22 de abril de 2015
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El Capitan

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Há sítios irrevogavelmente ligados à história da fotografia, e um deles é o Yosemite Park, na Califórnia, espetacularmente fotografado no século XIX por Carleton Watkins e Eadweard Muybridge e no século passado por Ansel Adams.

 

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Pi

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Escrevo esta coluna a 14 de março, 3/14, o Dia do Pi. Para ser mais preciso, devia ter começado às 9:26:53 horas para formar a sequência 3,141592653..., os dez primeiros dígitos do número pi, representado (desde o final do século XVIII) pela letra grega minúscula do mesmo nome, ?. (O pi maiúsculo é reservado para o produtório dos elementos de uma sequência.) Note-se que só de cem em cem anos temos um Dia do Pi a perfazer os cinco primeiros dígitos! Uma letra bela que parece um portal. 

 

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Luz

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2015 é o Ano Internacional da Luz (e das Técnicas Baseadas na Luz), Organização das Nações Unidas dixit. É também o Ano Internacional dos Solos (e da Avaliação, já agora). 2014 foi o Ano Internacional da Cristalografia, da Agricultura Familiar, das Pequenas Ilhas-Estado em Desenvolvimento e da Solidariedade com o Povo Palestiniano. Operações de marketing para se falar de coisas importantes (enquanto se vão adiando os problemas vitais do nosso tempo, da Grécia ao Estado Islâmico). Porquê a luz em 2015?

 

Churchill e a ciência

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Winston Churchill (1874-1965) não passou pela universidade mas valorizou sempre a ciência. Na escola distinguiu-se em inglês (e história) e química - a bipolarização letras (artes)/ciências que é hoje reconhecida como um sintoma de criatividade inovadora. Escrevia tão bem que os seis volumes de "A Segunda Guerra Mundial" (e a brilhante oratória na defesa dos direitos humanos) lhe valeram o Prémio Nobel da Literatura em 1953. 

 

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Robert Frank na América

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Ninguém é bom juiz em causa própria. Os melhores retratos fotográficos de Paris foram feitos por dois húngaros, Kertész e Brassaï. Um alemão, Bill Brandt, fotografou os ingleses em casa, e outro, Herbert List, a Roma eterna. Um jovem suíço, Robert Frank, percorreu a América de lés a lés no final dos anos 40 e ao longo dos anos 50 e o que viu deu num dos livros mais importantes da história da fotografia, "Les Américains" (1958). 

 

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La Calumnia

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A coisa é sabida, e o mestre é o untuoso Don Basilio, o padreco professor de música do "Barbeiro de Sevilha". Tudo começa com uma brisa suave mas sibilante. Pouco a pouco, rastejando, vai soprando e rondando até se introduzir nas orelhas das pessoas. Chega ao cérebro, sai da boca, o ruído vai crescendo até soar como um trovão. Está criada uma tempestade, um tumulto universal. A calúnia é a proverbial borboleta na China que causa um tornado em Portugal. 

 

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Shylock

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No princípio era o Verbo e o Verbo é o Teatro - a primeira arte comunal. Um grupo de pessoas reúne-se à volta de outra ou outras para ouvir uma história. Se a coisa corre bem, no fim saímos todos irmanados. Aprendi há muito que o melhor antídoto para o cansaço e desânimo é ver uma peça de Shakespeare. Está lá tudo o que precisa a alma humana. Mesmo numa peça problemática como "O Mercador de Veneza". 

 

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Inovação

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Por coincidência fortuita, esta Tabela Periódica - a última no "Atual" - é a centésima. Puxando pela cabeça, não encontro melhor maneira de celebrar o facto do que dedicá-la à inovação, uma coisa muito diferente do 'empreendedorismo' (a receita para fazer impunemente disparates), tão do agrado dos políticos portugueses. Como engenheiro e cientista, sei que é preciso estudar os problemas verticalmente, em profundidade.  

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Arqueologia industrial

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O passado é, de facto, um país estrangeiro, isto é, território fadado para turismo. Desde miúdo que ando fascinado pela arqueologia industrial. O meu ramo científico, termodinâmica, é um produto da Revolução Industrial, cujo ícone, a máquina a vapor, opera a transformação de uma forma de energia noutra. Entre os meus locais de estimação por esse mundo fora estão a Ponte de Ferro (1779) no berço da Revolução Industrial em Coalbrookdale (Inglaterra), o Ruhrgebiet (Alemanha), os moinhos de pólvora de Eleuthère Irénée Du Pont em Wilmington, Delaware (EUA). 

 

 

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Lewis Baltz (1945 - 2014)

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A estética era minimalista mas a mensagem era fortíssima: a denúncia da violação moderna da Natureza pelo homem. Refiro-me à Nova Topografia - a escola de fotografia que emergiu nos anos 70 como reação ao desenvolvimento suburbano da década anterior. A paisagem admirada por todos passava a ser apenas o imobiliário de alguns.  

 

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