Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Quer descarregar todo o seu 'cadastro' do Google?

  • 333

Getty

Uma nova funcionalidade permite aos utilizadores descarregarem o histórico de todas as buscas que efetuaram através do motor de busca.

Em apenas dois ou três passos, é agora possível, através de uma nova funcionalidade, descarregar e exportar todo o histórico de buscas que efetuamos através do Google.



O popular motor de busca já permitia aos seus utilizadores verem os dados relativos às buscas que efetuaram, a novidade é que passou a ser possível obter essa informação compilada num documento que pode ser descarregado.



Após ter sido solicitado, o documento é guardado no Google Drive, de onde pode ser descarregado como um ficheiro comprimido

Antes de descarregar o documento, os utilizadores são advertidos que contém dados sensíveis e que devem ter a certeza se o pretendem mesmo descarregar.

O 'cadastro' que a Google reúne dos seus utilizadores é uma matéria sensível que tem dado lugar a alguma polémica.



Em 2011 o motor de busca passou a dar aos utilizadores a possibilidades de apagarem certos dados do seu histórico.



Na semana passada, a Google também iniciou também a funcionalidade "Find my phone" ("Encontra o meu telefone"), que permite aos utilizadores de android que tenham perdido o aparelho saberem em que local este se encontra. A Apple já disponibiliza há anos uma funcionalidade semelhante.