Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sismo de 7.9 no Nepal

  • 333

FOTO REUTERS

Pelo menos dezenas de pessoas morreram e várias ficaram feridas este sábado no Nepal na sequência de um sismo, que foi também sentido na Índia e no Paquistão.

Um sismo de magnitude 7.9 na escala de Richter fez tremer este sábado o Nepal, causando pelo menos dezenas de mortos e feridos. Entretanto, foram registadas três réplicas, segundo o Instituto de Geofísica dos EUA.

O sismo - que ocorreu às 12h locais (7h em Lisboa) - teve o epicentro localizado a 80 quilómetros a leste de Pokhara, a dois quilómetros de profundidade, refere a Reuters.

Entre as vítimas encontra-se um adolescente derrubada por uma estátua que caiu num parque em Katmandu, enquanto outra jovem morreu durante o colapso da sua  habitação.

Um prédio de nove andares em Katmandu colapsou, causando dezenas de mortos. Outros edifícios na capital também colapsaram, provocando ferimentos a várias de pessoas. Os hospitais locais informam que estão a receber sobretudo feridos com membros partidos.

As autoridades alertam, porém, que o número de vítimas poderá ser superior, uma vez que várias pessoas se encontram soterradas.

O terramoto foi também sentido em Nova Deli e noutras cidades no noroeste da Índia, assim como no Paquistão.

[Atualizada às 10h22]