Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

PS com mais impacto nos media e redes sociais

  • 333

Rui Duarte Silva

O Expresso começa hoje a publicar um estudo sobre o impacto da campanha para as legislativas nos media e nas redes sociais. Esta análise avalia não só as interações das candidaturas como também a dos líderes. Nos dados relativos a terça-feira, o PS ganha nos media e nas redes sociais. Mas no que toca aos líderes, Pedro Passos Coelho e António Costa estão próximos mas com ligeira vantagem para Passos. No que toca aos media, são objeto de análise um total de cerca de 2000 meios de comunicação social de televisão, rádio, imprensa e sites de informação online em Portugal, analisados regularmente pela Cision, a responsável por este estudo diário. Quanto às redes sociais, são analisadas as interações registadas diretamente nas páginas de Facebook e Twitter de cada força política e líderes e as referências espontâneas nas redes sociais (Twitter, Facebook, Google + e Instagram) de cada indivíduo, monitorizadas através da presença de hastags relacionadas com as forças políticas ou líderes em análise

IMPACTO MEDIÁTICO
Número total de OTS (opportunities to see) produzidas junto do público potencial, em função da audiência acumulada verificada; no caso dos media através de notícias, contabilizadas em função dos leitores, utilizadores de internet, ouvintes e telespectadores; nas redes sociais, seguidores e fãs das páginas das forças políticas e líderes no Twitter e Facebook e referências espontâneas através de hashtags. A fonte no caso dos media são as audiências de cada órgão de comunicação social e no caso das redes sociais a rede de influência de cada página estudada e de cada indivíduo identificado, ponderada com a probabilidade média de impacto com as respetivas audiências, tendo em conta as características de cada canal social. Indica o potencial mediático da comunicação tendo em conta a pressão da mensagem junto dos públicos.


ÂMBITO DA ANÁLISE
Media — São objeto de análise um total de cerca de 2000 meios de comunicação social de televisão, rádio, imprensa e sites de informação online em Portugal, analisados regularmente pela Cision.
Redes Sociais — São objeto de análise as interações registadas diretamente nas páginas de Facebook e Twitter de cada força política e líderes e as referências espontâneas nas redes sociais (Twitter, Facebook, Google + e Instagram) de cada indivíduo, monitorizadas através da presença de hashtags relacionadas com as forças políticas ou líderes em análise.


VARIÁVEIS
Forças políticas — Coligações e partidos políticos candidatos às eleições legislativas de 2015, com assento parlamentar. O desempenho de cada força política é calculado com base na percentagem alcançada no dia, em função do impacto mediático desse mesmo dia e representa o seu share, face às restantes. A força política com maior percentagem nesse dia foi a que conseguiu um melhor desempenho comunicacional junto dos media e redes sociais.


Líderes — Líderes dos partidos com assento parlamentar, candidatos às eleições legislativas de 2015. O desempenho de cada líder é calculado com base na percentagem alcançada no dia, em função do impacto mediático desse mesmo dia e representa o seu share, face aos restantes líderes. O líder com maior percentagem nesse dia foi o que conseguiu um melhor desempenho comunicacional junto dos media e redes sociais. A presença dos líderes é avaliada tendo em conta toda a sua dimensão pessoal, profissional e política, pelo que as referências aos líderes podem ter decorrido no âmbito da campanha eleitoral, ou no exercício das suas funções. Concretamente no caso dos líderes com funções governativas, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, são contabilizadas além das referências no âmbito da campanha eleitoral todas as referências no âmbito do exercício das suas funções, enquanto primeiro-ministro e vice-primeiro-ministro, respetivamente.


OTS — Número de vezes que um artigo poderá impactar ou transmitir mensagem à sua audiência. O cálculo das OTS difere de meio para meio em função da sua relevância, audiência e horário de transmissão.