Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tufão Maysak reduziu intensidade ao atingir Filipinas

  • 333

Meteorologistas da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astrómicos das Filipinas monitorizam o tufão Maysak em Manila

JAy Directo / AFP / Getty Images

O tufão Maysak diminuiu de intensidade e atingiu as Filipinas já como depressão tropical, depois de milhares de residentes terem sido retirados de localidades costeiras por prevenção.  

O Maysak, que começou como um super-tufão no oceano Pacífico, atingiu a costa nordeste da principal ilha filipina, Luzon, com ventos de 55 quilómetros por hora, disse a chefe dos serviços de meteorologia, Esperanza Cayanan.  

"Até agora, a maior parte dos nossos receios desapareceram", afirmou a responsável numa conferência de imprensa, pouco depois de o Maysan ter tocado terra a localidade remota de Dinapigue, em Luzon, por volta das 08h00 locais (01h00 em Lisboa).  

O tufão Maysak diminuiu de intensidade e atingiu as Filipinas já como depressão tropical, depois de milhares de residentes terem sido retirados de localidades costeiras por prevenção. "A nossa previsão é que ele vai enfraquecer ainda mais", à medida que atravessa o interior montanhoso de Luzon, acrescentou.  

O governo tinha retirado mais de 25.000 pessoas das aldeias costeiras em Dinapigue, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Manila, e outras áreas nas proximidades, por prevenção contra eventuais ondas gigantes.  

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem anualmente as Filipinas, com a maior parte a causar vítimas mortais.