Anterior
Ahmadinejad anuncia tumultos em Teerão
Seguinte
Ahmadinejad garante que reeleição foi "verdadeira e livre"
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Irão  >   Irão: Vários responsáveis reformadores detidos

Irão: Vários responsáveis reformadores detidos

Foram detidos vários membros da Frente da participação e da Organização dos Mudjaidine da revolução islâmica (OMRI), os dois principais grupos reformadores que apoiaram Moussavi, que saiu derrotado nas presidenciais.
Lusa |

Vários responsáveis reformadores, apoiantes de Mir Hossein Moussavi, candidato às eleições presidenciais de sexta-feira no Irão, foram detidos sábado à tarde, declarou hoje um responsável do Frente de participação, Rajab-Ali Mazrouie.

Entre as pessoas detidas figuram Mohsen Mirdamadi, chefe do Frente, próximo do antigo presidente Mohammad Khatami, Mostapha Tadjadeh (antigo vice-ministro do Interior), Mohsen Aminzadeh (antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros), Abdollah Ramezanzadeh (porta-voz do governo de Khatami), Saïd Shariati, Zohreh Aghajari e Behzad Nabavi.

Todos os detidos são membros da Frente da participação e da Organização dos Mudjaidine da revolução islâmica (OMRI), os dois principais grupos reformadores que apoiaram Moussavi nas eleições presidenciais de 12 de Junho, ganhas pelo presidente cessante Mahmoud Ahmadinejad .

O anúncio dos resultados oficiais provocou sábado confrontos em pleno coração de Teerão por parte dos apoiantes do seu principal rival, Mir Hossein Moussavi, e das acusações de fraude eleitoral.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 7 Comentar
ordenar por:
mais votados
Irão regressa à normalidade...
Esta curiosa e mui respeitável democracia tem limites muito bem delineados no tempo e no espaço. Sendo o espaço muito pequeno e o tempo demasiado curto. Depois do grande show-off para Ocidente ver, adorar e onde se pretendem a todo o custo ganhar adeptos, o espectáculo das muldidões e a aparência da Liberdade visível nas primeiras manifestações, eis senão quando os limites de tempo e de espaço se esgotaram O Irão voltou ao normal... e o Povo sossegou-se até às próximas manifestações anti Ocidente...
Re:Petróleo e Princípios...
como um ocidental qualquer!
E AGORA, OBAMA?
O resultado já era previsível, em eleições controladas pelo poder. O Irão é uma potência regional nuclear com opções estratégicas que não permitem desvios à linha dos ultraconservadores.
Nesta hora triste para uma parte do povo iraniano, saudemos os reformadores dos sistema, homenageemos Zahra, a reitora, num mundo onde é proibido às mulheres sequer andarem sem o pano a tapar a cabeça.
Re: E AGORA, OBAMA?
Como profetizado: Illuminati forçados a falsificar
Como profetizado: Illuminati forçados a falsificar resultado das eleições, para manter seu agente Ahmadinejad no poder. (1)

Todos os mídias dos illuminati, de CNN a Al-jazeera, de France24 ao New York Times, escondem o destino de Moussavi enquanto transmitem as "conferênncias de imprensa" de Ahmadinejad e seu Goebbels iraniano.

Seus "comentadores" tentam fazer crer que a surpresa é a margem pela qual Ahmadinejad "ganhou", vendendo assim a vitória do seu agente.

Ironia do Fim dos Tempos dos Illuminati: Clitnton, última face oficial do último anticristo oficial, BushClitnton e NATO, (2) torna-se a segunda pessoa a ecoar o que foi exposto pelo Profeta em 2003 e desde então só foi ecoado por um, "comentando" os "resultados": "espero que sejam a vontade do povo iraniano". (2)

Notas
(1) http://iran-hoax.blogspot...

(2) palavras do Profeta são #1, há mais de 2 anos
http://last-antichrist.bl...
http://www.google.com/sea...
Esta prisão
de opositores ao vencedor, faz lembrar o tempo da eleição para presidente da República, em 1958 (salvo erro), em que o opositor ao Almirante A.Tomás era o General Humberto Delgado. Nos dia seguintes, a PIDE tentou prende-lo, só que este já se tinha refugiado na Embaixada do Brasil....
Comentários 7 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub