Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Grécia e credores retomam negociações esta segunda-feira

  • 333

Euclides Tsakalotos, ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros, lidera a delegação grega que negoceia com os credores europeus e Fundo Monetário Internacional

FOTO Louisa Gouliamaki / AFP / Getty

Fontes europeias avançaram à France-Presse que as negociações, "construtivas ou até promissoras", irão prolongar-se "provavelmente até quarta-feira". 

A Grécia e os seus credores vão manter na próxima semana negociações "promissoras" para chegar a uma lista de reformas a serem aplicadas por Atenas em troca de ajuda financeira, noticia a France-Presse citando duas fontes europeias.  

Estas negociações entre o Governo grego e os credores iniciaram-se na quinta-feira em Bruxelas e prosseguem na segunda-feira, "provavelmente até quarta-feira", adiantam as mesmas fontes. 

"Este é um bom sinal", adiantou um dos funcionários, classificando as negociações de "construtivas ou até mesmo promissoras". Em algumas questões, precisou, existe "convergência" e em outras "ainda têm que ser feitos progressos". 

Atenas decidiu na passada segunda-feira remodelar a equipa de negociadores com os credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI), entregando a coordenação a Euclides Tsakalotos, ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros.

Atenas enfrenta problemas de liquidez devido a um impasse nas negociações com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) que tem atrasado o pagamento de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido ao país em 2012.Este financiamento é considerado vital para a Grécia cumprir as suas obrigações financeiras.