Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

França. Telhados 'verdes' passam a ser obrigatórios em novos edifícios comerciais

  • 333

Nova legislação prevê que os telhados de novos edifícios construídos em zonas comerciais de França devem ser, pelo menos parcialmente, cobertos de plantas ou painéis solares.

A preocupação ambiental de países como Canadá, Alemanha e Dinamarca - que apostam nos telhados 'verdes' - estende-se agora também a França. Segundo uma nova lei aprovada esta quinta-feira no país, os telhados de novos edifícios construídos em zonas comerciais devem ser, pelo menos parcialmente, cobertos de plantas ou painéis solares, refere o "The Guardian".

A legislação foi menos penosa para as empresas, uma vez que exige que apenas uma parte dos telhados seja coberta de vegetação, com hipótese também de instalação de painéis solares. No entanto, a medida não agradou às associações e movimentos ecológicos, que pediam que o âmbito desta medida não fosse restrito aos edifícios comerciais. 

Os telhados 'verdes' permitem a melhoria da qualidade do ar, a poupança de energia e a absorção da água de chuva, favorecendo a biodiversidade, de acordo com os especialistas.

Em 2009, a cidade de Toronto, no Canadá, foi pioneira na aprovação de uma lei que obrigava que os novos edifícios comerciais a instalarem telhados amigos do ambiente. Logo depois, Copenhaga seguiu o modelo, contando com cerca de 20 mil metros quadrados de superfícies 'verdes'.