Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tornados nos EUA fazem dois mortos

  • 333

Várias casas ficaram destruídas com os tornados que atingiram algumas zonas dos EUA desde quarta-feira

FOTO on Durr/Getty Images

Um total de 14 tornados atingiu a zona do Centro-Oeste dos Estados Unidos, fazendo pelo menos duas vítimas mortais e oito feridos. Nas áreas rurais como Oklahoma, Kansas e Missouri, a devastação deixou muitos habitantes sem casa.

Várias zonas do Centro-Oeste dos Estados Unidos foram atingidas na noite de quinta-feira por tornados que devastaram várias habitações e estabelecimentos comerciais, matando, pelo menos, duas pessoas. Outras oito ficaram feridas.

De acordo com as autoridades, foram reportados 14 tornados, com ventos que atingiram 140 km/h, nas regiões de Oklahoma, Kansas, Missouri, llinois e Ohio.  

Geraldine Schultz, uma das vítimas mortais destas tempestades, tinha 67 anos. Foi encontrada morta dentro da sua habitação, na cidade de Fairdale (estado de Illinois). Os oito feridos foram levados para hospitais locais, mas é desconhecida a gravidade dos ferimentos.  

O maior tornado atingiu o solo na cidade de Fairdale - que tem cerca de 150 habitantes - durante a noite de quinta-feira- Arrancou árvores do solo, deixou vários destroços em campos e estradas e acabou por destruir entre 15 a 20 habitações.

O chefe dos bombeiros de Rockford, uma cidade do estado de Illinois, declarou aos jornalistas locais que todas as estruturas ficaram "substancialmente" danificadas. "Esta cidade está completamente devastada", acrescentou.  

Os tornados tinham uma velocidade de vento tão grande que a eletricidade de Fairdale foi abaixo e todas as pessoas foram evacuadas para um abrigo perto da uma escola secundária da zona. A Cruz Vermelha tem prestado assistência a todas as pessoas no abrigo.  

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos já havia alertado para uma situação "particularmente perigosa" antes das tempestades terem começado.

No norte de Rochelle, no norte de Illinois, um tornado devastou o restaurante preferido dos habitantes daquela cidade - "Grubsteakers". Estavam dentro do estabelecimento várias pessoas quando o tornado atingiu a cidade, mas tiveram tempo de se esconderem na cave. Raymond Kramer, umas das 12 pessoas que ficou escondida, declarou que assim que "todos foram para a cave", o tornado começou eatingiu o restaurante. Para os habitantes, o Grubsteakers deixará "saudades".

Várias pessoas testemunharam as tempestades. Tom Purdy viu um tornado a atingir a cidade de Ashton, no estado de Illinois, e declarou ao jornal britânico "The Guardian" que vive ali há 18 anos e que "nunca" viu um tornado "tão grande e que atingisse o solo durante tanto tempo".