Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Nova Iorque. Explosão em edifício provoca incêndio de grandes dimensões

  • 333

FOTO Andrew Burton/Getty Images​

Há pelo menos 19 feridos. Dois edifícios colapsaram parcialmente e as chamas invadiram ainda quatro prédios.

Uma suspeita fuga de gás resultou numa explosão num prédio de cinco andares, esta quinta-feira, situado num bairro de Manhattan, em Nova Iorque, que provocou um incêndio de grandes dimensões e o colapso de dois edifícios - um deles o que foi alvo da explosão -, avança a CNN. De acordo com vídeos disponibilizados pela imprensa internacional, as chamas espalharam-se para quatro prédios adjacentes e várias pessoas foram retiradas de maca do local.

UPDATE: Building in the East Village in New York City collapses after explosion and fire. Reports of injuries: http://t.co/VbDXtd6g2h

- Newsweek (@Newsweek) 26 março 2015

De acordo com o jornal "The New York Times", registam-se até ao momento 19 feridos, três dos quais em estado crítico. Oficiais locais afirmaram que não ficou ninguém preso no edifício.

Incêndio pesado em prédio no East Village, em Nova Iorque (EUA). Fotos by @NYCityAlerts e @NYTimes pic.twitter.com/9VyYP4xNFr

- Vessoni (@Vessoni) 26 março 2015

Bill de Blasio referiu esta quinta-feira em conferência de imprensa que inspetores de gás deslocaram-se ao prédio para fazer algumas alterações no sistema de gás do mesmo, apenas uma hora antes da explosão ter ocorrido. Neste momento, estão a ser interrogados por investigadores.

Os bombeiros estão a tentar apagar o incêndio que, de acordo com o chefe dos Bombeiros de Nova Iorque, Daniel Nigro, está "controlado". No entanto, vão permanecer no local por precaução. A explosão ocorreu às 15h17 locais (20h17 em Lisboa).

O prédio é composto por blocos residenciais e comerciais, incluindo um restaurante japonês no primeiro piso. Os residentes das casas afetadas vão ficar instalados numa escola local, declarou o chefe dos serviços de emergência de Nova Iorque.

Photo of the building explosion in Manhattan. FDNY. WATCH LIVE - http://t.co/pwsGbIc3kv pic.twitter.com/FRUrWZ2z1d

- Breaking News Feed (@PzFeed) 26 março 2015

Várias fontes locais afirmaram ter ouvido "um grande estrondo" antes de o prédio começar a arder. "Ouvimos um som forte e depois três ou quatro pessoas caíram ao chão na rua", relatou uma testemunha local, citada pela Reuters.

Deslocaram-se para o local - que está agora cortado por precaução - cerca de 250 bombeiros e 50 unidades diferentes.