Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

Livre quer “compromisso histórico” com PS, CDU e BE para uma “maioria de esquerda”

  • 333

Tiago Petinga / Lusa

Candidatura cidadã apela à governabilidade e quer firmar um acordo pré-eleitoral com os partidos de esquerda com representação parlamentar. “Não haverá maiorias absolutas e é preciso saber qual será a composição do próximo governo”, afirma Rui Tavares

Desde o início da campanha eleitoral que o Livre/Tempo de Avançar se mostrou aberto ao diálogo interpartidário à esquerda, pelo que o passo não é inesperado. O partido escreveu esta quinta-feira ao Partido Socialista, à CDU e ao Bloco de Esquerda para que se unissem e firmassem um “compromisso histórico”.

Para Rui Tavares, cabeça de lista pelo círculo eleitoral lisboeta, este acordo é fulcral “para que depois das eleições seja formado um governo de esquerda”. Espera resposta dos líderes políticos a quem escreveu.

A medida foi anunciada esta quinta-feira de tarde numa ação de campanha em Lisboa e visa sensibilizar o eleitorado para a questão da governabilidade. “Não haverá maiorias absolutas e é preciso saber qual será a composição do próximo governo”, afirma Rui Tavares. “É preciso mostrar aos portugueses e ao Presidente da República um compromisso destes quatro partidos.”

As condições impostas pelo Livre são claras e resumem-se em três pontos essenciais: os partidos que subscreverem o acordo comprometem-se a “possibilitar a criação de um governo à esquerda”, a “não negociar com a direita, nem com o PSD nem com o CDS, para qualquer formação de governo que os inclua” e a “sentarem-se à mesa para discutir um programa comum de governação”.

  • Livre reúne 200 pessoas em pedalada eleitoral

    O Livre/Tempo de Avançar teve esta quinta-feira duas iniciativas ligadas à ecologia. De manhã assistiu-se à plantação de uma árvore, mas a tarde reservava-se (ainda) mais simbólica. O partido reuniu os apoiantes e pedalou da zona do Saldanha até Santos, em Lisboa, para mostrar que a política pode ser diferente