Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Lajes não é decisão da NATO

  • 333

A base das Lajes "é uma questão entre Portugal e os Estados Unidos", diz Stoltenberg

Julien Warnand/EPA

"A decisão de fazer cortes na base portuguesa não é uma decisão da NATO, é uma decisão dos Estados Unidos", frisa o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

Susana Frexes, em Bruxelas

Questionado pelo Expresso sobre os cortes que os Estados Unidos têm em mente para a base aérea das Lajes, o secretário-geral da NATO diz que compreende que os cortes previstos pelo governo norte-americano são "um desafio para Portugal", referindo-se ao impacto económico. No entanto, Jens Stoltenberg sublinha que os EUA "têm aumentado a presença noutras partes da Europa", nomeadamente no Leste e nos países bálticos.



Para a Organização do Tratado do Atlântico Norte, que tem pedido aos Estados-membros que aumentem o investimento em defesa, os Estados Unidos estão, para já a compensar os cortes no Atlântico com mais investimento no leste europeu, como é o caso das operações nos países do Báltico.



"A situação geral é que agora a NATO e os Estados-membros estão a investir mais em defesa. A decisão de fazer cortes na base portuguesa não é uma decisão da NATO, é uma decisão dos Estados Unidos. E é uma questão entre Portugal e os Estados Unidos", diz Stoltenberg.