26/05/2012 atualizado às 1:56
Página Inicial » Atualidade » João Cravinho também é contra o TGV

João Cravinho também é contra o TGV

O ministro Mário Lino reagiu às declarações de Ferreira Leite contra o TGV declarando que Manuela Ferreira Leite tem falta de credibilidade, mas entretanto também o ex-ministro socialista veio declarar tratar-se um "projecto ruinoso" para o país. 

14:46 Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
João Cravinho acredita que a ligação Lisboa-Madrid por TGV representa uma "destruição de recursos"
João Cravinho acredita que a ligação Lisboa-Madrid por TGV representa uma "destruição de recursos"
Ana Baião

O presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) e ex-ministro socialista, João Cravinho, acredita que a ligação Lisboa-Madrid por TGV é um "projecto ruinoso" a nível financeiro por representar uma "destruição de recursos".

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, acusou hoje a líder do PSD de falta de credibilidade para propor a suspensão da rede de alta velocidade, afirmando que Manuela Ferreira Leite apoiou o projecto quando era ministra das Finanças.

Mas as criticas à manutenção do projecto vem também dentro da própria "ala" socialista. Falando à margem de um debate em Cascais, João Cravilho declarou ontem à noite que a ligação entre as cidades de Lisboa e Porto constitui "uma peça essencial" do desenvolvimento territorial português, mas defendeu que a extensão do TGV até à capital espanhola não trará qualquer benefício para o país.

"Sobre Lisboa-Madrid, compreendo que, não tendo sido objecto de uma negociação internacional, não podemos dispor à vontade de fazer ou não fazer, mas não podemos deixar de reconhecer que é um projecto ruinoso financeiramente, não viável", explicou.

"É, económica e financeiramente, uma diminuição de recursos e não um acrescentamento. Se as circunstâncias fossem tais que houvesse acordo com Espanha para adiar esse projecto, ganhava-se em dois campos -- alguma procura adicional, que o tempo irá permitir, e evitava-se uma enorme perda", acrescentou.

Reconhecendo que as razões políticas do projecto constituem "outro problema", João Cravinho considerou normal que os concursos públicos em torno do TGV Lisboa-Madrid fiquem preenchidos, tendo em conta o risco reduzido do projecto, o seu financiamento por capitais públicos ou comunitários para públicos e a reduzida contribuição privada face ao custo total.

O presidente do BERD sustentou, no entanto, que o verdadeiro problema surgirá quando a questão da exploração for posta em cima da mesa.

"A exploração não é pura e simplesmente rentável, só poderá ser feita com subsídios que a legislação comunitária não permite, portanto estamos para ver como vai ser", conclui João Cravinho.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Aí já discordo.
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
O TGV é muito importante e fará muita falta no futuro se não fôr feito.
 
 Regras da comunidade
    Re: Aí já discordo.    Ver comentário
Cruzadas (seguir utilizador), 1 ponto , 16:02 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
    Re: Aí já discordo.    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 19:08 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
Concordo plenamente
Canados (seguir utilizador), 1 ponto , 17:27 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
Afinal há pessoas no PS que têm discernimento

Deixem-se de ideias megalómanas.

Isto é bom para quem? Para os portugueses em geral é que não.

 
 Regras da comunidade
TGV — Uma falsa questão
Yosemite (seguir utilizador), 1 ponto , 17:41 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
Não percebo como é que que o Dr. João Cravinho, que muito respeito, pode defender a ligação TGV entre Lisboa e Porto. Gostaria que alguém me explicasse qual a vantagem de um investimento tão volumoso num projecto que, no fim de contas, se resume a uma poupança de meia hora em relação ao tempo do Alfa Pendular.

Já em relação à ligação Lisboa-Madrid, à partida parece-me um investimento mais meritório, considerando que representa um avanço enorme em relação à ligação ferroviária actualmente existente. Ainda assim, e quem viaja um pouco pela europa sabe, os trajectos internacionais de TGV são muitas vezes tão ou mais caros do que uma passagem aérea. Valerá a pena um investimento tão grande quando, no fim de tudo, é provável que os passageiros consigam viagens aéreas mais baratas? Julgo que não.

Mas enfim, é preciso arranjar projectos com fartura para o Jorge Coelho, não é assim?
 
 Regras da comunidade
Jamai
ANO1933 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:52 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
Afinal, a Dra. Manuel Ferreira leite, não está isolada no caso do TGV!
João Cravinho, também vem manifestar-se contra este projecto megalómano, apelidando-o de "projecto ruinoso"!
Pelos vistos, quem é pouco credível é Mário Lino!, o tal Ministro do famoso "Jamai", quanto ao aeroporto da Ota!
Ou a opinião do socialista João Cravinho, também não
merece ser levada em conta?
 
 Regras da comunidade
TGV PARA AS MALVAS...
Mór Daky (seguir utilizador), 1 ponto , 18:17 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
o que a crise do sistema financeiro veio provar foi que as politicas neo-liberais adoptadas na UE, IMPORTADAS dos USA, SÃO UM FALHANÇO para as populações e respectivos países.
EM POrTUGAL é enorme essa evidência. O país é só remendos, tantas as asneiras nas polticas adoptadas.
AGORA, já dizem, depois de roubarem e deixarem roubar a casa, que têm que apoiar a economia real, a produção nacional. DIZEM.
MAS, o que vão fazer é continuar a sustentar a macro-economia que vai provocar despedimentos, já está, e a projectar obras sem retorno de investimento`próximo,
para atenuar os males feitos.

TGV E AERORTO DE LISBOA, para quê já, nesta conjuntura de escassez de acesso a créditos?
Quanto é que vai aumentar o custo dessas obras e quando é que o país tem condições para as aproveitar/utilizar em pleno?
 
 Regras da comunidade
Rede Ferroviária Nacional
Yosemite (seguir utilizador), 1 ponto , 18:25 | Sexta feira, 16 de janeiro de 2009
Mais uma pergunta: pegando no investimento anunciado para o TGV, o que é que esse montante permitiria fazer no âmbito do alargamento da estrutura ferroviária nacional?

Possuímos uma rede ferroviária subdesenvolvida, com muito poucas ligações entre a capital e o interior do país. Em termos de transportes ferroviários de mercadorias, possuímos uma infra-estrutura precária e pouco competitiva. Em vez de desbaratar este dinheiro todo no TGV, que não acrescentará grande coisa, não seria mais saudável aplicar o dinheiro na ampliação das estruturas ferroviárias existentes?

E continuaria a haver obras com fartura para o Jorge Coelho...
 
 Regras da comunidade
João Cravinho e o TGV
Toni 2 (seguir utilizador), 1 ponto , 21:55 | Domingo, 18 de janeiro de 2009
Até parece que é uma questão de solidariedade,talvez motivada pela idade. Até parece que os velhos estão todos de acordo. Já dizia um amigo,que quando é preciso recorrer ao viagra,já não há nada a fazer à cabeça,mais dia menos dia foi-se e a seguir martelo.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




A primeira página do Expresso
23:50 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 13
Silva Carvalho quer que caso siga imediamente para julgamento
22:27 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 13
Audição do SIS a Silva Carvalho não foi registada
19:54 Sexta feira, 25 de maio de 2012,
Rock in Rio: duas linhas de autocarro até às 4h30
19:05 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 1
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome
19:23 Terça feira, 22 de maio de 2012, 143
E a celebridade mais poderosa do mundo é...
19:57 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Novas tragédia e polémica na família Kennedy
14:12 Domingo, 20 de maio de 2012, 6
CP: greve causa perturbações nos comboios regionais
9:05 Domingo, 20 de maio de 2012, 2
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB