Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Varoufakis insultado e agredido em Atenas

  • 333

À saída do restaurante houve outro confronto verbal entre o casal Varoufakis, que se deslocava de moto, e os manifestantes

Alkis Konstantinidis/Reuters

Um grupo de jovens abordou-o à entrada do restaurante em Atenas, onde o ministro grego das Finanças ia jantar com a esposa e um amigo.

Luís M. Faria

Jornalista

Yanis Varoufakis foi insultado à entrada de um restaurante em Atenas, na noite desta terça-feira. O ministro das Finanças grego encontrava-se com a mulher e um amigo na zona de Exarchias, popular entre ativistas de esquerda, quando um grupo de jovens os atacou verbalmente e lhes atirou "objetos de vidro", chegando a acertar no político. A sua mulher abraçou-o então para o proteger, ficando de costas para os agressores.

Mais tarde, à saída do restaurante, houve outro confronto verbal. O casal Varoufakis deslocava-se de moto, como é habitual. Nos últimos tempos, à medida que o governo do Syryza começa a fazer compromissos, as fações esquerdistas mais radicais têm vincado os seus protestos.

Para se chegar aqui não ajudou a produção fotográfica que o ministro e a sua mulher deixaram que a revista francesa "Paris Match" fizesse na bela casa que partilham em Atenas, com vista para a Acrópole. Na altura em que, após meses de negociações infrutíferas e cada mais desagradáveis em Bruxelas, o Estado grego está a chegar ao limiar da corda e pode rapidamente ficar sem dinheiro para pagar pensões e outros custos, a tolerância para certos hábitos de consumo dos altos responsáveis do país está muito diminuída.