23 de abril de 2014 às 23:57
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  Blogues Desporto  ⁄  Nysse Arruda Sailing  ⁄  Let the Games Begin!

Let the Games Begin!

Nysse Arruda
Os anéis olímpicos em fogo a pairar sobre o estádio olímpico de Londres na cerimónia de abertura do 30º Jogos Olímpicos
Os anéis olímpicos em fogo a pairar sobre o estádio olímpico de Londres na cerimónia de abertura do 30º Jogos Olímpicos
DR

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 apresentou em retrospecto cinematográfico e teatral a história inglesa e seus ícones - dos campos verdes à revolução industrial e à revolução tecnológica, passando pelo sufrágio feminino e o sistema de saúde, flertando com o cinema, a música e o humor ingleses. É a terceira vez que a cidade de Londres acolhe o maior evento desportivo do mundo no espaço de um século. A chama chegou a bordo de um 'speed boat' pilotado pelo futebolista David Beckham e foi entregue a Sir Steve Redgrave que, por sua vez, passou-a a um grupo de atletas olímpicos britânicos - entre eles Shirley Robertson, campeã na vela - que juntos acenderam as pétalas de bronze (com o nome de cada um dos 204 países participantes) quee se elevaram no ar formando a pira olímpica. Sir Paul McCartney cantou Hey Jude aos 10 960 atletas de 204 países - que pela primeira vez contam todos com mulheres nas suas equipas - que disputarão a 30ª edição dos Jogos Olímpicos. Portugal está representado na vela por 13 velejadores e velejadoras em oito classes de barcos olímpicos.

Numa apoteose musical do ex-Beatle Sir Paul McCartney a cantar Hey Jude foi coroada a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, enquanto ardia a fantástica pira olímpica desenhada por Thomas Heatherwick, um dos mais criativos artistas ingleses.

O grupo de personalidades que levou a bandeira olímpica incluiu Muhammad Ali, Ban Ki-Moon e outras figuras importantes pela sua luta pelos direitos humanos e paz.

"Que os valores inspirado por Coubertin venham à tona nos próximos dezessete dias com os melhores atletas do mundo a competirem num espírito de amizade, respeito e jogo limpo." declarou Jacques Rogge, pesidente do Comitê Olímpico Internacional, ressaltando o mote de paz e harmonia entre as nações do mundo.

 

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub