Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

"Maré do século" levou milhares a Mont Saint-Michel

  • 333

Cerca de 10 mil pessoas, entre franceses e turistas estrangeiros, deslocaram-se este sábado a Monte Saint-Michel

Getty Images

Milhares de franceses e de turistas quiseram assistir a um fenómeno que acontece, aproximadamente, a cada 18 anos. A última supermaré foi em março de 1997, pelo que a deste sábado foi a mais elevada desde o início do século XXI. 

Expressso

Cerca de 10 mil pessoas, entre franceses e turistas, deslocaram-se este sábado a Monte Saint-Michel, abadia medieval no noroeste francês, para assistir à muito aguardada "maior maré do século". Alguns acessos ficaram cortados, fizeram-se muitas fotografias e os pescadores aproveitaram para pescar quando a maré baixou.

Com uma amplitude de 14,5 metros prevista para o final da tarde, o correspondente a um edifício de quatro andares, a supermaré está relacionada com o eclipse solar que ocorreu na sexta-feira, 20 de março.

Com a Lua perto da Terra e alinhada com o Sol, a força gravítica acaba por ter influência sobre o mar, provocando marés mais altas e mais baixas, com maior amplitude entre si.

O fenómeno acontece, aproxidamente, a cada 18 anos. A última "maré do século" aconteceu no dia 10 de março de 1997, sendo que a deste sábado foi considerada a mais elevada registada no século XXI. A próxima poderá ser vista no ano de 2033. 

Também em Saint-Malo, na Bretanha, o fenómeno teve grande assistência. Cerca de 20 mil pessoas dirigiram-se ao local, tendo sido improvisados meios de navegação.