Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Navio de carga ocidental capturado pelo Irão

  • 333

Estados Unidos direcionaram embarcações militares para o local e enviaram também aviões para monitorizar a situação.

Barcos da Guarda Revolucionária do Irão dispararam e acabaram por intercetar o Maersk Tigris, um navio de carga comercial com bandeira das Ilhas Marshall, quando este se encontrava a atravessar o Estreito de Ormuz com destino ao Golfo Persa, esta terça-feira de manhã, segundo indicaram responsáveis militares norte-americanos.



"O comandante [do navio] foi contactado e levado a direcionar-se para águas territoriais iranianas. Ele negou e a Guarda Revolucionária do Irão disparou", afirmou à CNN o porta-voz do Pentágono, coronel Steve Warren, acrescentando que o comandante acabou por ser obrigado a acatar as instruções e os militares iranianos entraram a bordo do navio.



Após os tiros, o comandante lançou um apelo captado pelas forças norte-americanas que se encontravam na região.



Os Estados Unidos direcionaram embarcações militares para o local, mas a mais próxima encontrava-se a 60 milhas de distância, tendo também enviado aviões para monitorizar a situação.

Inicialmente, a televisão da Arábia Saudita, Al Arabiya, indicara tratar-se de um navio dos Estados Unidos, mas o Pentágono esclareceu que nem sequer se encontrava a bordo qualquer cidadão norte-americano.