0
Anterior
Leve as suas crianças (de 5 a 13 de maio)
Seguinte
Leve as suas crianças (de 19 a 27 de maio)
Página Inicial   >  Cultura  >  Leve as suas crianças  >   Leve as suas crianças (de 12 a 20 de maio)

Leve as suas crianças (de 12 a 20 de maio)

|
Leve as suas crianças (de 12 a 20 de maio)

LOBO
A companhia Rei Sem Roupa apresenta no Teatro da Vilarinha o espetáculo "Mau Lobo Mau", uma versão da história do Capuchinho Vermelho, sob o prisma do anti-herói, que é o lobo. Recorrendo a linguagens de clown, bufão e melodrama, dois atores dão vida a 14 personagens e marionetas, vastas paisagens e a todo o reino animal, numa encenação que abre inusitadas perspetivas sobre este conto popular. (ver roteiro Norte e Centro)



LISBOA E SUL


CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Dança A Associação Portuguesa de Danças com História, no âmbito do programa Domingos em Família, vai evocar o passado apresentando "Danças com História - da Carola à Pavana na Corte de D. João I". "Dançar é cousa que se demanda a ledice que os homes hão!" A Mourisca, Marazula, Danse de Clèves, Branle des Chevaux, Pavana, Saltarello, La Portingaloise, Regina, Lauro, Allemande e a Carola - 10 danças apresentadas e comentadas por um Arauto, bailadas por um grupo de nobres fidalgos primorosamente vestidos e acompanhadas pelas momices de um Bobo acrobata que convida o público a participar na última dança. Esta evocação divulga os aspetos culturais, humanistas e sociais do final da Idade Média e do Renascimento português através dos rituais da etiqueta, da estética, da postura, do vestir e das danças, recriando a sociedade palaciana da época com personagens trajados a rigor e destacando a simbologia de alguns adereços. No dia 15 de maio às 11h (é aconselhável fazer marcação prévia). Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .


MUSEU DO ORIENTE
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Oficina O museu propõe às crianças dos 6 aos 12 anos, no âmbito do programa Sábados em Oficinas, a atividade "Brincar na Ásia". Será que na China os brinquedos são iguais aos nossos? E no Japão? Os jovens vão descobrir mil e uma maneiras de brincar, algumas iguais e outras diferentes das daqui e, no fim, levarão o seu próprio brinquedo para partilhar com os seus amigos. No dia 21 de maio das 15h às 17h (é necessário fazer marcação prévia até ao dia 16 de maio). Ver mais informações em www.museudooriente.pt .


MUSEU DA MARIONETA
Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146, Lisboa
Tel. 213 942 810
Marionetas O museu tem duas propostas de atividades inseridas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus. Uma delas, no âmbito do programa Atelier para Famílias, é "Marioneta XXL", para crianças dos 6 aos 12 anos. Para comemorar o Dia dos Museus, é lançado um desafio: a criação de uma enorme marioneta que irá ser construída em conjunto por várias famílias. Daqui surge um braço, dali uma cabeça, acolá uma perna bem comprida. E para manipulá-la? Todos terão de ajudar! Usando materiais reutilizados, como garrafas de plástico ou caixas de cartão, as crianças vão construir uma marioneta em tamanho XXL. No final será realizado um pequeno filme de animação para mostrar a todos os amigos! No dia 14 de maio, das 10h30 às 12h30. A outra, no âmbito do programa Manhãs Criativas, é "Museu para Armar e Desarmar", para crianças com mais de 6 anos. Será que os jovens sabem que o Museu da Marioneta fica num convento? E que aqui viveram as freiras bernardas há muito tempo atrás? Para comemorar o Dia Internacional dos Museus os participantes vão construir o Museu da Marioneta numa escala menor. Com este museu portátil vai ser possível dar largas à imaginação e reinventar as histórias que nele estão guardadas. No dia 15 de maio, das 10h30 às 12h30. É aconselhável fazer marcação prévia para estas atividades. Ver mais informações em www.museudamarioneta.pt .


SALA-ESTÚDIO OS PAPA-LÉGUAS
Rua Professor Santos Lucas, 36-A, Lisboa
Tel. 210 970 654
Capuchinho A companhia Teatro Papa-Léguas encena a peça "Porque é que o Capuchinho é Vermelho?" Toda a gente já ouviu falar na história do Capuchinho Vermelho, a menina que andava sempre com uma capa com carapuço e que tinha de atravessar um bosque para ir até à casa da avó até ao dia em que encontrou um lobo. Pois bem nesta história Capuchinho Vermelho também encontra o Lobo, mas encontra também um Pintor, uma Velhota Transparente, um Hippie, uma Árvore Mágica e um Caçador-Doutor. Será que o Lobo é mesmo mau? Será que vai querer comer tudo e todos? Será que nada mudou? As respostas estão nesta peça. De 14 de maio a 24 de julho, aos sábados e domingos às 16h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h, 11h e 14h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatropapaleguas.net .


AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Fantasia A companhia Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro-circo "À Descoberta da Fantasia". O espetáculo decorre na noite mais longa de todo o ano, a noite em que os nossos sonhos ganham contornos de realidade e nos transportam a mundos de fantasia e aventuras de espantar. Nesta viagem a um universo encantado, em que objetos ganham vida como que num passe de magia e as regras da gravidade, são alteradas através de números fantásticos de cor e magia, vamos encontrar o encanto do circo nas suas mais variadas formas de ser e, desta forma, sonhar acordados e viver uma aventura que gostaríamos que não chegasse ao fim. Nos dias 14, 15, 28 e 29 de maio e nos dias 11, 12, 25 e 26 de junho, sempre às 16h (de terça a sexta, disponível para escolas e grupos às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .


TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 214 788 120 e 912 449 909
Rouxinol O Bocage apresenta a peça "O Rouxinol" para crianças a partir dos 4 anos, baseada numa obra de Hans Christian Andersen. Estamos na China e o imperador é... chinês! Esta história é tão antiga, tão antiga, que importa não a esquecer. O palácio do imperador era lindo, mas o jardim e a floresta, cheias de árvores, não ficavam atrás. Nas árvores habitava um rouxinol. Cantava tão bem que os visitantes do palácio e do jardim falavam dele por esse mundo fora. Até poemas escreviam. Vejam bem que o imperador, que era chinês, nunca havia reparado em tão belo (en)canto. Mandou o mordomo chamá-lo, para que cantasse para si. Mas o mordomo nem imaginava como era o seu canto. Isto é tão verdade, que até com o mugir de uma vaca o confundiu. Assim que o encontrou, convidou-o para uma festa no palácio. E assim começa esta história de encantar. Nos dias 14, 21 e 28 de maio às 16h e nos dias 15, 22 e 29 de maio às 11h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 214 788 120 e 912 449 909
Lendas O Bocage encena a peça "A Alegre História de Portugal em 90 Minutos", que acompanha a epopeia do nosso povo. Fazendo jus ao espírito aventureiro e heroico de povo português, presente em todos os acontecimentos que culminaram na construção do reino de Portugal e na sua constituição posterior como país e Estado independente, o espetáculo selecionou 75 personagens representativos da História de Portugal, com um enredo e uma dinâmica imparáveis. Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V são apenas alguns dos muitos heróis da História de Portugal em destaque. Um apurado sentido de descoberta, o orgulho de ser português, uma coragem sem limites, muita determinação no desbravar de horizontes além-mar, na conquista de novas terras e no conhecimento de novos povos, ditam o mote desta divertida comédia. Nos dias 15, 22 e 29 de maio e nos dias 5 e 10 de junho, sempre às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


TEATRO NACIONAL D. MARIA II
Praça Dom Pedro IV, s/n, Lisboa
Tel. 213 250 835
Fidalgo O teatro leva à cena "O Fidalgo Aprendiz", uma peça de D. Francisco Manuel de Melo, publicada pela primeira vez em 1665. Auto, farsa ou comédia de tipo burlesco, é uma obra cheia de personalidade e bem portuguesa, que faz a crítica à figura do fidalgo pelintra. Aprender a dançar sem música, esgrimir sem espada, declamar sem poesia... Eis as lições para a instrução tardia de um nobre provinciano que procura deslumbrar as damas e a cidade. E, à força de tanto (se) enganar, sai enganado. Ícone da dramaturgia clássica nacional, esta peça é agora transformada num espetáculo-oficina, onde o público é convidado a mover-se entre palco e plateia, ator e espetador, observado e observador. Nos dias 14 e 15 de maio às 16h15. Ver mais informações em www.teatro-dmaria.pt .


TEATRO NACIONAL D. MARIA II
Praça Dom Pedro IV, s/n, Lisboa
Tel. 213 250 835
Visita O teatro apresenta o espetáculo "A Visita", para crianças com mais de 6 anos, onde é possível espreitar o que normalmente não se vê. O espetáculo é um passeio ao interior do D. Maria II que dá a conhecer a história do teatro, a sua arquitetura, as suas especificidades técnicas e potencialidades artísticas, os bastidores, as lembranças de um tempo mais antigo e do tempo de agora, feito de memórias reais. Neste passeio encenado, os visitantes são guiados por personagens históricas e ficcionadas como Almeida Garrett e Amélia Rey Colaço, que revelam lugares e aspetos do teatro desconhecidos do público. Este espetáculo vai retornar para o público em geral no dia 28 de maio às 15h (durante os meses de abril e maio, vai estar disponível para escolas e grupos, em dias a combinar previamente). Ver mais informações em www.teatro-dmaria.pt .


TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Musical O Teatro Infantil de Lisboa apresenta no Armando Cortez o espetáculo de teatro musical "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos". A peça, criada a partir da música para bailado de Tchaikovsky, decorre na noite de Natal em São Petersburgo, no século XIX. Os jovens heróis, Clara e o seu Quebra-Nozes, vão enfrentar o terrível rei dos Camundongos, numa fantasiosa aventura onde também vão conhecer a Fada da Neve, três pinguins, o rei Bom-Bom, a rainha Boa-Boa, a princesa Açucarada, o príncipe Chocolate e, finalmente, o príncipe encantado. Até ao dia 22 de junho de 2011 aos sábados, domingos e feriados às 15h. Ver mais informações em www.til-tl.com .


PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, 2, Lisboa
Tel. 218 917 100
Crime Segunda-feira não é um dia como outro qualquer para se cometer um crime, especialmente se for um crime no museu. Que o diga o assassino do diretor do Museu de Ciências Naturais de Bruxelas. Ao lado do corpo inanimado no chão do seu gabinete, repousa um revólver. Quem terá sido o autor de tão bárbaro homicídio? E qual o móbil do crime? A descoberta do corpo sem vida do diretor do museu belga é o ponto de partida da exposição "Crime no Museu", que já esteve patente em Bruxelas. A mostra leva os jovens a um detalhado "passeio" pelas mais modernas técnicas de investigação criminal utilizadas para deslindar um caso de homicídio, muitas das quais preenchem o imaginário coletivo e as séries de televisão. Medicina legal, retratos-robot, vestígios de ADN, está lá tudo. A investigação passa por oito laboratórios: Vestígios Biológicos e ADN, Balística, Entomologia Forense, Fibras e Microfibras, Impressões Digitais, Medicina Legal e Odontologia Legal. Em cada um deles os cientistas forenses terão de analisar cabelos, sangue, fibras, larvas, pegadas, impressões digitais. Há pistas válidas e outras que só servirão para baralhar o curso da investigação. O Pavilhão do Conhecimento vai estar vedado com faixas amarelas e pretas como cenário de um crime. A mostra está à espera de visitantes astutos, que aceitem integrar a equipa de cientistas forenses responsáveis pela investigação. Até ao dia 2 de outubro de 2011, de terça a sexta das 10h às 18h e ao fim de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, 2, Lisboa
Tel. 218 917 100
Sexualidade O Pavilhão apresenta também uma outra atividade aos mais novos, sobre a sexualidade. O que é estar apaixonado? Qual a diferença entre um beijo explosivo e um beijo distraído? O que acontece ao corpo dos rapazes e das raparigas quando chegam à idade do armário? Para que servem os espermatozoides? Será que dar as mãos é fazer sexo? E podemos obrigar alguém a gostar de nós? "Sexo... e Então?!" é uma exposição rigorosa, atrativa e sem tabus que explica o amor e a sexualidade de uma forma clara e divertida ao público pré-adolescente (dos 9 aos 14 anos) e às suas famílias. Associada à mostra decorrerão atividades complementares como debates, palestras e ateliês. Até ao dia 28 de agosto de 2011, de terça a sexta das 10h às 18h e ao fim de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


MUSEU DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia(séc. XVI), Ouranomachia(séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt .


MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


LITTLECHEF
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A (Lumiar), Lisboa
Tel. 914 333 385 e 917 182 892
Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .


CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola, s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Musical "A Ilha Encantada" é uma fantasia musical onde não falta a magia, o divertimento e o estímulo à imaginação. O espetáculo é contado e cantado em forma de lenda, que narra acontecimentos fantásticos. O público é convidado a entrar numa ilha misteriosa onde se destaca um castelo, um barco e o seu mais velho habitante, um simpático contador de histórias que, além de receber os visitantes, os convida a participar no jogo teatral do faz de conta. O mundo da ilha encantada tem, além do contador de histórias, outros habitantes como uma princesa, um dragão e uma viúva e o seu jovem e alegre filho, que vivem num barco e sonham com um futuro melhor. Até junho de 2011, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (durante a semana, disponível para escolas e grupos de terça a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.malaposta.pt .


AUDITÓRIO MUNICIPAL LOURDES NORBERTO
Largo da Pirâmide, 3N, Linda-a-Velha - Oeiras
Tel. 914 320 274 e 914 140 567
Rei A Contemporâneo Produções apresenta no Auditório Lourdes Norberto ao espetáculo infantil "O Rei Vai Nu". Nesta peça, João e Pepe são dois espertalhões que se fazem passar por costureiros de renome, para enganar um rei vaidoso que procura um fato único e especial. Malandros e manhosos, não perdem mais uma oportunidade de fazerem das suas. Criam um fato imaginário e convencem toda a realeza de que a sua beleza só poderá ser apreciada por aqueles que possuam uma inteligência superior. E como ninguém quer ser tolo todos se apressam a admirar o invisível requinte de tais roupagens. Orgulhoso do seu fato, o rei desfila sem vergonha perante todo o reino. Cheio de diálogos e cenas engraçadas, "O Rei Vai Nu" convida miúdos e graúdos à diversão, revelando o prazer de ver teatro em família. Até ao dia 29 de maio, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h. Ver mais informações em Contemporâneo Produções no www.facebook.com .


CENTRO CULTURAL DE CASCAIS
Avenida Rei Humberto II de Itália, s/n, Cascais
Tel. 914 747 493
Musical A associação cultural Palco Paralelo apresenta no auditório do Centro Cultural de Cascais o espetáculo "Dó, Ré, Mi, Perlimpimpim", uma viagem musical para bebés dos 3 meses aos 3 anos. Música e dança vão desenrolar um diálogo mágico através do som de um vibrafone e dos movimentos suaves e curiosos de uma bailarina. A descoberta dos sons e da melodia harmoniosa deste instrumento passará também pela descoberta das quatro estações, das cores e das diferentes sensações que provocam nos sentidos do bebé. Estímulos constantes numa viagem pelas artes! No dia 21 de maio às 11h e 17h. Ver mais informações em www.palcoparalelo.weebly.com .


MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Segredos O Museu do Brinquedo inaugura a nova exposição destinada aos mais novos, "O Baú dos Segredos", cheia de surpresas, sonhos e brinquedos. Abriu-se o baú... Vamos espreitar sonhos de antigamente e brinquedos do nosso tempo. Recordações dos mais velhos e sonhos dos mais novos. Encontramos construções de Lego inéditas, como uma cidade com vários edifícios, entre os quais o edifício do Museu, as bonecas Barbie, Nancy e Tucha, a Guerra das Estrelas, o Action Man, a Playmobil, jogos, brinquedos artesanais, brinquedos atuais e muitos outros. A mostra vai estar patente do dia 7 de maio até 31 de dezembro, de terça a domingo das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .


CINEMAS ZON FREEPORT
Avenida Euro 2004 - Alcochete
Tel. 212 343 500
Animação O Freeport, em parceria com a SIC K, a Visão Júnior e a ZON Lusomundo dedica, até ao dia 29 de maio, as manhãs de domingo às crianças a partir dos 3 anos. Através do programa Domingos Animados, a maior sala de cinema do país vai abrir gratuitamente as suas portas, a partir das 11h, para passar alguns dos mais divertidos filmes do cinema infantil dos últimos anos. Este domingo o filme exibido vai ser "Hannah Montana". Apesar dos filmes só começarem às 11h, o Freeport vai ter animação no local a partir das 10h. As animações estarão adaptadas a cada filme, com pinturas, ateliês, contos, workshops e modelagens, entre outras atividades. No dia 15 de maio das 10h às 13h. Ver mais informações em www.freeport.pt .


NORTE E CENTRO


TEATRO DA VILARINHA
Rua da Vilarinha, 1386, Porto
Tel. 226 108 924
Lobo A companhia Rei Sem Roupa apresenta no Teatro da Vilarinha o espetáculo "Mau Lobo Mau", uma versão vertiginosa e vibrante da história do Capuchinho Vermelho, sob o prisma do anti-herói, que é o lobo. Recorrendo a linguagens de clown, bufão e melodrama, dois atores dão vida a 14 personagens e marionetas, vastas paisagens e a todo o reino animal. Desafiando as expectativas do público, que conhece a história original, a encenação diverte-se a surpreender, a intensificar e a abrir inusitadas perspetivas sobre este conto popular, num exercício de liberdade e gozo tanto para os intérpretes como para públicos de todas as gerações. Até ao dia 29 de maio, às quintas e sábados às 21h30 e aos domingos às 16h30. Ver mais informações em www.pedevento.pt .


FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210, Porto
Tel. 226 156 500
Oficina O Serviço Educativo da fundação, no âmbito do programa Serralves em Família 2011, oferece a oficina "A Cidade aos Cidadãos!" Esta oficina visa pensar a cidade de forma lúdica. Descobrir e partilhar a importância das regras sociais, dos direitos cívicos, das representações geográficas. A interpretação de um mapa e a realização de intervenções gráficas constitui o ponto de partida à abordagem da cidade na sua dimensão social, política e funcional. No dia 15 de maio, das 10h às 17h (funcionamento contínuo, entrada e participação gratuitas). Ver mais informações em www.serralves.pt .


TEATRO DO CAMPO ALEGRE
Rua das Estrelas, s/n, Porto
Tel. 226 063 000
Pássaros O Serviço Educativo do teatro apresenta "Vento & Pássaros", um espetáculo de leitura coreografada que mostra o poder da amizade e da imaginação, criado a partir do livro "A Verdadeira História dos Pássaros" de valter hugo mãe. Neste trabalho coreográfico destinado a crianças a partir dos 6 anos, a voz, o corpo, o canto e a dança se ligam e misturam para contar uma história sobre o poder da amizade cuja personagem principal é o vento que não suporta a solidão. "A solidão leva a uma tristeza muito grande, aprendera o vento. Era preciso ter amigos, porque ninguém fica completo assim abandonado". A partir deste desejo do vento, começa a aventura. Em "Vento & Pássaros" existe uma atuação direta e interativa com o público, um ambiente intimista, uma mistura do corpo e da voz, do teatro e da dança. Nos dias 12 e 13 de maio às 10h30 e 15h (a sessão das 15h do dia 13 vai contar com a presença do autor, valter hugo mãe) e nos dias 14 e 15 às 16h. Ver mais informações em http://seducativo-tca.blogspot.com .


MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de dezembro, todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .


MAR SHOPPING
Avenida Dr. Óscar Lopes, s/n, Leça da Palmeira - Matosinhos
Tel. 229 998 700
Dominguinhos Todos os domingos, o MAR Shopping oferece os "Dominguinhos", uma programação infantil destinada a crianças dos 3 aos 8 anos que inclui leitura de contos, espetáculo de fantoches e diversos ateliês como pintura, escultura, artes plásticas, reciclagem ou culinária. Os temas variam todos os meses, com atividades diferentes a cada domingo. No mês de maio o tema é "Dia da Mãe - Flores" e no próximo domingo o programa vai ser "Clube Matemática: Puzzles à Solta". No dia 15 de maio às 11h e às 11h30. Ver mais informações em www.marshopping.com .


CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe quatro interessantes sessões às crianças e às suas famílias até ao mês de dezembro. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Acampar com as Estrelas", aos sábados às 17h, para maiores de 10 anos. E "Dois Pequenos Pedaços de Vidro", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece a sessão "Observação do Sol", aos sábados às 15h30 e 16h30, sempre que as condições atmosféricas existentes não sejam adversas. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt .


PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO
Ponte da Igreja, Ul, Oliveira de Azeméis
Tel. 256 664 043 e 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .


MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos em 2011 vários ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. Um deles é "Pernas Para Que Vos Quero". Porque é que nós temos pernas e outros animais têm barbatanas? Porque é que alguns animais se conseguem esconder e outros preferem dar nas vistas? Este ateliê explica porque existem tantos animais e porque são tão diferentes uns dos outros. No dia 14 de maio, das 15h às 16h30, para crianças a partir dos 5 anos. E o outro é "Com a Cabeça na Lua". Será que conhece bem a Lua? Acha que ela é 'feita de queijo'? Porque é que a Lua tem diferentes formas? Este ateliê oferece a oportunidade de descobrir algumas maravilhas sobre a Lua. No dia 21 de maio, das 15h às 16h30, para crianças a partir dos 8 anos. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .


Faça-nos chegar informações

Se tem informações sobre actividades para crianças e jovens, contacte Pedro Andrade através do mail: pandrade@expresso.impresa.pt


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 0 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub