Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

BE: “Se a direita perder a maioria absoluta perde também o Governo”

  • 333

Marcos Borga

Pedro Filipe Soares, até agora líder parlamentar do Bloco de Esquerda, considera que caso exista uma maioria de esquerda no Parlamento não devem ser PSD e CDS a formar o Executivo

Cauteloso com os resultados - "ainda falta muito da noite eleitoral", com "a possibilidade de PSD e CDS terem maioria absoluta", Pedro Filipe Soares afirmou aos jornalistas que "se PSD e CDS perderem a maioria absoluta perdem também o Governo".

Sem o dizer explicitamente, o antigo líder parlamentar do BE, e n.º 2 pela lista de Lisboa, traça um cenário em que teriam de ser os socialistas a chefiar um Governo. E tal - de acordo as diversas sondagens - só seria possível se houvesse um entendimento dos partidos de esquerda.

Pedro Filipe Soares reconhece que, embora com menor expressão eleitoral, "o resultado da direita é ainda um valor considerável". Caso a coligação Portugal à Frente não alcance uma maioria absoluta, isso "vai mudar completamemnte o cenário político".

Instado a comentar o facto de em todas a sondagens, e nos primeiros resultados oficiais já apurados, o BE bater claramente a CDU, Pedro Filipe Soares respondeu: "Não entrámos nesta campanha numa competição com a CDU, mas para derrotar a direita".