Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tragédia nos Alpes. Passageiros só se aperceberam do desastre no último momento

  • 333

FOTO REUTERS

A informação, avançada pelo procurador-geral de Marselha, foi obtida a partir da caixa negra do avião da Germanwings que caiu nos Alpes. O copiloto é dado como responsável pela colisão do avião. Queda durou oito minutos

É apenas nos últimos segundos da gravação retirada da caixa negra que se ouvem gritos dos passageiros que iam a bordo do Airbus A320 da companhia de baixo custo Germanwings. Este facto leva o procurador-geral de Marselha, Brice Robin, a concluir que os tripulantes apenas se aperceberam que o avião ia colidir no último momento.    

"A morte foi imediata, o avião explodiu ao colidir com a montanha" a uma velocidade de 700 km/h, acrescentou esta quinta-feira Brice Robin, em conferência de imprensa com os familiares das vítimas. O avião perdeu progressivamente altitude ao longo de oito minutos, antes de se despenhar - nesse período, e segundo os investigadores, o copiloto não deixou o piloto entrar na cabine. O comandante tinha-se ausentado momentaneamente.

Além dos gritos dos passageiros, a gravação revela ainda que, momentos antes da colisão, a respiração do copiloto, o alemão Andreas Güenter Lubitz, se mantinha calma, o que mostrava que o copiloto estava vivo e consciente - invalidando a tese de um problema de saúde repentino.   

Brice Robin anunciou esta quinta-feira que o copiloto alemão, de 27 anos, destruiu o avião intencionalmente, bloqueando a porta da cabine de pilotagem após o comandante Patrick Sonderheimer ter saído momentaneamente.   

Com 630 horas de voo, Lubitz estava nos quadros da Lufthansa, dona da Germanwings, desde setembro de 2013, na qual era copiloto de A320. O CEO da Lufthansa já reagiu às novas pistas sobre a queda do avião, mostrando-se surpreendido, uma vez que "o desempenho de voo [de Andreas] estava perfeito". No entanto, reconhece que além dos testes médicos e check-ups anuais, não são realizados testes psicológicos fora da época de formação.