Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

Livre reúne 200 pessoas em pedalada eleitoral

  • 333

O Livre/Tempo de Avançar teve esta quinta-feira duas iniciativas ligadas à ecologia. De manhã assistiu-se à plantação de uma árvore, mas a tarde reservava-se (ainda) mais simbólica. O partido reuniu os apoiantes e pedalou da zona do Saldanha até Santos, em Lisboa, para mostrar que a política pode ser diferente

Foram mais de duas centenas a pedalar por Lisboa, numa iniciativa que pretendia mostrar uma política diferente e uma forma de fazer campanha também ela diferenciada. A ação foi montada durante a semana, com a distribuição de flyers sobre o evento, e agora era tempo de colher os resultados.

É melhor esquecer as típicas arruadas. O Livre quis mostrar a sua preocupação ecológica e, segundo Rui Tavares, “promover um meio de transporte sustentável” para andar na cidade, “um transporte que não disfarce as emissões, até porque não as tem”. O efeito visual fez esquecer outras iniciativas menos povoadas e o partido deu nas vistas.

Na zona da Baixa de Lisboa eram vários os transeuntes — entre possíveis eleitores e turistas — que tiravam fotografias. O Livre parou (ou pelo menos abrandou) o trânsito no centro da cidade. “Quisemos organizar algo diferente e optámos pela pedalada” entre o Saldanha e a zona de Santos, onde pouco depois começaria um comício. A iniciativa da tarde reuniu “pelo menos duas centenas de pessoas”, disse Rui Tavares.

Na parte da manhã, o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa e Ana Drago, número dois, deslocaram-se a Cascais para plantar mais de três dezenas de árvores e reduzir a pegada ecológica da campanha. “Não só a nossa como a de todos.”