Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Secretário-geral da ONU visita Bagdade

  • 333

Ban Ki-moon seguiu da cimeira da Liga Árabe para o Iraque, onde falará com os principais dirigentes de um país mergulhado na guerra contra o Daesh.

O secretário-geral da ONU reúne-se hoje com dirigentes iraquianos em Bagdade, incluindo o primeiro-ministro Haider al-Abadi. Ban Ki-moon, que chegou à capital do Iraque esta manhã, quer "discutir os desenvolvimentos políticos e de segurança no país", disse fonte oficial das Nações Unidas.

Ban já esteve, esta segunda-feira, com o Presidente Fuad Masum e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ibrahim al-Jaafari. Também falará com o presidente do Parlamento iraquiano, Salim al-Juburi.

Ban estivera no país em agosto, altura em que ganhou força o autodenominado Estado Islâmico (Daesh, no acrónimo árabe), que domina cerca de um terço do território iraquiano. O país continua mergulhado na guerra e o seu exército procura retomar aos extremistas a cidade de Tikrit.

Bagdade recebe apoio militar quer dos Estados Unidos da América quer do Irão, inimigos declarados. Isto é fonte de tensões internas e a nível internacional.

O secretário-geral da ONU veio do Egito, onde assistiu à cimeira da Liga Árabe de Sharm el-Sheikh. Aí, o tema dominante foi a intervenção militar liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas huthis do Iémen. Em seguida Ban deve rumar ao Kuwait.