Siga-nos

Perfil

Legislativas 2015

Legislativas 2015

Marques Mendes: “Catarina Martins foi a grande revelação”

  • 333

Luís Marques Mendes disse que a líder do Bloco de Esquerda se “preparou condignamente” para os debates eleitorais e “merece um cumprimento particular”

Helena Bento

Jornalista

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes destacou a prestação de Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, nos debates recentes entre os líderes dos cinco maiores partidos. "É a grande revelação e foi quem supreendeu mais", disse.

Referia-se, em particular, ao debate frente a António Costa, em que Catarina Martins "esteve muito bem ao ter conseguido criar dificuldades ao líder socialista nas questões da segurança social" e, "com muita mestria", ter desincentivado o voto útil, quando disse a Costa que se ele vier a alterar alguns pontos no programa socialista talvez possa haver um entendimento entre os dois partidos. A líder do Bloco de Esquerda "preparou-se condignamente e merece um cumprimento muito particular", acrescentou Marques Mendes.

Já o debate entre António Costa e Jerónimo de Sousa foi "muito morno", sobretudo por causa do secretário-geral do PCP, que "é fantástico em campanha eleitoral e muito genuíno e autêntico", mas não em debates eleitorais, que "não são definitivamente a sua praia".

Apesar disso, Marques Mendes acredita que Jerónimo de Sousa, e também Heloísa Apolónia, líder da bancada do PEV, que esta sexta-feira debateu com Paulo Portas e teve uma má prestação ("um pesadelo"), poderão agora compensar na rua.

Marques Mendes, que havia elogiado o desempenho do líder socialista no primeiro debate com Passos Coelho, considerou que desta vez, no debate transmitido em simultâneo em três rádios, o "vencedor" foi o primeiro-ministro. De resto, foi um debate "melhor do que o anterior" - "melhor do ponto de vista do público e mais esclarecedor, com os líderes a terem mais tempo para explicar as suas ideias".