23 de abril de 2014 às 13:48
Página Inicial  ⁄  Cultura  ⁄  Leve as suas crianças  ⁄  Leve as suas crianças (de 17 a 25 de janeiro)

Leve as suas crianças (de 17 a 25 de janeiro)

Pedro Andrade (maisnovos@expresso.impresa.pt)
Leve as suas crianças (de 17 a 25 de janeiro)

A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta no Auditório do Espaço Monsanto, em Lisboa, o espetáculo de teatro, circo e ópera, "O Livro de Magik", uma aventura na terra da magia (ver roteiro Lisboa e Sul). Esta é uma das propostas apontadas pelo Expresso sobre lugares onde poderá ir com as suas crianças para passarem bons momentos juntos. Veja aqui muitos outros mais, situados de norte a sul do país.

 

 

 

 

 

 

LISBOA E SUL

 

MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Brindes O museu inaugurou, no dia 12 de janeiro, uma nova mostra no salão de exposições temporárias. Esta exposição não temática inclui diversas peças com brindes promocionais do início do século XX, como uma caixa de furos dos chocolates Regina; brinquedos artesanais, Lego, Playmobil, jogos, livros e um carrossel em madeira concebido pelo artista plástico português António Alfredo. Até ao final de abril, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .

CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Dança A Associação Portuguesa de Danças com História apresenta, todos os terceiros domingos de cada mês, um novo programa composto por espetáculos que variam a cada três meses. No mês de janeiro, o espetáculo vai ser "Danças do Tempo de Fernão Lopes (século XV)". Tendo como pano de fundo a sociedade representada nos "Painéis de São Vicente", Fernão Lopes, o cronista do reino, apresenta-nos as danças da corte da época, bailadas por um grupo de nobres fidalgos primorosamente vestidos. É aconselhável fazer inscrição prévia. No dia 20 de janeiro às 11h. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .

MUSEU DO ORIENTE
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Oficina O museu propõe, no âmbito do programa "Sábados em Oficina", a atividade "De Que Forma se Bebe o Chá?", para crianças dos 6 aos 12 anos. O chá é, a seguir à água, a bebida mais consumida no mundo. Na China, no Japão, na Índia, na Rússia, em Marrocos e em Portugal o chá prepara-se, bebe-se, serve-se e acompanha-se de variadas formas. Como pode uma simples bebida originar pelo mundo fora tantos rituais? O Museu do Oriente desafia os jovens a conhecer os rituais do chá em vários países do mundo. No dia 26 de janeiro, das 15h às 17h. Atenção: esta atividade exige que seja feita marcação até ao dia 21 de janeiro. Ver mais informações em www.museudooriente.pt .

PALÁCIO FOZ
Praça dos Restauradores, s/n, Lisboa
Tel. 213 462 157 e 213 476 129
Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior, exibe o filme "Derzu Uzala", legendado em português. O filme conta a história do encontro, no começo do século XX, de um militar, explorador e topógrafo, com um caçador e guia, de nome Derzu Uzala, e da amizade que os vai ligare ser cimentada ao longo de uma expedição. É também uma admirável reflexão sobre o fim de um mundo e de uma forma de vida. No dia 19 de janeiro às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/Cinemateca-Junior.aspx .

AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Teatro-circo A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro, circo e ópera, "O Livro de Magik", uma aventura na terra da magia, para crianças a partir dos 4 anos. Dois distintos professores entram em conflito por discordarem sobre a existência do livro de Magik, um antigo tomo perdido que regista a história da magia ao longo dos tempos e que, como todos os objetos mágicos, foi ganhando poder com o passar dos anos. A recuperação deste poderoso livro, irá permitir, finalmente, a confirmação da história da magia através dos tempos. Magott, um antigo ser mágico primordial, aproveita-se da pesquisa dos dois professores para tentar apoderar-se do livro de Magik e, finalmente, libertar-se da dimensão onde foi aprisionado pela ordem dos guardiões do Livro de Magik para proteger os seres humanos da sua maldade. Este é um espetáculo que utiliza as artes circenses conjugadas com o teatro, a interatividade com o público, a ópera e a dança. Até ao dia 26 de maio, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .

TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 214 788 120 e 912 449 909
Porquinhos O Bocage leva à cena a peça de teatro infantil "Os Três Porquinhos - A Nova Geração", para crianças a partir dos 6 anos. O lobo mau desapareceu. Na floresta, os porquinhos vivem felizes e descansados. Os anos passaram e o lobo mau tornou-se um mito. E agora, quem tem medo do lobo mau? A nova geração de porquinhos tem outras preocupações, só pensa em festas, doces e novas tecnologias. Mas será que o lobo mau desapareceu de vez? Ou está mais esperto e matreiro, à espera do momento certo para atacar? Esta é a nova geração, estes são os porquinhos dos nossos dias, com um lobo muito sofisticado à mistura. Juntos levam-nos numa viagem repleta de aventuras e ação, onde prevalece a amizade e a tolerância. Até ao dia 23 de fevereiro, aos sábados às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .

LISBON STORY CENTRE
Ala Nascente do Terreiro do Paço, 78-81, Lisboa
Tel. 210 998 597
Memória Uma viagem no tempo para conhecer a história da capital portuguesa, as peripécias dos seus heróis, episódios de lutas e conquistas, aventuras mas também destruição, é a sugestão do Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade para ocupar as férias de Natal dos mais novos. Durante cerca de uma hora, os jovens vão percorrer vários séculos de história e espaços da Lisboa de outros tempos, passando a conhecer as grandes personagens que fizeram da cidade o que ela é hoje. A visita passa por seis núcleos - "Mitos e Realidades", "Cidade Global", "1 de Novembro de 1755, o dia de Todos-os-Santos", "A Visão de Pombal", "A Praça: Política e Prazer" e "Lisboa Virtual". Neste último, miúdos e graúdos poderão ver, numa maqueta interativa do centro da capital portuguesa, os locais onde aconteceram os factos sobre os quais ouviram falar durante a visita. A visita inclui o visionamento de um filme que mostra os efeitos devastadores do terramoto de 1755 que, devido ao seu realismo, fazem com que o espectador se sinta parte da ação, numa verdadeira experiência imersiva. Todos os dias do ano, das 10h às 20h. Ver mais informações em http://www.visitlisboa.com/getdoc/73269e86-6c3d-46a7-b9e9-01d19e9d7a93/NodeAliasPath.aspx .

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Avenida de Berna, 45 A, Lisboa
Tel. 217 823 000
Alice A Gulbenkian apresenta, na Sala de Exposições Temporárias, a mostra "Um Chá Para Alice", visando celebrar a figura central do clássico de Lewis Carroll através de algumas das mais sugestivas ilustrações contemporâneas. A exposição reúne uma centena de originais de alguns dos melhores ilustradores contemporâneos (21 autores de 15 países), que apresentam o seu olhar único sobre uma obra que sempre constituiu uma inesgotável fonte de inspiração de artistas de todo o mundo: "Alice no País das Maravilhas". O eixo central da exposição é o emblemático episódio do chá do Chapeleiro Maluco e da Lebre de Março que inspirou ilustrações tão diversas quantos os autores presentes, e que serão mostradas em mesas desenhadas para o efeito. Serão ao todo 21 mesas, uma por cada ilustrador, com formas e alturas distintas, formando uma espécie de lagarta louca, onde todas ilustrações estarão expostas. A mostra têm entrada livre. Até ao dia 10 de fevereiro de 2013, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ver mais informações em http://www.gulbenkian.pt .

TEATRO POLITEAMA
Rua das Portas de Santo Antão, 109
Tel. 213 405 700 e 213 405 720
Musical O Teatro Politeama leva à cena "Peter Pan", um musical cheio de canções, acrobacias e bailados. Peter Pan vive na Terra do Nunca, tem uma amiga que é uma fada e é odiado por um pirata. Um dia, visita a menina Wendy, que vive em Londres com os pais e os dois irmãos mais novos. Os três pequenos voam com Peter Pan para a Terra do Nunca e juntam-se aos Meninos Perdidos. Junto com Peter Pan, a fada Sininho e os Meninos Perdidos, vão lutar contra o terrível Capitão Gancho, o seu imediato Canudo e os malvados piratas. Na Terra do Nunca irão também encontrar muitos índios, como a índia Lua Cheia, o urso Pena Branca, a sereia Maré verde e os seus Tritões, os deuses do mar e muitas fadas. Até ao final de abril, aos sábados, domingos e feriados às 15h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta às 11h e 14h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatro-politeama.com .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Ciência O Pavilhão propõe aos jovens a nova exposição interativa "A Ciência que Muda o Mundo", que mostra diversas descobertas científicas revolucionárias do último século e a forma como influenciam a nossa vida, dos cuidados básicos de higiene até às aplicações tecnológicas da física quântica. Um mundo dominado por microorganismos sem os quais não conseguiríamos viver, um Universo em expansão, um planeta com recursos finitos e um cérebro que começa a revelar os seus mistérios são os quatro temas da mostra. A exposição é constituída por um Lounge Ciência e por quatro grandes áreas temáticas: A Vida e a Mente, Viver Melhor, O Sistema Terra e Para além do Visível, abordando temas de Biologia, Psicologia, Sociologia, Geologia e Física, entre outros. Até julho de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
T.rex O Tiranossauro Rex foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos. Mas o que se sabe realmente sobre ele? Terá vivido em Portugal? Era caçador ou necrófago? Teria escamas ou penas? Como era o mundo na altura em que viveram os dinossauros e o que causou a sua extinção? Será que desapareceram todos, ou ainda haverá dinossauros por aí? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, "T.rex: Quando as Galinhas Tinham Dentes", concebida pelo Museu de História Natural de Londres, vai permitir recuar até ao final do período Cretácico, qualquer coisa como 66 milhões de anos. Tal como os verdadeiros paleontólogos, os jovens vão observar fósseis, analisar dados e comparar modelos de várias espécies de dinossauros. Os visitantes irão olhar nos olhos de um Tyrannosaurus Rex em tamanho real, com mais de cinco metros de comprimento, e assistir a cenas de enorme realismo com animais robotizados, tais como um T. Rex a alimentar-se de um Triceratops ou um Ankylosaurus a defender-se com a sua impressionante cauda. Os jovens poderão tocar num fóssil de pegada de saurópode, sentir como era a sua pele e conhecer um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauro do mundo, que pertenceu à espécie portuguesa Lourinhanosaurus. Até agosto de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Flauta A companhia Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "A Flauta Mágica", uma nova versão teatral da ópera homónima de Wolfgang Amadeus Mozart, uma fábula sobre o amor, a amizade e a sabedoria, para crianças a partir dos 4 anos. Tamino e Papageno são dois amigos, prontos para deixar a adolescência e entrar na idade da razão e do amor. Tamino é corajoso e a aventura não lhe mete medo. Papageno, um simples e divertido passarinheiro, ingénuo e com o bom senso de uma eterna criança. São estes dois amigos, com personalidades tão diferentes, mas com um mesmo sonho, o de encontrar o amor e a felicidade, que juntos, e com a ajuda de outras personagens, de uma caixinha de música e da flauta mágica, vão conseguir enfrentar alguns perigos e sair vencedores de situações e provas inimagináveis. Até ao final de maio de 2013, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos, às terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com .

MUSEU DO COMBATENTE
Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Tel. 927 383 139 e 213 017 225
Da Vinci O museu apresenta a exposição temporária "Leonardo da Vinci - Arte e Ciência (Covermatch)". Depois do sucesso da exposição "As Máquinas de Leonardo da Vinci" em vários países, realiza-se pela primeira vez uma réplica desta exposição em cobertura com fósforo, construída numa técnica que foi denominada de Covermatch. Esta exposição mostra a história e a vida de Leonardo da Vinci, com maquetes representantes de uma época, feitas em vários materiais e cobertas a fósforos, onde as asas da imaginação possibilitaram a realização das várias vertentes do saber. Até ao final de fevereiro, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 17h. Ver mais informações em http://www.ligacombatentes.org.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt  e em www.mc.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt  e em www.mc.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt  e em www.mc.ul.pt .

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Sábados Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico e visitar a sua fauna: mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt .

CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Visita O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias às 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .

LITTLECHEF
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A, Lumiar - Lisboa
Tel. 914 333 385 e 967 191 071
Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. Aos sábados e domingos, das 10h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, aos sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .

CHAPITÔ
Costa do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550
Ateliês Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as segundas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às 19h. Ver mais informações em www.chapito.org .

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Cinderela O Malaposta leva à cena o espetáculo de natal "A Cinderella", baseado no conto de Charles Perrault. O tradicional conto da Gata Borralheira é revisitado numa nova versão mágica para toda a família. Acertem os ponteiros do relógio e deixem-se transportar para um mundo de fantasia na companhia dos personagens desta famosa história. À meia-noite, a magia termina... plim, plam, plum! No dia 19 de janeiro às 16h e no dia 20 às 11h. Ver mais informações em http://www.malaposta.pt .

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Bela O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta o espetáculo de teatro para a infância "A Bela Adormecida". A peça conta a história da princesa Aurora, adormecida durante 100 anos, após os quais desperta, para a seu tempo encontrar a felicidade. No dia do seu nascimento, os reis abrem os portões do jardim do palácio ao povo, para com eles festejarem o feliz e tão desejado acontecimento. No meio da alegria, e enquanto se aguarda a chegada das fadas-madrinhas, rei e rainha convidam o povo a cantar e a dançar (ou seja, os atores encorajam o público a participar nos festejos). Mas após a entrada das três fadas-madrinhas, aparece inesperadamente uma outra fada e mostra o seu ressentimento por não ter sido convidada, prevendo para a bela princesinha um sono eterno, no dia em que completar 15 anos. Os reis, desesperados e ao mesmo tempo receosos de que aquela fada possa voltar com outras maldades, escondem a bela Aurora na casa de uma velha ama, mulher de confiança e que vive numa aldeia, longe do palácio real. Quinze anos passados, a princesa Aurora regressa ao seu lar, para festejar o dia do seu aniversário ao lado dos pais. É então que a mal-fadada profecia acontece mesmo, e a princesa cai num sono profundo do qual só despertará ao fim de 100 anos. Mas este é apenas o fio condutor da história, já que desde o dia do nascimento da princesa Aurora, até ao desejado fim feliz, muitas outras surpresas surgirão, numa peça cheia de magia, humor e lindas canções. Até julho de 2013, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas, de terça a sexta, às 10h30 e 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.malaposta.pt .

MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Brincadeiras O museu está a comemorar 15 anos de instalação no seu atual local, o edifício do antigo quartel de bombeiros, na Vila de Sintra. Mais de 750 mil pessoas já visitaram este espaço. No âmbito dessa comemoração, mostra em pormenor 15 dos 60 mil brinquedos expostos do seu acervo e a eles dedica uma atividade especial. Cada um destes 15 brinquedos vai dar origem a uma brincadeira diferente e o museu lança um desafio a todos os jovens: venha participar nelas! Até ao dia 13 de novembro de 2013, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .

MUSEU DA CIDADE
Praça João Raimundo, s/n, Almada
Tel. 212 734 030
Brincadeiras O museu apresenta a exposição "Brincadeiras dos Nossos Avós". Centrada nas memórias da infância e no seu universo lúdico, a mostra convida os visitantes a recuar a um tempo anterior à massificação do brinquedo, onde a criatividade, a preciosidade do objeto, e, na maior parte das vezes, a invenção do próprio brinquedo eram os grandes aliados do brincar. Nesta exposição, almadenses anónimos partilham canções e lengalengas, histórias de brincadeiras e narrativas de aventuras enquadradas por antigos brinquedos. Carrinhos de rolamentos, bonecas de pano e de celuloide, brinquedos em pasta de papel, folha ou madeira e papagaios de cana são alguns dos objetos apresentados, cedências de almadenses e do Museu do Brinquedo de Sintra, que evocam memórias, técnicas de construção e saberes centenários. O museu tem também uma programação especial para os mais pequenos, sujeita a marcação prévia. Até ao dia 26 de maio, de terça a sábado (salvo feriados), das 10h às 13h e das 14h às 18h. Ver mais informações em http://www.m-almada.pt/museus .

 

NORTE E CENTRO

FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210, Porto
Tel. 226 156 500
Percurso O Serviço Educativo da fundação, no âmbito do programa Famílias em Serralves 2013, oferece aos mais novos o percurso "Árvores e Arbustos do Parque". Os percursos de exploração permitem ver, experimentar, criar, brincar, passear, descansar, descontrair, e também realizar uma viagem de descoberta do ambiente, da biodiversidade e da paisagem. No dia 20 de janeiro às 11h (acesso gratuito mediante levantamento de senha a partir das 10h na receção do museu). Ver mais informações em www.serralves.pt .

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável. Os papéis obtidos são impressos nas máquinas que compõem a exposição "Memórias vivas da Imprensa". Para uma produção personalizada das folhas de papel, é aconselhável que os participantes tragam de casa desperdícios reutilizáveis como cascas de cebola, pétalas de flores, etc. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde serão desafiados a construir um livro, através de dobragens e colagens. No final da atividade, as crianças podem decorar os trabalhos, imprimindo nas máquinas expostas. Para uma recordação especial, o Museu poderá criar uma gravura personalizada para o grupo. Todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30 (para escolas, somente de segunda a sexta, nesses mesmos horários). Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .

ZOO SANTO INÁCIO
Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia
Tel. 227 878 500
Animais Com mais de 1200 animais de 300 espécies, como pinguins, panteras, zebras, hipopótamos, cobras, tarântulas, macacos e muitos outros, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita divertida e pedagógica. Entre as atrações contam-se assistir à alimentação dos pinguins de Humboldt e as demonstrações de vida selvagem, aves de rapina e répteis. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, com a última entrada às 16h. Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com .

CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe variadas atividades, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 17h, para maiores de 4 anos. "Química do Universo", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para toda a família. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados às 15h, para maiores de 12 anos. E "Acampar com as Estrelas", aos domingos às 15h, para maiores de 10 anos. O Observatório Astronómico, que está equipado com um dos maiores telescópios a nível nacional, oferece por seu lado várias atividades, destacando-se o acompanhamento de efemérides astronómicas mais esporádicas, por forma a permitir a observação de eclipses, asteroides ou supernovas, entre outros. Ver mais informações em www.multimeios.pt .

PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO
Ponte da Igreja, Ul - Oliveira de Azeméis
Tel. 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. Todos os dias (salvo as terças, quando está encerrado), das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com  .

MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência, com o programa Aniversário no Chimico, o convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .

Pedro Andrade
maisnovos@expresso.impresa.pt

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub