0
Anterior
Leve as suas crianças (de 3 a 11 de março)
Seguinte
Leve as suas crianças (de 17 a 25 de março)
Página Inicial   >  Cultura  >  Leve as suas crianças  >   Leve as suas crianças (de 10 a 18 de março)

Mais Novos

Leve as suas crianças (de 10 a 18 de março)

"Leandro, Rei de Helíria" é uma peça a não perder, no Teatro Mirita Casimiro, no Monte Estoril. (Cascais). Esta é uma boa opção sobre onde levar as suas crianças para passarem bons momentos juntos. Mas veja aqui outras sugestões do Expresso.
|
Leve as suas crianças (de 10 a 18 de março)

FILHAS
A companhia Palco 13 encena "Leandro, Rei de Helíria" no Teatro Mirita Casimiro, no Monte Estoril (Cascais). A peça conta a história de um rei que renega a filha mais nova e divide o reino entre as duas mais velhas. Mas quando o rei envelhece, as duas mais velhas expulsam-no do reino e é a filha mais nova que salva o pai do abandono. (ver roteiro Lisboa e Sul)





LISBOA E SUL


Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, s/n, Lisboa
Tel. 213 478 629
Arqueologia "Entre colherins&artefactos: à descoberta da Arqueologia" é um ateliê destinado a crianças dos 8 aos 12 anos onde se pretende explorar de forma divertida e didática a Arqueologia e as escavações arqueológicas. Porque é que os arqueólogos não escavam dinossáurios? Que tesouros podem estar mesmo debaixo dos nossos pés? O que escondem as múmias? Os jovens vão descobrir tudo sobre a Arqueologia e serem um arqueólogo numa escavação. Vão ouvir histórias, descobrir objetos, mexer em materiais arqueológicos e meter mãos à obra com colherins e pincéis. Ao adquirirem os instrumentos e os conhecimentos necessários, irão desvendar os segredos desta ciência e descobrir o que ela tem para dizer sobre o passado. Nos dias 12 e 19 de março das 14h30 às 17h30, mediante marcação prévia. Ver mais informações em www.seducativomac.blogspot.com .


Museu da Eletricidade
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 210 028 130 e 210 028 190
Ateliê O Serviço Educativo do museu oferece às crianças dos 4 aos 10 anos o ateliê "Sair Fora do Rectângulo". Que objetos são estes que não cabem nas nossas mãos? Donde vêm estas formas que crescem, que se agigantam no espaço e parecem alterar o nosso tamanho? Neste ateliê os jovens vão descobrir um alfabeto de formas inventadas e a partir delas experimentar múltiplas combinações e sobreposições, através da projeção de figuras recortadas. Peças de um puzzle ampliado que nos transporta para o seu interior, transformando o espaço num jogo de construções e reconstruções. No dia 13 de março às 11h (duração: duas horas e meia). Ver mais informações em www.edp.pt/pt/sustentabilidade/fundacoes/fundacaoedp/museudaelectricidade/Pages/MuseuElectricidade.aspx .


Castelo de São Jorge
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Músicas O Castelo de São Jorge propõe, no âmbito do programa Domingos em Família, a atividade "Músicas para Reis, Cavaleiros e Princesas". Que músicas se ouviam no tempo em que o rei e a corte habitavam no castelo? Através de uma viagem conduzida por dois músicos de corte descobrem-se as melodias que se ouviam nos salões nobres do final da Idade Média. No dia 13 de março às 11h. É aconselhável fazer inscrição prévia para esta atividade. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .


Museu do Oriente
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Oficinas O museu está a propor diversas oficinas destinadas aos mais novos. Uma delas, para o Dia do Pai, é "Tsubas: do Avô Para o Pai, do Pai Para o Filho, do Filho Para..." destinada a jovens dos 6 aos 12 anos. Para os samurais, a espada japonesa (katana), constituía, muitas vezes, a mais preciosa das relíquias de família, passando de pais para filhos durante gerações, sendo por isso natural encontrar-se gravado no guarda-mão da espada, a tsuba, o brasão da família. Para oferecer ao progenitor no Dia do Pai, o museu propõe aos jovens que venham construir uma 'relíquia'. Na tsuba poderão registar o símbolo da família. No dia 19 de março das 15h às 17h (é necessário fazer marcação prévia até ao dia 14 de março). Uma outra, no âmbito do programa Sábados em Oficina, é "Eu Vou De..." para jovens dos 6 aos 12 anos. Eu vou de... cavalo? Barco? Palanquim? Os mais novos vão percorrer, pelo museu, países como a China, o Japão ou Timor, em busca do meio de locomoção mais adequado para viajar. No dia 19 de março das 15h às 17h (é necessário fazer marcação prévia até ao dia 14 de março). Ver mais informações em www.museudooriente.pt .


Auditório do Espaço Monsanto
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Gravidade A companhia Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro-circo "Desafio à Gravidade". Inspirado nos filmes mudos de comédia, os Trupilariantes mostram dois cavalheiros malabaristas que desejam apresentar o seu espetáculo de monociclos, magia, malabarismo e dança acrobática, mas infelizmente falta-lhes uma partenaire, problema que é resolvido com alguns engraçados percalços. O público vai assistir a um espetáculo que conjuga árias de ópera com a arte do malabarismo, num mundo alternativo onde vai esquecer a gravidade, devido às imagens criadas pelos malabares, e onde se deixará guiar pelas emoções e sentimentos. Nos dias 12 e 26 de março às 11h. Ver mais informações em www.trupilariante.com .


Teatro Bocage
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 214 788 120 e 912 449 909
Panelas O Teatro Bocage apresenta "Panelas, Teatro e Água Quente", um espetáculo versátil, divertido e didático da companhia bYfurcação para crianças a partir dos 6 anos, que permite aos jovens percorrer o imaginário teatral e a magia que o persegue desde o início. Segundo a bYfurcação, "é muito importante ir ao teatro quando estamos em fase de crescimento. Querem saber porquê? Descubram vocês mesmos... E descubram no meio de panelas, pratos, morangos e discussões intensas, quem foram as grandes figuras do teatro, as grandes figuras que eles fizeram sobre esses palcos pelo mundo afora. Divertido é de certeza". Nos dias 12, 19 e 26 de março às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


Teatro Municipal Mirita Casimiro
Avenida Fausto Figueiredo, s/n, Monte Estoril - Cascais
Tel. 214 670 320 e 934 261 780
Filhas A companhia Palco 13 encena a peça "Leandro, Rei de Helíria". Certa noite, Leandro, o soberano do reino da Helíria tem um sonho onde vê serem-lhe retirados a coroa, o cetro e o manto. Tomando essa visão como um sinal dos deuses, resolve doar o seu reino a uma das suas três filhas, aquela que provasse amá-lo mais. Hortênsia e Amarílis, (as filhas mais velhas), dizem amá-lo como ao ar e ao sol, respetivamente, enquanto Violeta, a mais nova, diz amá-lo como ao sal. Ao ouvir semelhante comparação, incrédulo, Leandro decide expulsar Violeta do reino e dividi-lo em duas partes iguais, dando cada metade às outras duas filhas. O tempo vai passando e Leandro vai envelhecendo, cegando e tornando-se num peso, na visão das filhas, que tanto diziam amá-lo. Expulso do seu próprio reino, Leandro vagueia de terra em terra, passando fome e ficando à beira da loucura devido à dor de ter sido posto à parte pelas próprias herdeiras. À beira do desespero, ele e o seu fiel Bobo, (que nunca o abandona em toda a viagem), acabam por encontrar um reino perfeito, onde não há conflitos e toda a gente vive em harmonia. Os governantes desse reino recebem-no com grande circunstância, dando um banquete em sua honra. Nesse banquete é-lhe oferecida muita comida, porém, essa mesma comida, (que tão bom aspeto tem), está intragável. Falta-lhe algo. Quando Violeta, (a sua filha mais nova, agora governante daquele reino), se identifica, mostra ao pai que o que falta na comida é apenas, sal. O mesmo sal com o qual ela o tinha comparado. Leandro percebe finalmente o que queria Violeta dizer, quando o comparou ao sal, vivendo, assim, o resto da sua vida na companhia de quem realmente o ama, temperando a sua existência com o sal do amor. De 12 de março até o final de junho, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (de segunda a sexta, disponível para escolas e grupos, em horário a combinar). Ver mais informações em http://palco13.com .


Centro Cultural Malaposta
Rua Angola, s/n, Olival Basto, Odivelas
Tel. 219 383 100
Viagem "Bi e Dão" é um espetáculo que vai surpreender pela personagem (ou personagens): um curioso bidão de onde saem pernas por um lado, braços e cabeça por outro, formando um corpo só: o corpo de Bi e Dão! Ora Bi e Dão, fartas de ver sempre os mesmos sítios e as mesmas pessoas, decidem partir à aventura. Com vontade de explorar o mundo, embarcam numa longa viagem. Bi: "Vamos viajar por todo o mundo para conhecermos pessoas novas, sítios que nunca vimos e ouvir línguas que nunca ouvimos e que não percebemos nem uma palavra". Dão: "Dizes que nem mesmo uma palavra?" O seu Bidão leva-as a Cabo Verde, ao Brasil, à Índia, à Ucrânia e à China. Nestes países surpreendem-se com as diferentes formas de viver. No final, estafadas mas radiantes com as suas descobertas e experiências - os idiomas, a comida, a dança, o clima, as tradições... - descobrimos que, afinal, nunca saíram do seu bairro. Até ao dia 17 de Abril, aos sábados e domingos às 16h15 (de terça a sexta, disponível para escolas e grupos às 10h30 e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.municipalia.net/sitemega/list.asp?catid=170 .


Auditório do Espaço Monsanto
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Lendas A companhia Trupilariante de teatro-circo estreia o espetáculo de fantoches e teatro "Lendas à Conquista de Portugal". Maria e o Zé do futuro continuam as suas aventuras com a máquina do tempo. Aproveitaram já que o dia estava chuvoso e, em vez de irem jogar para o computador, resolveram passear pelas lendas da conquista de Portugal, pois a Maria sempre sonhou em encontrar um cavaleiro andante que lhe oferece uma flor antes de ir batalhar no seu corcel. E será que o Zé já sabe onde ficam as várias regiões de Portugal no mapa? Os jovens vão gostar de ver esta nova aventura da Maria e do Zé, mas, para que consigam chegar ao fim, antes de acabarem as moedas no parquímetro da máquina do tempo, irão precisar da ajuda de todos. Nos dias 12 e 13 de março às 15h e nos dias 26 e 27 às 16h. Ver mais informações em www.trupilariante.com .


Sala-Estúdio Os Papa-Léguas
Rua Professor Santos Lucas, 36-A, Lisboa
Tel. 210 970 654
Aventuras A companhia Teatro Papa-Léguas apresenta o espetáculo "Aventuras de João Ratão (e outros Contos do Caldeirão)". Esta história que vão ver, a bem dizer, não passa de um enredo vulgar de ciumeiras, invejas e intrigas, entre duas amigas: a primeira é Carmela, que se julga muito bela, a segunda é Belmira, que se julga muito gira. E ambas guardam em si, bem juntinho ao coração, um segredo muito antigo sobre um tal de João Ratão. Por ele andaram as duas tão perdidinhas de amores! Tanto andaram, tal fizeram, que afinal se perderam. Nem uma só namorou com o rato apessoado... Quem ganhou... foi Carochinha! A malina!... Que fim terá esta história? Foi caldeirão ou panela? Foi poção ou foi mezinha? Mas que esta história termina, e é um gáudio, e uma confusão, disso temos a certeza. Nos dias 12 e 13 de março às 16h. Ver mais informações em www.teatropapaleguas.net .


LittleChef
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A (Lumiar), Lisboa
Tel. 914 333 385 e 917 182 892
Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .


Teatro da Luz
Largo da Luz, s/n. Lisboa
Tel. 968 382 245
Tamanho A companhia Gato Que Ladra apresenta no Teatro da Luz o espetáculo "O Tamanho da Minha Altura", onde José Maria, o personagem, pergunta-se: "Qual deverá ser o tamanho certo para chegar ao botão do 5º andar do elevador do meu prédio? Quantos centímetros são necessários para chegar até às estrelas? Quantos milímetros me faltam para conhecer cada canto do mundo? Qual é o verdadeiro tamanho da minha altura?" Mas o personagem também revela: "Eu sou o José Maria e só com o bico de um lápis é que chego ao botão que me leva até casa. Pode parecer que sou pequeno, mas também é com esse lápis que chego às estrelas. E de lá consigo ver o nosso planeta e fazer viagens fabulosas." Um espetáculo fantástico para crianças a partir dos 4 anos. Até ao dia 27 de março, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de quarta a sexta, às 10h30 e 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.gatoqueladra.com .


Teatro Nacional D. Maria II
Praça Dom Pedro IV, s/n, Lisboa
Tel. 213 250 835
Visita O teatro apresenta o espetáculo "A Visita", para crianças com mais de 6 anos, onde é possível espreitar o que normalmente não se vê. O espetáculo é um passeio ao interior do D. Maria II que dá a conhecer a história do teatro, a sua arquitetura, as suas especificidades técnicas e potencialidades artísticas, os bastidores, as lembranças de um tempo mais antigo e do tempo de agora, feito de memórias reais. Neste passeio encenado, os visitantes são guiados por personagens históricas e ficcionadas como Almeida Garrett e Amélia Rey Colaço, que revelam lugares e aspetos do teatro desconhecidos do público. Nos dias 12 e 19 de março às 15h (para escolas e grupos, durante a semana em dias e horas a combinar). Ver mais informações em www.teatro-dmaria.pt .


Teatro Politeama
Rua das Portas de Santo Antão, 109, Lisboa
Tel. 213 245 526 e 964 409 036
Musical O Teatro Politeama estreia o espetáculo "O Sítio do Picapau Amarelo", um dos maiores sucessos da TV do Brasil que apaixonou gerações de jovens em Portugal, agora transformado em musical. Os jovens vão voltar a encontrar a boneca de trapos Emília, a menina Narizinho Arrebitado, o primo Pedrinho, a avó Benta a cozinheira Ti Nastácia, o tio Barnabé, o boneco de milho Visconde de Sabugosa, a bruxa-jacaré Cuca, o Saci Pereré, a pequena Sereia e outros habitantes do Reino das Águas Claras. Até junho de 2011, aos sábados e domingos às 15h. Ver mais informações em www.teatro-politeama.com ou www.filipelaferia.pt .


Teatro Armando Cortez - Casa do Artista
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Musical O Teatro Infantil de Lisboa apresenta no Armando Cortez o espetáculo de teatro musical "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos". A peça, criada a partir da música para bailado de Tchaikovsky, decorre na noite de Natal em São Petersburgo, no século XIX. Os jovens heróis, Clara e o seu Quebra-Nozes, vão enfrentar o terrível rei dos Camundongos, numa fantasiosa aventura onde também vão conhecer a Fada da Neve, três pinguins, o rei Bom-Bom, a rainha Boa-Boa, a princesa Açucarada, o príncipe Chocolate e, finalmente, o príncipe encantado. Até ao dia 22 de junho de 2011 aos sábados, domingos e feriados às 15h. Ver mais informações em www.til-tl.com .


Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
Alameda dos Oceanos, 2, Lisboa
Tel. 218 917 100
Sexualidade O Pavilhão apresenta também uma outra atividade aos mais novos, sobre a sexualidade. O que é estar apaixonado? Qual a diferença entre um beijo explosivo e um beijo distraído? O que acontece ao corpo dos rapazes e das raparigas quando chegam à idade do armário? Para que servem os espermatozoides? Será que dar as mãos é fazer sexo? E podemos obrigar alguém a gostar de nós? "Sexo... e Então?!" é uma exposição rigorosa, atrativa e sem tabus que explica o amor e a sexualidade de uma forma clara e divertida ao público pré-adolescente (dos 9 aos 14 anos) e às suas famílias. Associada à mostra decorrerão atividades complementares como debates, palestras e ateliês. Até ao dia 28 de agosto de 2011, de terça a sexta das 10h às 18h e ao fim de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia(séc. XVI), Ouranomachia(séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt .


Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .


Centro Cultural Malaposta
Rua Angola, s/n, Olival Basto, Odivelas
Tel. 219 383 100
Musical "A Ilha Encantada" é uma fantasia musical onde não falta a magia, o divertimento e o estímulo à imaginação. O espetáculo é contado e cantado em forma de lenda, que narra acontecimentos fantásticos. O público é convidado a entrar numa ilha misteriosa onde se destaca um castelo, um barco e o seu mais velho habitante, um simpático contador de histórias que, além de receber os visitantes, os convida a participar no jogo teatral do faz de conta. O mundo da ilha encantada tem, além do contador de histórias, outros habitantes como uma princesa, um dragão e uma viúva e o seu jovem e alegre filho, que vivem num barco e sonham com um futuro melhor. Até junho de 2011, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (durante a semana, disponível para escolas e grupos de terça a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.municipalia.net/sitemega/list.asp?catid=170 .


Museu do Brinquedo
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Sons O Museu do Brinquedo apresenta, na Sala de Exposições Temporárias, a mostra "Brinquedos Sonoros e Musicais". Nesta exposição o público vai poder contemplar uma coleção de objetos lúdicos, produtores de som e oriundos de várias culturas. Até ao dia 26 de abril de 2011, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .


NORTE E CENTRO


Teatro da Vilarinha
Rua da Vilarinha, 1386, Porto
Tel. 226 108 924
Nariz A companhia Pé de Vento apresenta no Teatro da Vilarinha a peça "O Senhor do seu Nariz" para crianças a partir dos 4 anos. "Custou-me muito a nascer. Estava tão bem desnascido, aconchegado, sem ter nada que fazer. Mas tinha que ser e lá acabei por nascer. Foi então que apareceu a fada... Pousou a mão na minha testa e disse: 'A vida deste rapaz vai dar para o torto'. E foi isso que aconteceu. Era desagradável ser tão diferente do resto da gente, mas que havia de fazer se era esse o meu destino?" Assim começa a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que transforma a sua graça em desgraça. Até ao dia 10 de abril, aos sábados às 16h e 21h30 e aos domingos às 16h (de terça a sexta, disponível para escolas e grupos às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.pedevento.pt .


Teatro Sá da Bandeira
Rua Sá da Bandeira, 108, Porto
Tel. 222 003 595
Musical "Quack! O Musical" é um espetáculo cheio de movimento, mistério e cor, com músicas arrebatadoras e cenários fantásticos, que conta a verdadeira história do patinho feio. Como é que um ovo de um cisne foi parar ao ninho da mãe pata? Este e outros mistérios vão ser revelados ao longo deste encantador e comovente musical. Durante cerca de uma hora iremos acompanhar as aventuras do patinho que não sabia que era um cisne. Não faltarão os amigos para o ajudar a ultrapassar as dificuldades que vai enfrentando no seu crescimento, assim como o terrível gato que o persegue. Revelando-se um herói inesperado, o patinho feio acaba por se reunir à família e tornar-se aceite e respeitado pela comunidade. Este musical, para crianças a partir dos 2 anos, aborda temas como o respeito pela diferença, a tolerância a outras raças, o bullying, a família e a amizade. Nos dias 12, 19 e 26 de março, sempre às 16h. Ver mais informações em www.quackomusical.com .


Fundação de Serralves
Rua D. João de Castro, 210, Porto
Tel. 226 156 500
Oficina O Serviço Educativo da fundação, no âmbito do programa Serralves em Família 2011, oferece a oficina "Geometria das Plantas". Na pele de um ilustrador botânico do século XIX, munidos de ferramentas de desenho, os participantes vão investigar as plantas do Parque de Serralves. Nesta oficina abordam-se as técnicas de registo gráfico e a documentação científica de planta desde a aguarela à grafite. Depois da descoberta, estudo e inventariação vão, através do recorte e da colagem, desconstruir as plantas e reinventar um universo de novas e estranhas espécies. No dia 12 de março, das 10h às 17h (funcionamento contínuo, entrada e participação gratuitas). Ver mais informações em www.serralves.pt .


Museu Nacional da Imprensa
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de dezembro, todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .


Centro Multimeios de Espinho
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe quatro interessantes sessões às crianças e às suas famílias até ao mês de dezembro. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Acampar com as Estrelas", aos sábados às 17h, para maiores de 10 anos. E "Dois Pequenos Pedaços de Vidro", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece a sessão "Observação do Sol", aos sábados às 15h30 e 16h30, sempre que as condições atmosféricas existentes não sejam adversas. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt .


Parque Temático Molinológico
Ponte da Igreja, Ul, Oliveira de Azeméis
Tel. 256 664 043 e 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .


Museu da Ciência - Laboratório Chimico
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos em 2011 vários ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. Um deles vai ser "Esconde-Esconde". Como fugir a predadores esfomeados? Ou como atacar sem ser visto? Este ateliê convida a brincar ao esconde-esconde da natureza. No dia 12 de março, das 15h às 16h30, para crianças a partir dos 6 anos. E o outro vai ser "Neurónios ao Ataque". Este ateliê destina-se especialmente a quem gosta de desafiar a mente. Os jovens vão poder treinar a inteligência, decifrando quebra-cabeças e mensagens secretas. No dia 19 de março, das 15h às 16h30, para crianças a partir dos 8 anos. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .



Faça-nos chegar informações

Se tem informações sobre actividades para crianças e jovens, contacte Pedro Andrade através do mail: pandrade@expresso.impresa.pt


Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 0 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub