Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Palestinianos pedem fim da ocupação israelita na ONU

Manifestante palestiniano na Cisjordânia

REUTERS/Mohamad Torokman

Autoridades palestinianas exigem resolução para acabar com a ocupação de Israel. A proposta será apresentada na próxima quarta-feira. 

As autoridades palestinianas querem pressionar o Conselho de Segurança da ONU a votar esta semana uma resolução que proponha acabar com a ocupação da Palestina até novembro de 2016, segundo a "Associated Press".

O anúncio foi feito na noite de domingo, depois de uma reunião entre o Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, e funcionários do partido Fatah e da Organização pela Libertação da Palestina. As autoridades defendem que a proposta de resolução da Jordânia deve ser apresentada até quarta-feira. A França apoiou a decisão, apresentando outra proposta, que estabelece um prazo de dois anos para as negociações de paz entre israelitas e palestinianos, segundo "The Guardian".

Israel opõe-se às resoluções. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, tem-se reunido com líderes israelitas e palestinianos para tentar chegar a um acordo. As autoridades norte-americanas dizem não se opor à nova resolução do Conselho de Segurança, contudo rejeitam os projetos apresentados até à data.