Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Presidente da Colômbia vai reunir-se com homólogos dos EUA e Cuba

  • 333

FOTO EPA

Juan Manuel Santos vai manter conversações bilaterais com Obama e  Raul Castro à margem da cimeira das Américas. Os EUA são o principal aliado da Colômbia no continente, enquanto Cuba é a sede das negociações de paz entre o Governo de Bogotá e as FARC.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, vai manter hoje reuniões bilaterais com os seus homólogos dos Estados Unidos e Cuba, Barack Obama e Raúl Castro, respetivamente, à margem da Cimeira das Américas, informaram fontes diplomáticas.

Os Estados Unidos são o principal aliado da Colômbia no continente, enquanto Cuba é a sede das conversações de paz que o Governo de Bogotá leva a cabo, desde novembro de 2012, com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O conselheiro da Casa Branca Ben Rhodes afirmou que Obama e Santos vão reunir-se este sábado no âmbito da cimeira e destacou o "apoio" dado pelo Presidente colombiano ao processo de restabelecimento das relações entre Washington e Havana.

Além dos encontros com os líderes dos Estados Unidos e de Cuba, Juan Manuel Santos também tem previstas reuniões com os presidentes do Uruguai e do Panamá, Tabaré Vázquez e Juan Carlos Varela, respetivamente, bem como com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.