Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Fotos provam uso de gás tóxico em bombardeamento na Síria

A oposição síria fala num "massacre" por parte do Exército, com recurso a armas químicas, e apela à intervenção da comunidade internacional.

Mais de mil pessoas morreram hoje em bombardeamentos com armas químicas em vários distritos dos subúrbios de Damasco, denuncia a Coligação Nacional Síria.

A oposição fala num "massacre" por parte do Exército e apela à intervenção urgente da comunidade internacional.  O Governo sírio desmente.

Os Comités de Coordenação Local na Síria, que contam com a participação de vários ativistas, falam em uso de "gás tóxico criminoso", que levou à asfixia de dezenas de pessoas, incluindo crianças, que encheram os hospitais.   

O número de vítimas difere de fonte para fonte, segundo os dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos morreram pelo menos 100 pessoas neste ataque, mas deverão ser mais.

"As forças do regime intensificaram as operações militares em Ghouta oriental e ocidental, provocando várias dezenas de mortos e feridos", afirmou um porta-voz do organismo que recebe informações de ativistas e médicos no local.

"O número de vítimas deverá ainda aumentar, uma vez que os bombardeamentos continuam", acrescentou.

O regime de Bashar al-Assad negou que o Exército tenha utilizado armas químicas na ofensiva nos subúrbios da capital, classificando de "completamente falsas e infundadas as denúncias." A televisão estatal diz que o objetivo das acusações é "distrair" a equipa de especialistas em armas químicas da ONU que chegou ao país há três dias.

O Conselho de segurança da ONU convocou para esta tarde uma reunião de emergência sobre a Síria. O secretário-geral Ban Ki-moon afirmou estar "chocado".

Na segunda-feira, o responsável reiterou que os inspetores terão que ter acesso aos locais onde as armas químicas foram utilizadas na Síria.

As fotografias publicadas pela Reuters que provam o uso de gás (atenção: as fotos podem ser consideradas chocantes):
As fotos que provam uso de gás tóxico em bombardeamento na Síria
1 / 7

As fotos que provam uso de gás tóxico em bombardeamento na Síria

.
2 / 7

.

.
3 / 7

.

.
4 / 7

.

.
5 / 7

.

.
6 / 7

.

.
7 / 7

.