Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

Snap quê? Snap-Expresso. Da festa do Avante às selfies com Passos

  • 333

Adicione o Expresso através deste snapcode ou com o nome snap-expresso

D.R.

Estamos em todo lado, chateamos toda a gente e damos voz aos mais novos. Estamos a seguir as eleições legislativas 2015 e abordamos os temas que achamos mais importantes para o nosso público-alvo: jovens. Espreite aqui os tesouros desta aventura de (quase) três semanas

"Snapchat?! É aquela aplicação para enviar fotografias de tronco nu que desaparecem alguns segundos depois?". Bom, lá vou eu como numa cassete em repetição, sim é a aplicação que tem essa fama mas ela não serve para isso, pelo menos não no Expresso. "É uma rede social utilizada maioritariamente por jovens entre os 15 e os 25 anos adotada pelo Expresso como meio de comunicação interativo para seguir as eleições legislativas".

O Expresso foi o primeiro jornal em Portugal a lançar um projeto destes no Snapchat, onde conta já com três mil seguidores, número que sobe a cada dia que passa (para aderir veja isto). Não sabemos ao certo as suas/vossas idades, mas sabemos que nos acompanham diariamente, que esperam para ver o que vamos fazer a seguir, e que aguardam para ver as vossas questões respondidas.

Um dos nossos objetivos é dar voz àqueles que serão o futuro do país. Não acreditamos que os jovens não ligam à política, mas acreditamos que os jovens sentem que a política não lhes liga a eles. É isso que eles nos dizem; que faltam ferramentas que os façam ser representados e escutados.

Bem, mas vamos ao que andámos a fazer nas nossas primeiras semanas e mostrar-vos alguns tesourinhos da vida do Snap-Expresso.

Vamos começar com aquilo que poderia ser o nosso jingle. Estivemos no Avante e pedimos aos artistas para fazerem um improviso para o Expresso e os destemidos HMB acederam ao desafio:

Ainda no Avante, a terra dos camaradas, quisemos saber como é que foi a primeira vez dos artistas (pausa) a votar. A da Capicua foi assim:

Quando surgiu a fotografia do Aylan Kurdi (cujo nome real é Alan e não Aylan), não conseguimos deixar o tema de lado e pedimos ao nosso jornalista Pedro Cordeiro para tirar algumas dúvidas:

Tratamos também do tema da homossexualidade e fomos ter com a youtuber Peperan para deixar uma mensagem ao próximo Governo:

Não foi fácil, mas estivemos também com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, líder da coligação Portugal à Frente. Até conseguimos uma selfie com ele:

Também estivemos lá quando a Sr.ª de cor-de-rosa interrompeu a apanha da roupa no seu estendal para ir dar-lhe uma palavrinha:

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, no início teve algumas dificuldades em responder em apenas 10 segundos às questões que lhe colocávamos:

O líder do Partido Socialista, António Costa, sempre que via uma rapariga com um telemóvel na mão, no meio de um bando de fotógrafos e operadores de câmara, olhava com curiosidade:

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, mostrou-se sempre disponível para responder às questões colocadas pelos snappers. O que não corria muito bem era a minha pressa de escrever as coisas para que a aplicação não falhasse (o Snapchat tem, por vezes, dificuldade em lidar com tanto tráfego). E às vezes saem estas frases estranhas:

Fomos aos "backstage" de quase todos os "Frente-a-Frente", tentamos apanhar os políticos tanto à entrada, como à saída. Algumas vezes fomos bem-sucedidos, outras não. Isto foi o primeiro debate a que fomos. Ouve-se bem o meu "boa noite" cheio de vergonha:

O líder do LIVRE/Tempo de Avançar, Rui Tavares, nunca virou a cara às questões que lhe colocávamos, mesmo antes de dar um discurso falou sobre o financiamento do partido:

No meio disto tudo também já estivemos na casa do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, vimos como se prepara para o seu habitual comentário na TVI, as dezenas de chapéus nas paredes e 'bombardeámo-lo' de perguntas dos snappers:

Estivemos lá quando o primeiro-ministro faltou ao programa dos Gato:

Perguntamos aos mais velhos se conheciam o Snapchat (cuidado, este vídeo mete molho):

E na semana passada estivemos no Curto Circuito, na SIC Radical, com a Carolina Torres e João Paulo Sousa. Fizeram-me esta maquilhagem linda:

E depois meteram-me em direto:

Por fim, esperamos que nos oiçam e sigam todos os dias, que enviem snaps com opiniões, dúvidas, sugestões e que nunca, mas nunca fiquem fartos.