cerimónias, a infanta D. Isabel, filha de D. Filipa e de D. João I, desposou Filipe o Bom, duque de Borgonha, o mais influente governante do seu tempo. D. Isabel, uma mulher à frente do seu tempo, rodeou-se de artistas e poetas, tendo sido uma reconhecida mecenas das artes. "E chamaram-lhe 'La Portingaloise', nome de dança, em jeito de sentida homenagem a uma dama, a uma dinastia e a um reino que um dia ousou transpor os seus limites". No dia 22 de janeiro às 11h. É aconselhável fazer inscrição prévia. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .


TEATRO DO BAIRRO
Rua Luz Soriano, 63, Lisboa
Tel. 213 473 358
Espetáculos Como parte das comemorações dos seus nove meses de vida, o teatro leva à cena duas peças para os mais novos. Uma delas é "FX - Efeitos Especiais", um espetáculo divertido, instrutivo e participativo onde os jovens apaixonados pelo lado mágico do cinema, durante uma hora, vão aprender, ver e experimentar alguns dos efeitos especiais que nos marcaram a nós e ao cinema desde os seus primórdios. Nos dias 22 e 29 de janeiro às 15h. E a outra é "Sonhos", um espetáculo baseado na peça "Sonho de Uma Noite de Verão" de William Shakespeare, que é um convite ao prazer e ao riso. A peça mais lírica e mágica de Shakespeare traz consigo o desejo de sonhar de olhos abertos. No dia 22 de janeiro às 19h. Ver mais informações em www.teatrodobairro.org .


MUSEU DA ELECTRICIDADE
Central Tejo - Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 210 028 130 e 210 028 190
Ateliês O museu oferece, até ao mês de dezembro, dois "Ateliers Elétricos" aos mais novos. Um deles é "Laboratório de Invenções", onde poderão conhecer a evolução da eletricidade, aos fins de semana e feriados às 11h e 16h. E o outro é "A Magia do Eletroíman", onde vão descobrir o que é, como se constrói e qual a utilidade de um eletroíman, aos sábados às 15h30 e aos domingos às 11h30. Além disso, no âmbito da exposição ILUSTRARTE 2012, oferece até ao dia 8 de abril quatro outros ateliês aos jovens: "Os Desenhos Andam Loucos", aos sábados às 11h30; "Fábulas de Esopo", aos sábados às 15h30; "Desenhar Diferente", aos domingos às 11h30; "Uma História com Muitas Mãos", aos domingos às 15h30. Ver mais informações em www.edp.pt/pt/sustentabilidade/fundacoes/fundacaoedp/museudaelectricidade/Pages/MuseuElectricidade.aspx .


PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Física O Pavilhão do Conhecimento apresenta a exposição "A Física no dia-a-dia", onde a interatividade vai para além da simples ação, acessível a visitantes com mobilidade reduzida e com conteúdos para o público cego. Esta mostra surpreendente pela sua simplicidade, baseada na obra "A Física no dia-a-dia" de Rómulo de Carvalho, utiliza objetos do quotidiano e explica inúmeros princípios básicos da Física clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. Na exposição não se encontram computadores, aparelhos eletrónicos complexos nem tecnologia de ponta. São 73 experiências com materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha. A mostra está organizada por divisões de uma casa - quarto, sala, escritório, despensa, cozinha e jardim - onde se exploram as principais áreas da Física clássica. Até ao final de setembro, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


MUSEU DO ORIENTE
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Teatro O Grupo de Teatro Infantil AnimArte apresenta, no auditório do Museu da Fundação do Oriente, o espetáculo "A Princesinha", para crianças a partir dos 6 anos. Uma menina órfã de mãe, Sara Crewe vive feliz num mundo de riquezas e carinhos com pai, o capitão Crewe, na Índia. Mas ao eclodir a Primeira Guerra Mundial o capitão, que pertence ao Exército britânico, tem de ir combater. Vai então a Londres deixar Sara num luxuoso colégio interno para raparigas, que é administrado pela temível Miss Minchin. Sara passa a conhecer o outro lado do mundo, um lado triste sem fantasia que ela pretende mudar. A sua criatividade, as histórias maravilhosas que conta, o fantástico país que descreve com tanto amor - a Índia - logo cativa a maioria das restantes meninas. Infelizmente no dia do seu aniversário chega a notícia de que o seu pai faleceu e que não lhe deixou qualquer bem. Sem ter outro familiar, Miss Minchin fica responsável por ela e decide pô-la a viver como criada, para pagar a sua estadia. Com coragem, imaginação e bondade, Sara supera as dificuldades e transforma a sua vida e sorte, bem como a dos seus amigos. Nos dias 22 e 29 de janeiro às 16h. Ver mais informações em www.museudooriente.pt .


SALA-ESTÚDIO OS PAPA-LÉGUAS
Rua Prof. Santos Lucas, 36 A, Lisboa
Tel. 210 970 654
Galinha A companhia Teatro Papa-Léguas encena no Auditório Carlos Paredes o espetáculo "A Adorável Galinha dos Ovos de Ouro". Os Sempre-em-Pé, Colimério Gasparito, o Doutor da Mula Ruça, Graciete Albertina e Zinda Zindinha, contam a história da galinha Estica-Larica que um dia desatou a botar ovos de ouro. Foi um frenesim na aldeia, com tudo num alvoroço, já que ovo de ouro é dinheiro, quer-se mais, sempre mais, e resolveram não ficar dias à espera. Vão direitinhos à galinha e até arrepia dizer o que aconteceu. Para saber tudo, só indo ver os Sempre-em-Pé contar como é que é. Até ao dia 24 de março, aos sábados às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, às 10h, 11h e 14h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatropapaleguas.net .


TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 912 449 909 e 214 788 120
Bichinho O teatro leva à cena a peça "Meu Bichinho Meu Amor", para crianças a partir dos 4 anos. O espetáculo foi criado através de um imaginário de poemas, canções e histórias infantis e tem por base as obras da escritora Luísa Ducla Soares. A peça conta com poesia, música, dança, jogos de formas e de representação e com interação com o público e pretende estabelecer os parâmetros básicos da ética, a saber, "porque devo seguir regres?" Nos dias 21 e 28 de janeiro às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 912 449 909 e 214 788 120
Paraíso O teatro leva à cena a peça "A Ilha do Paraíso", para crianças a partir dos 6 anos. Tudo começa numa livraria onde a Clarinha escolhe um livro muito grande e pesado para oferecer ao seu amigo Luís, no seu aniversário. Luís era guloso e muito preguiçoso. Como era o único rapaz de família muito rica, todos lhe ofereciam presentes muito caros e vistosos para que, mais tarde, não ficassem esquecidos. Brincava muito sozinho, pois pensava que os outros só se aproximavam dele por causa da herança. A solidão ensinara-o a gostar de ler. Luís agarra-se ao livro que a Clarinha lhe oferecera e começa a lê-lo muito entusiasmado. Mais entusiasmado fica quando ouve a mãe a gritar: "Isto é o fim do mundo!" sem se aperceber que a mãe havia gritado porque o pai não conseguira comprar-lhe um presente. Bom... na realidade, Luís tinha tudo: um cão, um gato, um hamster, um periquito e um cágado. Eis senão quando o pai lhe decide oferecer um cruzeiro às Caraíbas. Nas profundezas do mar, Luís inicia a sua aventura imaginária na ilha do Paraíso, onde conhece um compincha chamado Cara-de-Muitos-Amigos. Nos dias 22 de janeiro e 4, 11, 18, 21 e 25 de fevereiro às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Musical O Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "O Mundo Mágico de Jack" para crianças a partir dos 4 anos, numa nova versão da história "João e o Pé de Feijão". Inspirado no conto de fadas publicado anonimamente pela primeira vez em Londres, no ano de 1807, por Benjamin Tabart, sob o título "A História de Jack e o Pé de Feijão", esta é uma versão de teatro musical interpretada por uma equipa de artistas, numa linguagem de espetáculo integrado em que a arte de representar se funde com a música, o movimento coreográfico, os cenários, os figurinos e a luz. Quando Jack nasceu, os seus pais viviam num lugar que era uma terra de ninguém. Este lugar tinha tudo. E todos se davam bem, cultivavam, partilhavam e a felicidade era tanta que ao fim do dia cantavam. Mas um dia, algo estranho aconteceu. Relâmpagos, trovoada, dizem que a terra tremeu. Foi então que perceberam que tudo estava diferente. Dos terrenos cultivados não havia, nem sinal, os animais fugiram, algumas casas caíram, e foi então que perceberam que tudo estava diferente. Foi nesse dia distante que Jack nasceu. E a história vai começar! Até ao dia 27 de maio de 2012, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos até 22 de junho de 2012, as terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com .


ACADEMIA DE SANTO AMARO
Rua Academia Recreativa de Santo Amaro, 9, Lisboa
Tel. 213 636 637 e 910 518 755
Musical A Academia de Santo Amaro apresenta o espetáculo "A Cigarra e a Formiga - o Musical", para crianças a partir dos 3 anos, numa adaptação feita a partir da fábula de Jean de La Fontaine. Violeta é uma menina que, como todas as crianças, tem uma imaginação muito fértil. É ela que convida o público, através da sua voz, a viajar para um lugar longe daqui, onde os animais falam e tudo é mágico. Entre canções, danças e muitas gargalhadas, os jovens acompanham a vida louca da Cigarra, o que permite perceber que, com a chegada do frio do inverno, as Formigas tinham razão quando a aconselharam a trabalhar. Porém, depois de assumir os seus erros e perceber que sem esforço e dedicação nada se faz, a Cigarra acaba por animar o grande Baile de Inverno das Formigas, onde todos cantam e dançam à fartura e abundância, fruto do esforço e trabalho. Até ao dia 26 de fevereiro, aos sábados e feriados às 15h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 11h e às 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.acigarraeaformigaomusical.com .


MUSEU DO COMBATENTE
Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Tel. 927 383 139 e 213 017 225
Insetos "Micro-Safari, o Mundo Escondido a Seus Pés" é a maior exposição de insetos vivos de todo o mundo. Nesta mostra há espaço para cobras, lagartos, insetos tropicais e exóticos, caracóis gigantes africanos, dragões-barbudos australianos, tarântulas, escorpiões, entre outros. Mais de 100 espécies de animais vivos vão estar em exposição. A mostra conta com uma componente didática muito importante, uma vez que se consegue depreender a biodiversidade de vida que habita o nosso planeta através da enorme variedade de outros animais e plantas que existem no mundo, assim como os lugares onde vivem e o ambiente que os rodeia. Até 31 de março, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 17h. Ver mais informações em www.ligacombatentes.org.pt .


PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Minitores O seu filho gosta de ciência, experiências e desafios? Procura atividades para preencher as suas tardes de sábado? Então inscreva-o no Clube de Minitores Ciência Viva. Neste clube, as crianças dos 8 aos 12 anos vão explorar o Pavilhão do Conhecimento, as suas exposições e módulos. Poderão também partilhar o seu gosto pela ciência com os nossos visitantes, apresentando atividades e colocando-lhes desafios. Os seus filhos vão fazer e comunicar ciência! A quota do Clube de Minitores Ciência Viva inclui tardes cheias de atividades, desafios e conhecimento, exploração dos módulos da área expositiva, acompanhamento de um monitor com formação especializada e participação em eventos especiais da nossa programação. Atividade permanente, aos sábados das 14h30 às 18h30 (exceto nos dias 24 e 31 de dezembro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


MUSEU DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt .


MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


OCEANÁRIO DE LISBOA
Esplanada D. Carlos I, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 002 e 218 917 006
Tartarugas O Oceanário oferece aos mais novos, no auditório Mar de Palha, uma peça de teatro musical que promete agradar a todo o público infantil. O espetáculo "Careta, a Tartaruga que Defende o Planeta!" relata a aventura de duas tartarugas marinhas - a Careta e a Casquinha - que atravessam juntas os oceanos, fazendo amigos e descobrindo os valores da amizade, da confiança, a importância de escutar os mais velhos e aprendendo sobre a diversidade da vida no planeta. Inserida no âmbito da exposição temporária "Tartarugas marinhas. A viagem", o musical pretende reforçar os conteúdos abordados na mostra de uma forma lúdica e pedagógica, alertando para as dificuldades de sobrevivência destas espécies, atualmente ameaçadas. Até setembro de 2012, aos sábados, domingos e feriados às 16h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h15 e 11h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.oceanario.pt .


JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Sábados Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico e visitar a sua fauna: mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt .


CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Visita O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias, às 12h e 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .


CHAPITÔ
Costa do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550
Ateliês Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as segundas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às19h. Ver mais informações em www.chapito.org .


LITTLECHEF
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A, Lumiar - Lisboa
Tel. 914 333 385 e 917 182 892
Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .


AUDITÓRIO MUNICIPAL LOURDES NORBERTO
Largo da Pirâmide, 3N, Linda-a-Velha - Oeiras
Tel. 214 141 739
Fantoches O Intervalo - Grupo de Teatro apresenta o espetáculo infantil "O Cavalo que Queria Ser Artista", uma estória de fantoches que se tornam 'gente crescida' e de um cavalo que queria ser artista de circo. Esta é uma estória cheia de amor e de sonho Até ao dia 26 de fevereiro, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h. Ver mais informações em www.intervaloteatro.net .


TEATRO INDEPENDENTE DE OEIRAS
Rua Dr. José Joaquim de Almeida, 2, Santo Amaro de Oeiras - Oeiras
Tel. 213 020 003 e 964 037 667
Musical O teatro apresenta o espetáculo "Planeta Tupi" para crianças a partir dos 6 anos. A ação desenrola-se no ano de 3501 em dois mundos: no planeta Tupi, onde se vive em harmonia com o meio ambiente e respeito pela natureza; e no planeta Terráquea, onde o abuso e destruição dos recursos naturais transformaram a vida ao ponto de a comida ser sintética, haver falta de oxigénio, a água ser poluída e venenosa, e não existirem árvores, plantas ou frutos. A missão do jovem Acauã, que será teletransportado do planeta Tupi para Terráquea, é humanizar os habitantes deste planeta para que tenham uma vida mais saudável e feliz. Com a ajuda de três amigos terráqueos, tudo irá fazer para que volte a existir água potável, ar respirável, lagos descontaminados e até reavivar relações afetivas como a amizade, a união e o amor. Uma grande aventura musical infantil, que recupera valores essenciais como a amizade, felicidade, amor e uma forte preocupação ecológica e de respeito pelo meio ambiente e biodiversidade. Até ao dia 29 de abril, aos sábados e domingos às 15h30 (disponível para escolas e grupos, de segunda a sexta, mediante marcação prévia, em horários a combinar). Ver mais informações em www.teatrodeoeiras.com .


CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Natal A Associação Tenda apresenta, no Auditório do Centro Cultural Malaposta, a peça de teatro infantil "Baldecas". É véspera de Natal e na família Baldecas espera-se, ansiosamente, pelo Pai Natal. Laura, Glória e Pedro não conseguem dormir e, nesse ano, prometem apanhar o Pai Natal em flagrante. Como é o Pai Natal? É grande ou pequenino? Vai trazer muitas prendas? A que horas ele chega? Entre aventuras e peripécias, as três crianças vão viajar pelo imaginário dos sonhos. Até ao dia 29 de janeiro, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta às 10h e 14h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.malaposta.pt .


CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Soldadinho O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta, na Sala Experimental, a peça de teatro infantil "As Aventuras e Desventuras de um Soldadinho de Chumbo". O espetáculo cheio de magia, entre a imaginação e a realidade, inspirado num clássico de Hans Christian Andersen, conta a história do Soldadinho que se enamora de uma lindíssima Bailarina, e se vê envolvido numa fantástica aventura. Tudo se passa num fantasioso quarto de brinquedos, quando uma Boneca de Corda, o Homem dos Sete Instrumentos, um Relógio-Despertador, um divertido Palhaço e a Fada-Flor se apercebem da presença dos jovens espetadores e com eles partilham a fantástica história do Soldadinho e da Bailarina, que ao longo do espetáculo se vão ainda cruzar com outras divertidas personagens. Uma história onde, para que tudo acabe bem, os grandes protagonistas são valores como o amor e a amizade. Até ao final de junho de 2012, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h30 e às 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.malaposta.pt .


ESPAÇO TEATROESFERA
Rua Cidade Desportiva, s/n, Monte Abraão - Queluz, Sintra
Tel. 214 303 404 e 919 007 859
Fantoches O Teatroesfera e o Teatro do Elétrico apresentam "Fantoches Gigantes", um espetáculo para toda a família que desafia a mente, baralha os sentidos e faz cócegas na tradição. Originário da tradição europeia de marionetas de luva, o Teatro de Robertos português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no século XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do século XX. Neste espetáculo, os fantoches ganham uma outra medida: as pequenas luvas passam para uma dimensão gigante. É uma peça com grande impacto visual, linguagem divertida e plena de surpresas. Até ao dia 29 de janeiro, aos sábados e domingos às 16h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta, às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://teatroesfera.blogspot.com .


MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Espaço O Museu do Brinquedo inaugura uma nova mostra destinada aos mais novos, "Brinquedos do Espaço", na Sala de Exposições Temporárias. Oriundos de um contexto histórico-social muito específico, o pós-guerra, estes brinquedos tornaram-se cada vez mais realistas e sofisticados. Os primeiros brinquedos espaciais surgiram no Japão e na Rússia, países que nos anos 50 retomaram a produção de brinquedos, cessada durante o tempo da Segunda Guerra Mundial. O programa de exploração espacial que em 1957 lançou o primeiro satélite Sputnik e os voos espaciais experimentais, serviram de fonte de inspiração para os fabricantes. Com as sucessivas conquistas do espaço e o desenvolvimento da aeronáutica espacial, esses brinquedos de luz e som tornaram-se rapidamente efémeros e obsoletos. Hoje trazê-los de volta ao palco representa não só valorizar marcos importantes da história do Homem mas também, suscitar recordações e brincadeiras de pais e avós, crianças de outrora. Até ao dia 29 de abril, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ver mais informações em http://www.museu-do-brinquedo.pt .


NORTE E CENTRO


FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210, Porto
Tel. 226 156 500
Oficina O Serviço Educativo da fundação, no âmbito do programa Famílias em Serralves 2012, oferece aos mais novos a oficina "Lengalengas Desenhadas". Sete e sete são catorze, com mais sete... Será que os jovens sabem o que vem a seguir? Capacete? Dezassete? Serão contas ou outras tantas, com palavras baralhadas, para a todos fazer brincar? Esta oficina convida os jovens a criarem uma lengalenga com desenhos a rimar. No dia 22 de janeiro, das 10h às 17h (funcionamento contínuo, entrada e participação gratuitas). Ver mais informações em www.serralves.pt .


TEATRO DO CAMPO ALEGRE
Rua das Estrelas, s/n, Porto
Tel. 226 001 000 e 226 001 002
Gramática A companhia Seiva Trupe encena no Teatro do Campo Alegre a peça "Os Agentes da Ordem Gramatical". Este espetáculo da Seiva Trupe vai demonstrar como rindo é possível aprender a gramática da língua portuguesa. A originalidade deste texto é grande e vai agarrar o público, nesta teatralização de conteúdos da disciplina de Português, mais precisamente, da aula de gramática. E que aula! O convívio com as categorias-personagens, os agentes da ordem gramatical, que nesta peça adquirem carne e osso sobre o palco, vai enriquecer o imaginário linguístico dos escolares e restante público, falantes e estudiosos da língua, a qual, convém ter presente, é a primeira instituição social: nada existe na sociedade sem que antes tenha sua existência na língua. Até ao dia 17 de fevereiro, de segunda a sexta, às 10h30 e às 15h. Ver mais informações em www.seivatrupe.pt .


MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .


MAR SHOPPING
Avenida Dr. Óscar Lopes, s/n, Leça da Palmeira - Matosinhos
Tel. 229 998 700
Dominguinhos Todos os domingos, o MAR Shopping oferece os "Dominguinhos", uma programação infantil destinada a crianças dos 3 aos 8 anos que inclui leitura de contos, espetáculo de fantoches e diversos ateliês como pintura, escultura, artes plásticas, reciclagem ou culinária. Os temas variam todos os meses, com atividades diferentes a cada domingo. No mês de janeiro o tema é "Ano Novo/Dia de Reis" e no próximo domingo o programa vai ser "Teatro de Fantoches: A Princesa e a Ervilha". No dia 22 de janeiro, às 11h e às 12h. Ver mais informações em www.marshopping.com .


ZOO SANTO INÁCIO
Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia
Tel. 227 878 500
Grátis O Zoo Santo Inácio decidiu que este mês a entrada é grátis para os mais pequenos. Na compra de um bilhete de adulto, o Zoo oferece o bilhete de duas crianças, numa promoção válida até ao dia 31 de janeiro. Com mais de 1200 animais de 300 espécies, como pinguins, panteras, zebras, hipopótamos, cobras, tarântulas, macacos e muitos outros, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita divertida e pedagógica. Entre as atrações contam-se assistir à alimentação dos pinguins de Humboldt e as demonstrações de vida selvagem, aves de rapina e répteis. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com .


CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe variadas atividades, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Química do Universo", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para toda a família. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados às 17h, para maiores de 12 anos. E "Acampar com as Estrelas", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece também várias atividades, destacando-se os programas Noites de Astronomia, no segundo sábado de cada mês às 22h, e Astronomia de Verão, durante os meses de verão, com observações noturnas, observações de chuvas de meteoros e palestras. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt .


PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO
Ponte da Igreja, Ul - Oliveira de Azeméis
Tel. 256 664 043 e 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .


MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos diversos ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. O próximo ateliê vai ser "Química Colorida", para crianças a partir dos 6 anos. As mudanças de cor são algo a que os químicos estão atentos. Mas que utilidade tem estas cores todas? Neste ateliê será possível fazer algumas análises químicas e descobrir as aplicações desta ciência na área da saúde. No dia 21 de janeiro, das 15h às 16h30. E a seguir vai ser o ateliê "Quando a Barriga Dá Horas", para crianças a partir dos 5 anos. Quando a barriga dá horas é preciso comer! Neste ateliê, os jovens vão obter resposta para muitas perguntas, como por exemplo: Porque comemos? O que acontece à comida na sua viagem pelo nosso corpo? Como deve ser uma alimentação saudável? No dia 28 de janeiro, das 15h às 16h30. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .


Faça-nos chegar informações

Se tem informações sobre actividades para crianças e jovens, contacte Pedro Andrade através do mail: pandrade@expresso.impresa.pt


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 0 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub