Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tsipras reúne-se com Putin um dia antes da data limite para pagar €450 milhões ao FMI

  • 333

FOTO EPA

Primeiro-ministro grego já lançou apelos para que a União Europeia recue nas sanções à Rússia.

Três semanas depois da sua viagem a Berlim, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, descola-se agora mais para leste rumo ao encontro oficial com o Presidente russo, Vladimir Putin. A reunião está marcada para esta quarta-feira, em Moscovo, um dia antes da data limite para a Grécia pagar 450 milhões de euros ao FMI.

A viagem estava agendada para maio, mas foi antecipada. Responsáveis do Kremlin indicam, contudo, que a Rússia não está a ponderar conceder assistência financeira à Grécia, acrescentado que o eventual levantamento de restrições a produtos alimentares gregos será um dos temas em discussão entre os dois líderes.

O gabinete de Tsipras refere que entre os temas a abordar encontram-se as relações entre a União Europeia e a Rússia e os sectores do turismo, da energia, do investimento e do comércio.

Antes da visita, o primeiro-ministro grego lançou apelos para que a União Europeia recue nas sanções à Rússia e abra canais diplomáticos com o Kremlin.

Em março, o ministro grego da Energia esteve em Moscovo para encontros com responsáveis da Gazprom e de outras empresas russas do setor, que convidou a participarem na exploração de petróleo e gás na costa Este do seu país.

A Rússia é o maior parceiro comercial da Grécia devido ao seu papel, justamente, no fornecimento de energia.