Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Irlanda legaliza acidentalmente drogas pesadas

  • 333

Tornar inconstitucional uma lei relacionada com a posse de certas drogas, acabou por legalizar substâncias como o ecstasy e a ketamina. Mas só por um dia, espera o Governo do país.

Por um dia, a Irlanda legalizou, ainda que acidentalmente, a posse de drogas como o ecstasy, a metanfetamina e a ketamina.

A legalização tem as horas contadas e aconteceu na terça-feira, depois de um tribunal do país ter declarado inconstitucional o Ato contra o Abuso de Drogas, uma lei de 1977, que proibia a posse e a venda de susbtâncias psicoativas mais recentes. O facto de as duas câmaras do Parlamento irlandês não terem concordado com as alterações à lei introduzidas por sucessivos governos esteve na origem da decisão.

Assim, enquanto o Governo luta por resolver esta brecha legal, esta quarta-feira cerca de 100 drogas podem ser livremente transportadas por qualquer cidadão, sem risco de estarem a cometer um ilícito. O que não é válido em relação a drogas mais antigas, como a heroína e a cocaína.

Numa corrida contra o tempo, o Ministério da Saúde irlandês já enviou uma nova lei para resolver o imbróglio. A proposta deverá ser apreciada ainda esta noite, com caráter de urgência.

Para refrear o 'entusiasmo' que a situação possa provocar, o ministro da Saúde, Leo Varadkar, apelou à razão e alertou para os riscos do consumo de droga.

"(As drogas) acarretam riscos significativos para a saúde, que superam qualquer benefício recreativo", afirmou. Mas na Irlanda, esta quarta-feira arrisca ser um dia de muita recreação...