Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

Expresso analisa na CNN as legislativas: “Como pode ganhar a austeridade?”

  • 333

As eleições em Portugal foram noticiadas em todo o mundo. Na CNN, a principal pergunta antes, durante e depois foi sobre como explicar a vitória de uma coligação pró-austeridade - e como governar em condições instáveis quando a dívida pública é de quase 130% do PIB. O Expresso fez a análise

“Como é que um partido que defendeu a austeridade ganhou em Portugal, enquanto partidos similares falharam noutros países europeus?” A pergunta feita esta segunda-feira de manhã pela jornalista da CNN revela a surpresa de quem observa de fora o resultado as eleições portuguesas deste domingo. A estação de televisão convidou o Expresso para analisar o sufrágio no final da campanha e depois de conhecidos os resultados. Outra das dúvidas colocadas relaciona-se com o facto de a coligação de direita ter perdido a maioria absoluta. Como podem decorrer as negociações para, por exemplo, passar a barreira da aprovação do Orçamento do Estado?

Já na manhã do domingo de eleições a CNN convidara o Expresso a analisar a situação, tendo Pedro Santos Guerreiro, diretor executivo do jornal, sido questionado sobre que comparação com a situação grega podia ser feita.

Se Portugal ficar com um governo fraco, isso trará instabilidade e minará a recuperação do país? Essa foi uma das questões na sexta-feira, último dia de campanha. A CNN já falava nesse dia de um cenário de eleições antecipadas e questionou o Expresso sobre o estado da economia, os resultados da austeridade e se os portugueses iriam punir o PS por se lembrarem do resgate de 2011.