Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sobrevivente fala em 950 pessoas a bordo de embarcação que naufragou

  • 333

Autoridades contabilizam, até agora, 24 mortos

DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS

Segundo o relato de uma das 28 pessoas resgatadas no Mediterrâneo, número de passageiros era superior ao inicialmente pensado. O homem diz que os traficantes obrigaram alguns dos imigrantes a permanecer fechados no porão.

A embarcação que naufragou no domingo, a 70 milhas da costa da Líbia, poderia afinal transportar 950 pessoas a bordo. As primeiras notícias falavam de 700, mas de acordo com o relato de um dos sobreviventes resgatados o total de passageiros era superior, contando-se entre eles entre 40 a 50 crianças e cerca de 200 mulheres.



De acordo com os media italianos, foram estes os números dados às autoridades pelo homem, originário do Bangladesh, e uma das 28 pessoas resgatadas



A guarda costeira italiana informou entretanto que 27 dos sobreviventes já chegaram ao porto de La Valeta, em Malta.



O pesqueiro naufragado partiu de um porto situado a 50 quilómetros de Tripoli em direção à Itália, mas durante a travessia os traficantes obrigaram alguns dos migrantes a permanecerem fechados nos níveis mais baixos da embarcação.

A chamada de socorro foi recebida no sábado à noite, avisando que o barco se encontrava em situação de perigo, pelo que as autoridades italianas pediram ao navio de bandeira portuguesa "King Jacob", que se encontrava próximo, que fosse em seu auxílio. Mas quando este se aproximou da embarcação, os migrantes "colocaram-se todos do mesmo lado e provocaram o afundamento", segundo o relato do sobrevivente recolhido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.



O navio português ainda conseguiu resgatar algumas pessoas, mas centenas de pessoas continuam desaparecidas. O último balanço oficial refere 24 mortos.



A União Europeia anunciou esta segunda-feira que vai organizar uma reunião de urgência com os ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros para debater esta situação, estando igualmente a considerar a realização de uma cimeira extraordinária.