Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

Tsipras dá os parabéns ao BE: “Com estes resultados vamos construir uma Europa melhor”

  • 333

Alexis Tsipras, o homem que obrigou Bruxelas a repensar a relação com os países do Sul, já deu os parabéns ao Bloco de Esquerda

FOTO EPA

O líder do Syriza e primeiro-ministro da Grécia deu os parabéns ao Bloco de Esquerda pelo resultado eleitoral obtido nas legislativas de 4 de outubro. Via Twitter

Às 6h36 desta segunda-feira [hora de Atenas], Alexis Tsipras já estava a pé e a dar os parabéns ao Bloco de Esquerda, via Twitter, pelos resultados obtidos nas eleições de domingo.

Duas semanas antes das eleições portuguesas, Alexis Tsipras, 41 anos, ganhou a terceira corrida às urnas em menos de nove meses. O homem que desafiou a burocracia das instituições europeias e do FMI provou à Europa e aos dissidentes do Syriza que é na sua estratégia política que os gregos confiam para recuperar a autoestima e a economia do seu país.

Na noite da sua terceira vitória eleitoral [20 de setembro], Tsipras estava visivelmente satisfeito quando subiu ao palco da Praça Klafthmonos, no centro de Atenas, para lembrar à Europa e aos opositores internos que tinha conquistado a confiança do povo grego: “O povo grego deu-nos um mandato claro para continuarmos a lutar dentro e fora do país, e para nos livrarmos de todas as coisas que nos mantêm presos ao passado” recente.

O Syriza e o Bloco de Esquerda são partidos com grande proximidade ideológica, que defendem uma nova relação das instituições europeias e do FMI com os países do Sul que foram objeto de resgate financeiro.