1
Anterior
Leve as suas crianças (de 3 a 11 de maio)
Seguinte
Leve as suas crianças (de 17 a 25 de maio)
Página Inicial   >  Cultura  >  Leve as suas crianças  >   Leve as suas crianças (de 10 a 18 de maio)

Leve as suas crianças (de 10 a 18 de maio)

|
Leve as suas crianças (de 10 a 18 de maio)

O Teatro do Campo Alegre, no Porto, leva à cena o espetáculo de dança/performance "Pequenos Mundos", para bebés dos 0 aos 36 meses (ver roteiro Norte e Centro). Esta é uma das sugestões do Expresso sobre locais, de norte a sul do país, onde poderá levar as suas crianças para passarem bons momentos. Veja aqui muitas outras propostas interessantes.

 

 

 

 

 

LISBOA E SUL

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Matemática O Pavilhão do Conhecimento oferece todos os meses, às crianças a partir dos 10 anos, o ciclo de conversas "A Matemática das Coisas", uma iniciativa conjunta com a Sociedade Portuguesa de Matemática para descobrir a presença desta ciência em diversas áreas do entretenimento. Esta iniciativa realiza-se todos os meses, sempre com um tema diferente, tem entrada gratuita e não é necessário fazer marcação prévia. O próximo colóquio vai ser "A Matemática na Animação Gráfica", onde poderão descobrir os números e cálculos por detrás da animação de personagens de filmes como o Shrek, a Rapunzel de "Entrelaçados", Marty, a zebra de "Madagáscar", e a Popota, no dia 12 de maio às 16h. Depois deste, segue-se "A Matemática nas Artes Circenses", no dia 9 de junho, sempre às 16h. Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Espaço O Pavilhão do Conhecimento propõe todos os meses às crianças dos 6 aos 12 anos a atividade "Pai, Vou ao Espaço e Já Volto!" Nesta atividade, o tempo passa mais depressa do que um cometa no céu. O orientador é o astrónomo José Matos, que sabe tudo sobre viagens no Espaço e vai haver lanches em naves, meteoritos, marcianos, pedaços de estrelas e planetas. As crianças conversam, perguntam, desafiam e experimentam, sem parar. E a cada minuto ficam um bocadinho mais astronautas. Esta atividade realiza-se todos os meses, sempre com um programa diferente, e é necessário fazer marcação prévia. O próximo programa vai ser "Viagens ao Planeta Vermelho", no dia 13 de maio às 17h. Depois deste, seguem-se "Os Rodinhas do Espaço (17 de junho) e "A Vida na Terra (15 de julho), sempre às 17h, com inscrições já abertas. Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

MUSEU DO ORIENTE
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Oficina O museu propõe, para pais e crianças dos 4 aos 10 anos, no âmbito do programa Domingos em Família, a oficina "Eu Conto, Tu Contas, Ele Conta". O conto tradicional tem uma importância ímpar na educação da criança. Os pais leem ou contam contos aos seus filhos, não apenas para os fazer adormecer, mas também para lhes proporcionar momentos de prazer, que passam pela estimulação da sua imaginação/criatividade, tentando, através destes contos, incutir-lhes competências sociais que determinam os seus modos de ser e de estar. O caráter lúdico é, com efeito, uma das suas mais-valias, que seduzem tanto jovens como adultos. A partir da audição do conto tradicional indiano, pais e filhos vão ser desafiados a 'colori-lo', apresentando-o segundo o modo de expressão que escolherem. No dia 20 de maio, das 11h às 12h30. Atenção: esta atividade exige que seja feita marcação prévia até ao dia 14 de maio. Ver mais informações em www.museudooriente.pt .

PALÁCIO FOZ
Praça dos Restauradores, s/n, Lisboa
Tel. 213 462 157 e 213 476 129
Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior, exibe o filme "Revista de Charlot". Este filme é composto por duas das mais famosas médias metragens do lendário comediante, "Charlot nas Trincheiras" e "O Peregrino", consideradas também como as mais perfeitas tanto no humor com na moral que ambas comportam sobre a guerra e as fronteiras. No dia 12 de maio às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/Cinemateca-Junior.aspx .

CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Arcos O grupo Ofício Bélico, no âmbito do programa "Artes Bélicas no Castelo", apresenta o espetáculo "Tiro com Arco e Besta", para crianças a partir dos 5 anos. Os arqueiros e besteiros eram uma parte muito importante do mundo medieval pois estavam ligados à defesa e cerco de um castelo, nas seteiras e manteletes. Nestes dias os arqueiros e besteiros do conto treinarão as suas artes e exercitarão a sua perícia disparando flechas e virotes, mostrando as várias técnicas de disparo e convidando os participantes a experimentar o tiro com arco e besta. No dia 13 de maio às 11h Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt.

AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Teatro-circo A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro, circo e ópera "O Livro de Magik", para crianças a partir dos 4 anos. Dois distintos professores entram em conflito por discordarem sobre a existência do livro de Magik, um antigo tomo perdido que regista a história da magia ao longo dos tempos e que, como todos os objetos mágicos, foi ganhando poder com o passar dos anos. A recuperação deste poderoso livro, irá permitir, finalmente, a confirmação da história da magia através dos tempos. Magott, um antigo ser mágico primordial, aproveita-se da pesquisa dos dois professores para tentar apoderar-se do livro de Magik e, finalmente, libertar-se da dimensão onde foi aprisionado pela ordem dos guardiões do Livro de Magik para proteger os seres humanos da sua maldade. Um espetáculo que utiliza as artes circenses conjugadas com o teatro, a interatividade com o público, a ópera e a dança. Até ao dia 24 de junho, aos sábados e domingos às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .

TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 214 788 120 e 912 449 909
Ambiente O teatro leva à cena a peça "Super-Heróis do Ambiente", para crianças a partir dos 4 anos. O planeta Terra está à beira da sua destruição total, três super-heróis estão prestes a perder os seus poderes. Será que ainda resta alguma esperança para salvar o planeta? A última tentativa vai ser feita e tu podes fazer parte dela. Durante muitos anos, os super-heróis do ambiente conseguiram lutar sozinhos contra todas as ameaças ao meio ambiente, mas com tanto esforço foram perdendo os seus super-poderes. A única solução será formar uma super-equipa para os ajudar: Os Super-Ecológicos! No meio de muita música e brincadeira, as crianças vão aprender com os super-heróis a importância de reciclar, de poupar energia e de não poluir. Este é um espetáculo interativo, em que o público é parte integrante. No final do espetáculo, a primeira equipa de Super Ecológicos estará pronta para entrar em ação na importante missão que compete a todos: de cuidarmos do nosso planeta. Nos dias 20 e 27 de maio, às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .

AUDITÓRIO CARLOS PAREDES
Avenida Gomes Pereira, 17, Lisboa
Tel. 217 141 823 e 210 970 654
Cabacinha A companhia Teatro Papa-Léguas apresenta no Auditório Carlos Paredes o espetáculo "Corre, Corre, Cabacinha!..." para crianças a partir dos 4 anos. Quando duas amigas se entusiasmam e recordam histórias antigas, tudo pode acontecer! Muito dadas à folia e divertidas como ninguém, vão desfiando um rosário de lengalengas, trocadilhos, dichotes e aventuras. É assim que, depois de se fazerem passar por: Rei da Rússia, Rato Roento, Lobo Mau, Pirata da Perna de Pau, entre outros, chegam à parte de que mais gostam. E aí, não há quem as segure! E tal como bem lembram e sempre costumam dizer: Não vi velha nem velhinha! Nem velhinha nem velhão!... Corre, corre cabacinha... Corre, Corre cabação!... Até ao dia 26 de maio, aos sábados às 16h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h e 11h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatropapaleguas.net .

ZON LUSOMUNDO CASCAISHOPPING - SALA 5
Estrada Nacional Nº. 9, Alcabideche - Cascais
Tel. 961 529 607
Gomas O musical "O Gomas" é uma peça infantil que está em cena numa sala de cinema. Este é um espetáculo de puro divertimento, interativo, 100% português, com uma vertente educativa e pedagógica, dirigido para crianças com idades entre os 2 e os 12 anos. O Gomas é um menino igual a todos os outros, ele é traquina, brincalhão e irrequieto, mas tem também um grande coração que o faz ajudar sempre quem mais precisa e defender os mais fracos. Durante 50 minutos, entre saltos, danças e muitas travessuras, os mais novos vão conhecer o Gomas e aprender com ele a importância da família, da escola e dos amigos. Valores esses que devem servir para a vida de qualquer criança. Até ao dia 15 de junho, aos sábados, domingos e feriados às 11h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta às 11h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.casadogomas.com .

TEATRO MARIA VITÓRIA
Parque Mayer, Travessa do Salitre, 1250, Lisboa
Tel. 916 122 132
Estrela O Maria Vitória apresenta o musical infantil "A Estrela", baseado no conto de Vergílio Ferreira. Pedro é um menino que queria a estrela mais brilhante da sua aldeia. E foi atrás dela. Ao ser confrontado com o inocente roubo da estrela que julgava só dele, apercebe-se de que há coisas e valores que são de todos, e devolve, num ato altruísta, a estrela ao céu da sua aldeia e a toda a população. Pedro aprende que os sonhos, sempre difíceis de alcançar, belos e brilhantes como a estrela, dão sentidos diferentes à vida de cada indivíduo. Nesta adaptação musical, "A Estrela" transforma-se num mundo de luz e magia. Quando o pano sobe, o espetador é transportado para além do sonho, entrando na pele de um herói que vive num mundo mágico, onde tudo é possível. Até roubar uma estrela do céu. Até ao dia 27 de maio, aos domingos às 11h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta, às 11h e às 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://estrelaseouricos.familia.sapo.pt/agenda/teatro-e-espetaculos/a-estrela-5826-0.html  ou em http://canelaehortela.com/a-estrela-de-vergilio-ferreira-e-musical-no-parque-mayer .

TEATROCINEARTE
Largo de Santos, 2, Lisboa
Tel. 213 965 360 e 213 965 275
Aventuras A companhia A Barraca encena no TeatroCinearte a peça "As Aventuras Maravilhosas de Salta Pocinhas", para crianças a partir dos 6 anos, numa adaptação feita a partir de "O Romance da Raposa", de Aquilino Ribeiro. Uma raposeta sai contrafeita do conforto da toca de seus pais e faz-se à vida. Pelo caminho encontra texugos, ursos, lobos, mais raposas, e o temível bicho homem. Pilha galinhas, aldraba tudo e todos, papa lebres e lagartixas, amanha-se como pode. Apaixona-se, caça, diverte-se, tem filhotes, enviúva. Sozinha cria os filhos, enfrenta perigosas armadilhas, cresce. Senhora da sabedoria dos saltimbancos, já velhota é curandeira. Livra a floresta da praga das pulgas, já não caça senão grilos, alimenta-se do pagamento dos seus trabalhos, a floresta precisa dela. À sua maneira é mestre-escola, ensina os pequenos raposinhos, como pode, a não caírem nas mãos do pior inimigo, o homem. Vive ainda muitos anos, a Salta Pocinhas, muito querida dos raposinhos, a quem conta lindas histórias que começam assim: Uma vez tínhamos ido assaltar o poleiro do Juiz de Paz... Até ao dia 27 de maio, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h30 (disponível para escolas e grupos, de segunda a sexta, mediante marcação prévia, em horário a combinar). Ver mais informações em www.abarraca.com .

TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 912 449 909 e 214 788 120
História O teatro leva à cena a peça "A Alegre História de Portugal em 90 Minutos", para crianças a partir dos 6 anos. Fazendo jus ao espírito aventureiro e heroico do povo português, presente em todos os acontecimentos que culminaram na construção do Reino de Portugal e na sua constituição posterior como país e Estado independente, este espetáculo selecionou 75 personagens representativos da História de Portugal, num enredo e dinâmica imparáveis. Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V são apenas alguns dos muitos heróis da História de Portugal que são destacados. Um apurado sentido de descoberta, o orgulho de ser português, uma coragem sem limites, muita determinação no desbravar de horizontes além-mar, na conquista de novas terras e no conhecimento de novos povos, ditam o mote desta divertida comédia, capaz de agradar ao público de todas as idades. Nos dias 12 e 26 de maio às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .

MUSEU DA ELECTRICIDADE
Central Tejo - Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 210 028 130 e 210 028 190
Ateliês O museu oferece, até ao mês de dezembro, dois "Ateliers Elétricos" aos mais novos. Um deles é "Laboratório de Invenções", onde poderão conhecer a evolução da eletricidade, aos fins de semana e feriados às 11h e 16h. E o outro é "A Magia do Eletroíman", onde vão descobrir o que é, como se constrói e qual a utilidade de um eletroíman, aos sábados às 15h30 e aos domingos às 11h30. Ver mais informações em www.edp.pt/pt/sustentabilidade/fundacoes/fundacaoedp/museudaelectricidade/Pages/MuseuElectricidade.aspx .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Física O Pavilhão do Conhecimento apresenta a exposição "A Física no dia-a-dia", onde a interatividade vai para além da simples ação, acessível a visitantes com mobilidade reduzida e com conteúdos para o público cego. Esta mostra surpreendente pela sua simplicidade, baseada na obra "A Física no dia-a-dia" de Rómulo de Carvalho, utiliza objetos do quotidiano e explica inúmeros princípios básicos da Física clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. Na exposição não se encontram computadores, aparelhos eletrónicos complexos nem tecnologia de ponta. São 73 experiências com materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha. A mostra está organizada por divisões de uma casa - quarto, sala, escritório, despensa, cozinha e jardim - onde se exploram as principais áreas da Física clássica. Até ao final de setembro, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Musical O Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "O Mundo Mágico de Jack" para crianças a partir dos 4 anos, numa nova versão da história "João e o Pé de Feijão". Inspirado no conto de fadas publicado anonimamente pela primeira vez em Londres, no ano de 1807, por Benjamin Tabart, sob o título "A História de Jack e o Pé de Feijão", esta é uma versão de teatro musical interpretada por uma equipa de artistas, numa linguagem de espetáculo integrado em que a arte de representar se funde com a música, o movimento coreográfico, os cenários, os figurinos e a luz. Quando Jack nasceu, os seus pais viviam num lugar que era uma terra de ninguém. Este lugar tinha tudo. E todos se davam bem, cultivavam, partilhavam e a felicidade era tanta que ao fim do dia cantavam. Mas um dia, algo estranho aconteceu. Relâmpagos, trovoada, dizem que a terra tremeu. Foi então que perceberam que tudo estava diferente. Dos terrenos cultivados não havia, nem sinal, os animais fugiram, algumas casas caíram, e foi então que perceberam que tudo estava diferente. Foi nesse dia distante que Jack nasceu. E a história vai começar! Até ao dia 27 de maio de 2012, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos até 22 de junho de 2012, as terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com .

MUSEU DO COMBATENTE
Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Tel. 927 383 139 e 213 017 225
Insetos "Micro-Safari, o Mundo Escondido a Seus Pés" é a maior exposição de insetos vivos de todo o mundo. Nesta mostra há espaço para cobras, lagartos, insetos tropicais e exóticos, caracóis gigantes africanos, dragões-barbudos australianos, tarântulas, escorpiões, entre outros. Mais de 100 espécies de animais vivos vão estar em exposição. A mostra conta com uma componente didática muito importante, uma vez que se consegue depreender a biodiversidade de vida que habita o nosso planeta através da enorme variedade de outros animais e plantas que existem no mundo, assim como os lugares onde vivem e o ambiente que os rodeia. Até 30 de setembro, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 18h. Ver mais informações em http://www.ligacombatentes.org.pt .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Minitores O seu filho gosta de ciência, experiências e desafios? Procura atividades para preencher as suas tardes de sábado? Então inscreva-o no Clube de Minitores Ciência Viva. Neste clube, as crianças dos 8 aos 12 anos vão explorar o Pavilhão do Conhecimento, as suas exposições e módulos. Poderão também partilhar o seu gosto pela ciência com os nossos visitantes, apresentando atividades e colocando-lhes desafios. Os seus filhos vão fazer e comunicar ciência! A quota do Clube de Minitores Ciência Viva inclui tardes cheias de atividades, desafios e conhecimento, exploração dos módulos da área expositiva, acompanhamento de um monitor com formação especializada e participação em eventos especiais da nossa programação. Atividade permanente, aos sábados das 14h30 às 18h30 (exceto nos dias 24 e 31 de dezembro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

MUSEU DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .

OCEANÁRIO DE LISBOA
Esplanada D. Carlos I, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 002 e 218 917 006
Tartarugas O Oceanário oferece aos mais novos, no auditório Mar de Palha, uma peça de teatro musical que promete agradar a todo o público infantil. O espetáculo "Careta, a Tartaruga que Defende o Planeta!" relata a aventura de duas tartarugas marinhas - a Careta e a Casquinha - que atravessam juntas os oceanos, fazendo amigos e descobrindo os valores da amizade, da confiança, a importância de escutar os mais velhos e aprendendo sobre a diversidade da vida no planeta. Inserida no âmbito da exposição temporária "Tartarugas marinhas. A viagem", o musical pretende reforçar os conteúdos abordados na mostra de uma forma lúdica e pedagógica, alertando para as dificuldades de sobrevivência destas espécies, atualmente ameaçadas. Até junho de 2012, aos sábados, domingos e feriados às 16h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h15 e 11h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.oceanario.pt .

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Sábados Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico e visitar a sua fauna: mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt .

CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Visita O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias, às 12h e 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .

CHAPITÔ
Costa do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550
Ateliês Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as segundas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às 19h. Ver mais informações em www.chapito.org .

LITTLECHEF
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A, Lumiar - Lisboa
Tel. 914 333 385 e 917 182 892
Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Soldadinho O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta, na Sala Experimental, a peça de teatro infantil "As Aventuras e Desventuras de um Soldadinho de Chumbo". O espetáculo cheio de magia, entre a imaginação e a realidade, inspirado num clássico de Hans Christian Andersen, conta a história do Soldadinho que se enamora de uma lindíssima Bailarina, e se vê envolvido numa fantástica aventura. Tudo se passa num fantasioso quarto de brinquedos, quando uma Boneca de Corda, o Homem dos Sete Instrumentos, um Relógio-Despertador, um divertido Palhaço e a Fada-Flor se apercebem da presença dos jovens espetadores e com eles partilham a fantástica história do Soldadinho e da Bailarina, que ao longo do espetáculo se vão ainda cruzar com outras divertidas personagens. Uma história onde, para que tudo acabe bem, os grandes protagonistas são valores como o amor e a amizade. Até ao final de junho de 2012, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h30 e às 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.malaposta.pt .

QUINTA DA REGALEIRA
Avenida Barbosa du Bocage, 5, Sintra
Tel. 219 106 650 e 938 598 247
Alice O grupo de teatro Byfurcação apresenta na Quinta da Regaleira o espetáculo "Alice no País das Maravilhas", para crianças a partir dos 4 anos. Que país de maravilhas é esse onde caiu a nossa menina? O dos sonhos inconsúteis, o da imaginação absurda e matemática do senhor professor Charles Lutwidge Dodgson, o da Inglaterra vitoriana, puritana do séc. XIX, o da Regaleira, mansão filosofal da esotérica Sintra? Onde quer que seja, depois de franquear a porta desse país, a menina nunca mais será a mesma. Os países são livros continuamente reescritos pela nossa imaginação maravilhosa, assim saibamos ser pispinetas, atrevidos, Alices. É através do sonho que Lewis Carroll (pseudónimo de Charles Lutwidge Dodgson) coloca Alice, num mundo misterioso que encontra paralelismo com o próprio mundo do autor, pois todas as personagens são o espelho de pessoas que privam com ele. É também pelo sonho que o espetáculo começa, com um pequeno prólogo, que situa o espectador na ação imediatamente anterior ao sonho de Alice, sonho este 'interrompido' por um coelho de colete e relógio de bolso. O público, toma então o lugar de Alice e persegue este coelho até ao fundo do 'poço' - o país das maravilhas será apresentado ao público no jardim da oficina das artes. A partir deste momento, são apresentados ao público os episódios mais marcantes e já adaptados teatralmente do livro de Lewis Carroll, publicado em 1865 com ilustrações de John Tenniel. Até ao dia 2 de junho, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h. A partir de 3 de junho, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h e 17h. A partir de 29 de junho, às sextas às 17h, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h e 17h (o espetáculo não se realiza no dia 24 de junho). A partir de 1 de setembro, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h e 17h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.regaleira.pt  ou em www.byfurcacao.pt .

  
  
NORTE E CENTRO

TEATRO DO CAMPO ALEGRE
Rua das Estrelas, s/n, Porto
Tel. 226 063 000
Menino O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre leva à cena o espetáculo de dança/performance "Pequenos Mundos", para bebés dos 0 aos 36 meses. A peça funciona como um pequeno jogo, um livro aberto que configura e apresenta ambientes, gerando diversas variações de estímulos cognitivos, especialmente pensados para os mais pequenos. Estes "Pequenos Mundos" são construídos a partir de formas e sons muito simples, complementados pela gestualidade e pela presença dos intérpretes em cena. Dentro dos pequenos mundos criados há espaço para figuras de homens que voam, animais exóticos, aparecimento e desaparecimento de formas simples e complexas de intensidades luminosas. Nos dias 12 e 13 de maio, às 10h30, 12h e 15h30. Ver mais informações em http://seducativo-tca.blogspot.pt .

FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210, Porto
Tel. 226 156 500
Percurso O Serviço Educativo da fundação, no âmbito do programa Famílias em Serralves 2012, oferece aos mais novos o percurso "Enquadrar e Reinterpretar" Este percurso vai proporcionar um contacto privilegiado com a exposição patente no museu, recorrendo para tal a instrumentos de observação surpreendentes na forma como poderão alterar a perceção das obras de arte. No dia 13 de maio às 11h (acesso gratuito mediante levantamento de senha a partir das 10h na receção do museu). Ver mais informações em www.serralves.pt .

TEATRO SÁ DA BANDEIRA
Rua Sá da Bandeira, 108, Porto
Tel. 222 003 595 e 964 701 796
Menina O teatro leva à cena a peça "Vanessa Vai à Luta". Obrigada a usar vestidos, Vanessa tenta 'tudo por tudo' não o fazer, quer é brincar com os brinquedos do irmão e ver televisão. Vanessa tem um sonho, uma metralhadora ZX1289... A luta de Vanessa prende-se com a ideia de que ela - como menina - à imagem da mãe tem de fazer todos os trabalhos domésticos que não lhe agradam, enquanto o irmão basta-lhe ajudar o pai, ou seja não fazer nada. Irreverente, divertida e colorida é uma peça que ficará com toda a certeza na memória dos mais jovens, a ideia de sociedade de consumo, a falta de tempo e disponibilidade, o facilitismo das compras pela televisão. No dia 12 de maio às 16h e no dia 13 às 11h. Ver mais informações em www.moveonentertainment.com  ou em www.teatrosadabandeira.com .

BALLETEATRO AUDITÓRIO
Praça 9 de Abril, 76, Porto
Tel. 222 089 175
Frágil O Teatro de Marionetas do Porto apresenta, no Balleteatro Auditório, a peça "Frágil", um espetáculo para crianças a partir dos 4 anos. As pessoas/coisas e as coisas/pessoas servem para contar histórias. No mundo Frágil, há histórias pequenas e grandes. As coisas querem ser levadas para lugares que não conhecem, e fazem pequenas e grandes viagens. No mundo Frágil, há pessoas/coisas que procuram coisas/pessoas. Há segredos que não se desvendam, ou que ficam para desvendar, há um universo aberto e fechado. Há coisas que saem de dentro de outras coisas. No mundo Frágil as regras não são o que são, são regras de imaginação. Nos dias 19 e 20 de maio às 16h (disponível para escolas e grupos de 15 a 25 de maio, de terça a sexta às 10h30 e às 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.marionetasdoporto.pt  ou em http://www2.balleteatro.pt .

TEATRO DA VILARINHA
Rua da Vilarinha, 1386, Porto
Tel. 226 108 924
Sábio A companhia de teatro Pé de Vento leva à cena a peça "História do Sábio Fechado na sua Biblioteca", para crianças a partir dos 6 anos. Era uma vez um sábio que tinha lido todos os livros e sabia tudo. Nada do que existia, e mesmo do que não existia, tinha para si segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo. Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Como sabia todas as coisas e não tinha nada para saber e conhecer, a sua vida era muito triste e desinteressante. Era uma vida sem espanto. Às vezes apetecia ao Sábio não saber qualquer coisa, poder perguntar a alguém qualquer coisa que não soubesse. Mas vivia fechado na sua biblioteca e não tinha ninguém a quem perguntar nada. Até que, um dia, bateu à porta da biblioteca um estrangeiro. O sábio abriu-lhe a porta e... Até ao dia 18 de maio, aos sábados às 16h e 21h30 e aos domingos às 16h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta, às 11h e às 15h, mediante marcação prévia, com outros horários a combinar). Ver mais informações em www.pedevento.pt .

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .

MAR SHOPPING
Avenida Dr. Óscar Lopes, s/n, Leça da Palmeira - Matosinhos
Tel. 229 998 700
Dominguinhos Todos os domingos, o MAR Shopping oferece os "Dominguinhos", uma programação infantil destinada a crianças dos 3 aos 8 anos que inclui leitura de contos, espetáculo de fantoches e diversos ateliês como pintura, escultura, artes plásticas, reciclagem ou culinária. Os temas variam todos os meses, com atividades diferentes a cada domingo. No mês de abril o tema é "Dia da Mãe/Flores" e no próximo domingo o programa vai ser "Atelier de Consciência Ambiental: O Sr. Relvinhas". No dia 13 de maio, das 11h às 12h. Ver mais informações em www.marshopping.com .

ZOO SANTO INÁCIO
Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia
Tel. 227 878 500
Animais Com mais de 1200 animais de 300 espécies, como pinguins, panteras, zebras, hipopótamos, cobras, tarântulas, macacos e muitos outros, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita divertida e pedagógica. Entre as atrações contam-se assistir à alimentação dos pinguins de Humboldt e as demonstrações de vida selvagem, aves de rapina e répteis. Aberto de terça a domingo, das 10h às 19h30 (última entrada às 18h). Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com .

CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe variadas atividades, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Química do Universo", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para toda a família. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados às 17h, para maiores de 12 anos. E "Acampar com as Estrelas", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece também várias atividades, destacando-se os programas Noites de Astronomia, no segundo sábado de cada mês às 22h, e Astronomia de Verão, durante os meses de verão, com observações noturnas, observações de chuvas de meteoros e palestras. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt .

EUROPARQUE
Grande Auditório do Europarque, Santa Maria da Feira
Tel. 256 370 222 e 256 370 200
CSI A série número 1 do mundo chega a Portugal com o espetáculo "CSI ao Vivo, recomendado para crianças a partir dos 8 anos. Pequenos e graúdos vão poder desfrutar de uma oportunidade única para participar na aventura do "CSI ao Vivo" e viver na pele a experiência da investigação forense. Este espetáculo foi pensado para os fãs mais novos do CSI, com um caráter muito educativo e didático. Toda a análise das provas e evidências do crime são explicadas aos novos recrutas CSI que, sob a orientação de Gil Grissom, vão ter que descobrir "como foi cometido o crime?" e "quem é o culpado?" A ação começa com um crime na estreia de um espetáculo de magia. Os investigadores CSI vão ter de o resolver. Com a ajuda do supervisor Gil Grissom, presente em vídeo-conferência, e da audiência, os agentes vão usar a sua lógica e o conhecimento forense para investigar as provas e testar as suas teorias. Os recrutas da audiência sobem ao palco e tornam-se parte da ação, seja como testemunhas, suspeitos ou mesmo parte integrante da equipa CSI. Todos vão ter que participar, investigar e avaliar cuidadosamente as pistas encontradas, sem esquecer, claro, as provas ocultas. Seja a analisar os gases misteriosos, simular os disparos dos projéteis ou varrer a laser toda a cena do crime, a equipa do CSI vai ter que desvendar o crime. No dia 12 de maio, às 15h e 19h. Ver mais informações em www.europarque.pt .

THEATRO CIRCO
Avenida da Liberdade 697, Braga
Tel. 253 203 800 e 253 217 167
Escaravelho A Companhia de Teatro de Braga apresenta no Pequeno Auditório do Theatro Circo a peça "O Escaravelho Contador". O espetáculo infantil parte da obra "Histórias que me contaste tu", da autoria do jornalista e escritor Manuel António Pina, e leva à cena um conjunto de contos que têm como elemento comum o escaravelho, um inseto repugnante convertido em anfitrião simpático e divertido. A peça, que nos fala das palavras bonitas que escondem bichos feios, é um apelo à fantasia, com música, alegria e surpresa. No dia 13 de maio às 11h (disponível para escolas nos dias 14 e 15 de maio, às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.theatrocirco.com .

PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO
Ponte da Igreja, Ul - Oliveira de Azeméis
Tel. 256 664 043 e 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .

MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos diversos ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. O próximo ateliê vai ser "O Esqueleto Dançarino", para crianças a partir dos 6 anos. O corpo humano tem mais de 200 ossos. Neste ateliê os jovens vão aprender porque são tão importantes e fazer um esqueleto dançarino. No dia 12 de maio, das 15h às 16h30. E a seguir vai ser o ateliê "Imagens em Movimento", para crianças a partir dos 5 anos. Este ateliê está ligado ao cinema. Um filme é uma sucessão rápida de imagens. Sem câmara de filmar será que aos jovens participantes conseguem fazer um filme? No dia 19 de maio, das 15h às 16h30. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .

Pedro Andrade
pandrade@expresso.impressa.pt


Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados
Re: Leve as suas crianças (de 10 a 18 de maio)
AS KRIANCAS S O FTURO DE AMANHAN
... A ESPERANSA DE 1 MDO MELHOR E KOM SORRIZO (RIR) NA BOKA ...
E AO MUNDO AS KRIANCAS TD OFERESSEM SEM PEDIREM NADA DE TROLA PRA A GENTE ...
SAO MTO BONS TODOS ELES - AS KRIANCA...
UM SORRIZO..
UM RIZO..
BEM FIXES ELAS TDS QDO S JUNTAO PRA BRINCAREM
A ESPRANSSA DO MUNDO.
Comentários 1 Comentar

Últimas

Passos, o Dom Casmurro

Estou convencido que caso Machado de Assis tivesse conhecido Passos Coelho, seria o ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub