Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Roubo de substância radioativa põe cinco estados mexicanos em alerta

  • 333

O irídio-192 usado na indústria radiológica é muito perigoso e em caso de exposição prolongada pode ser mortal. Alvo do roubo era o camião onde a substância era transportada.

Uma substância radioativa muito perigosa foi roubada em Cárdenas, no estado de Tabasco, no México. O incidente ocorreu na noite de segunda-feira para terça-feira mas só esta quinta-feira foi tornado público. Além de Tabasco, o Ministério do Interior colocou em alerta outros quatro estados mexicanos: Campeche, Chiapas, Oaxaca e Veracruz.

O irídio-192, a matéria roubada, é utilizado na indústria radiológica e altamente perigoso, podendo ser mortal em caso de contacto prolongado.

Segundo avança o Ministério do Interior mexicano, citado pelo jornal "El Mundo", o roubo aconteceu quando o material era transportado durante a noite num camião. O alerta foi dado por uma empresa local de engenharia e radiografia, que dá conta da perigosidade da substância radioativa se for retirada do seu invólucro.

A protecção civil, a polícia federal e o exército já estão a investigar o caso.

Este é o mais recente de uma série de roubos de materiais perigosos no México. Em fevereiro, as autoridades conseguiram recuperar três camiões, que tinham sido roubados e também transportavam substâncias radioativas. Em julho e dezembro do ano passado foram registados dois casos semelhantes. 

Em todos estes casos, as autoridades concluíram que os ladrões tinham intenção de roubar o veículo e não estavam conscientes dos materiais perigosos que eram transportados.