Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hillary Clinton anuncia candidatura à Presidência dos Estados Unidos

  • 333

Pondo fim à especulação, Hillary Clinton anunciou este domingo que é candidata a Presidente dos Estados Unidos, procurando assim ser a primeira mulher a ocupar o cargo na Casa Branca. As eleições decorrem em 2016.

Hillary Clinton confirmou este domingo que é candidata às eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA) pelo partido Democrata, avança a CNN e a Reuters.

O anúncio foi feito através de um vídeo publicado no Youtube, no qual Hillary Clinton diz ter entrado na corrida às Presidenciais e que está disponível no site da sua campanha, entretanto lançado. "Sou candidata à presidência", diz a ex-senadora e ex-secretária de Estado. "Todos os dias os americanos precisam de uma defensora. Eu quero ser essa defensora"

A confirmação vem pôr fim aos rumores que corriam nos últimos tempos sobre uma possível segunda candidatura de Clinton à Presidência, podendo vir a ser a primeira mulher a ocupar o cargo. Em 2008, Hillary também se candidatou, perdendo para Barack Obama. 

Até ao momento, Hillary Clinton é a única candidata oficial às primárias democráticas e domina as sondagens. A decisão tinha sido confirmada previamente em mensagens aos apoiantes pelo presidente da sua campanha, John Podesta, citado por diversos meios de comunicação norte-americanos. 

"É oficial: Hillary é candidata às presidenciais", escreveu Podesta numa mensagem dirigida aos doadores da campanha, confirmando a nova tentativa da democrata para se tornar na primeira mulher a dirigir os Estados Unidos.  

A campanha de Hillary irá enfatizar sobretudo os seus planos para lidar com a desigualdade económica, assim como o objetivo de se tornar a primeira mulher a ocupar a Presidência dos EUA. Um dos seus grandes desafios é mostrar uma abordagem mais próxima dos votantes, dizem os seus assessores, segundo a Reuters.

O gestor da sua campanha, Robby Mook, disse que a campanha de Clinton não era sobre ela, mas "sobre todos os americanos". 

Na corrida às Presidenciais de 2016, do lado dos Republicanos, está Ted Cruz, que anunciou a sua intenção no Twitter, e Rand Paul, que o fez através do Youtube.

[notícia atualizada às 20h58]