Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ficheiros secretos: Finlândia admite Grexit através da "aprovação silenciosa de outros países"

  • 333

Platão à esquerda, Sócrates à direita e a Grécia no meio de reflexão e pressão além-fronteiras

FOTO REUTERS

Nota secreta foi divulgada esta quinta-feira pela imprensa local. No documento, o ministro das Finanças finlandês já se prepara para a saída da Grécia da zona euro. Antti Rinne alerta para o risco de contágio da crise grega aos outros países no sul da Europa.

Divulgado pelo jornal "Helsingin Sanomat's", o memorando secreto, assinado pelo ministro das finanças finlandês, diz que os políticos europeus têm de estar preparados para todos os cenários, incluindo a possibilidade de a Grécia não conseguir liquidar as dívidas até junho.

Antti Rinne só vê duas opções. Na primeira, a Grécia continua com o programa atual, cumpre as obrigações e recebe novas remessas de financiamento. Na segunda, a Grécia não aplica o programa atual e fica sem dinheiro.

Neste último caso, o ministro das finanças da Finlândia diz que a União Europeia tem de responder e admite a expulsão da Grécia da zona euro através de uma "aprovação silenciosa de outros países".

Entretanto, em Atenas já se prepara uma nova reunião com todos os ministros das finanças da União Europeia, a 24 de abril, para definir o prazo do desbloqueio da nova tranche de ajuda financeira. Até lá, os gregos têm de aprovar uma lista de reformas e apresentá-las na reunião.