Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hillary Clinton pode ter violado a lei ao usar email pessoal

  • 333

Hillary Clinton foi Secretária de Estado entre 2009 e 2013

Chris Keane/REUTERS

Ao utilizar uma conta de email pessoal quando ocupava o cargo de Secretária de Estado, Hillary Clinton terá violado uma lei federal que obriga os altos titulares de cargos públicos a utilizar o correio eletrónico governamental.

Hillary Clinton poderá ter violado as leis norte-americanas, segundo avançou o "New York Times" na segunda-feira. Durante o período em que liderou o Departamento de Estado, entre os anos de 2009 e 2013, Clinton terá usado apenas uma conta de email privada para assuntos profissionais, o que viola a lei federal.

Recorde-se que o Estado norte-americano obriga a que todos os funcionários públicos de altos cargos utilizem para a sua correspondência o serviço eletrónico especial do Governo. Por trás da obrigação estão razões de segurança, visto o serviço governamental estar altamente protegido contra piratas da internet, mas também uma questão de transparência, pois este guarda de forma irreversível o histórico de mensagens trocadas.

O porta-voz de Hillary Clinton, Nick Merrill, declarou que a antiga primeira-dama "enviava e-mails para funcionários do Departamento através dos seus endereços, deduzindo que as mensagens ficariam sempre registadas".

Ainda que seja improvável que Hillary Clinton sofra alguma punição, a ex-Secretária de Estado vê a sua credibilidade abalada numa altura em que é apontada como possível candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais de 2016.