Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

"Grupo de Bruxelas" e "ex-troika": a Grécia negoceia com semântica e em duas capitais

  • 333

Pierre Moscovici, comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, e Yanis Varoufakis, ministro grego das Finanças, serão dois dos vários interlocutores nas negociações da Grécia com a ex-troika

Olivier Hoslet/EPA

As negociações principais entre as autoridades gregas e a ex-troika decorrem em Bruxelas. Comissão Europeia diz que tem também representantes em Atenas, mas recusa-se a entrar em detalhes sobre os contactos entre as duas capitais.

Susana Frexes, em Bruxelas

A Comissão Europeia confirma que as negociações técnicas entre as autoridades gregas e "os parceiros internacionais e europeus" começam esta quarta-feira, em Bruxelas. Em cima da mesa estará a lista de propostas apresentada pelas autoridades gregas a 24 de fevereiro e que, na altura, convenceram as instituições - Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional - e o Eurogrupo a prolongar, por mais quatro meses, o resgate financeiro à Grécia.

Bruxelas diz ainda que tem representantes a trabalhar em Atenas, mas recusa-se a entrar em detalhes sobre como vão decorrer os contactos entre as duas capitais ou sobre a forma como os técnicos da Comissão vão trabalhar na Grécia. Bruxelas tenta evitar polémicas sobre o chamado "regresso dos técnicos da troika a Atenas", situação que Alexis Tsipras tinha prometido que não se iria repetir.



"O Grupo de Bruxelas está a encontrar-se aqui hoje e está a ser apoiado por contactos com especialistas em Atenas, mas não tenho mais detalhes sobre como vão trabalhar", esclareceu esta quarta-feira de manhã a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva. 

Perante a insistência dos jornalistas sobre os contactos técnicos, Andreeva disse ainda que estas conversas devem decorrer num "ambiente calmo" para que o trabalho possa ser feito e, por isso, a Comissão recusa-se a entrar em detalhes sobre onde e a que horas decorrem as negociações e quais os técnicos que participam nelas.